Questões sobre Processo Administrativo / Funções Administrativas

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Segundo Maximiano (2014), Fayol indica cinco elementos ou funções do processo administrativo.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente esses cinco elementos.

  • A. Previsão / organização / comando / coordenação / controle.
  • B. Organização / comando / supervisão / coordenação / avaliação.
  • C. Previsão / iniciativa / direção / comando / controle.
  • D. Coordenação / controle / comando / identificação / avaliação.

Analise os itens a seguir e assinale a alternativa correta sobre a teoria de Drucker sobre o processo de administração.

  • A. A base da administração por objetivos é o processo em que participam o chefe e sua equipe (ou um subordinado em particular), substituindo o processo hierárquico, no qual o chefe define os objetivos e os transmite pela cadeia de comando abaixo, para depois avaliar o desempenho da equipe
  • B. A administração por objetivos difundiu-se como um processo participativo de estabelecimento de objetivos e avaliação do desempenho, exclusivamente, de processos
  • C. A administração por objetivos difundiu-se como um processo de supressão do planejamento para estabelecer foco nos resultados, não importando a iniciativa pessoal ou existência de conflitos na equipe de trabalho
  • D. A base da administração por objetivos é o processo em que participam o chefe e sua equipe (ou um subordinado em particular), estabelecendo o processo hierárquico, no qual o chefe define os objetivos e os transmite pela cadeia de comando abaixo, para depois avaliar o desempenho da equipe

Julgue os itens seguintes, relativos ao processo de planejamento administrativo e às funções que o compõem. Checar os procedimentos operacionais de um plano previdenciário e propor ajustes que promovam a conformidade com os padrões estabelecidos são atividades típicas da função administrativa de organizar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere:

I. Definir missão.

II. Dividir o trabalho.

III. Alocar recursos.

IV. Designar as pessoas.

As atividades I a IV estão relacionadas, respectivamente, às seguintes etapas do processo administrativo:

  • A. Organização, planejamento, planejamento e controle.
  • B. Planejamento, organização, controle e direção.
  • C. Organização, organização, controle e direção.
  • D. Planejamento, organização, organização e direção.
  • E. Planejamento, planejamento, organização e controle.

A gestão de processos, tanto na administração pública quanto na privada, sustenta-se em conceitos fundamentais a partir dos quais se extraem os elementos de um processo. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. Os processos de uma instituição que objetivam garantir uma visão ponta a ponta e interfuncional e realizar a cadeia de valor são conhecidos como processos primários.

  • C. Certo
  • E. Errado

As rotinas administrativas são formadas por vários processos que acontecem de forma sistemática e que requerem conhecimento técnico, científico e domínio de tecnologias. Em relação a essas rotinas, analise os itens que se seguem:

I. As funções básicas de uma empresa são a função comercial, a técnica, a financeira e a pessoal.

II. Uma técnica administrativa bastante usada é a construção de organogramas que identificam os departamentos da empresa e os níveis de hierarquia.

III. Hierarquia é uma ordem baseada na divisão em níveis de poder ou importância, de forma que um nível inferior é sempre subordinado a um nível superior.

IV. O regulamento ou regimento interno é um documento com um conjunto de diretrizes que definem as relações da empresa com os organismos de governo.

V. Nos manuais de rotina estão descritos quais as normas necessárias para execução de atividades específicas.

Analisando os itens acima, é CORRETO afirmar que:

  • A. Apenas os itens I e V estão incorretos.
  • B. Apenas o item II está incorreto.
  • C. Apenas o item III e IV estão incorretos.
  • D. Apenas o item IV está incorreto.

Para quem convoca uma reunião, ela não começa apenas quando todos os participantes estão reunidos numa sala. Há que preparar tudo antecipadamente para que nada falhe no momento certo. Em se tratando de reuniões e sua importância, analise os itens a seguir:

I. Construa um plano objetivo para as reuniões. Estabeleça uma agenda respondendo às seguintes perguntas: Qual é o objetivo da reunião? Pretende fornecer informações à equipe ou comunicar uma decisão? Precisa de opiniões sobre um assunto ou ajuda para resolver um problema? Qual é o resultado esperado da reunião?

II. É preciso divulgar o plano com antecedência, incluindo: hora da reunião; local; objetivos e assuntos a serem discutidos; resultados esperados; preparação necessária por parte de cada um dos participantes.

III. Em uma reunião a palavra deve ser facultada apenas às pessoas com poder de decisão, para que não seja desperdiçado tempo.

IV. É importante que a reunião seja devidamente registrada em uma Ata para posterior consulta e deliberações.

V. A maior parte daquilo que corre mal nas reuniões deve-se a mal entendidos face aos objetivos ou a receios provocados por uma falta de clareza na sua apresentação prévia a todos os participantes.

Analisando os itens acima é CORRETO afirmar que:

  • A. Apenas os itens II e IV estão corretos.
  • B. Apenas o item I e V estão incorretos.
  • C. Apenas o item III está correto.
  • D. Apenas o item III está incorreto.

Chegado o momento da reunião em que se devem lançar os temas em discussão, não é prudente “largar as rédeas”, nem deixar que ela comece a se desenrolar para assuntos e áreas indesejadas e irrelevantes. É preciso controlar cada momento. Nos itens abaixo são apresentadas algumas regras importantes a serem cumpridas durante a reunião e as formas de como lidar com os comportamentos dos vários participantes. Marque o item onde NÃO estão representadas regras e atitudes que facilitam a condução de uma reunião produtiva:

  • A. Liberdade: deixe todos os participantes se manifestarem de forma livre.
  • B. Utilizar uma agenda: a agenda será uma linha de orientação durante o desenrolar da reunião.
  • C. Ter o material certo à mão: o ideal é colocar na mesa em frente ao lugar de cada participante uma folha com a ordem de trabalhos e um bloco onde eles poderão fazer anotações.
  • D. Evitar a dispersão: se for o líder ou moderador da reunião, esteja atento à discussão e volte aos pontos essenciais sempre que notar que há dispersão entre os participantes.

Assinale a opção que indica, conforme aceitas hoje, as funções do processo administrativo.

  • A. Organização, monitoramento, controle e avaliação.
  • B. Controle, avaliação, reconversão e monitoramento.
  • C. Planejamento, organização, direção e controle.
  • D. Coordenação, planejamento, reunião e decisão.
  • E. Assembleia, decisão, implantação e controle.

A coluna da esquerda apresenta Funções Administrativas e a da direita, características de cada função. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

Marque a sequência correta.

  • A. 2, 1, 3, 4
  • B. 3, 4, 1, 2
  • C. 1, 3, 4, 2
  • D. 2, 3, 1, 4
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