Lista completa de Questões sobre Processo Administrativo / Funções Administrativas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
O processo administrativo compõe-se de quatro funções básicas. Indique a opção correta.
A função organização refere-se ao sistema de definição de objetivos, alocação de recursos e os meios para alcançá-los. A de direção ao agrupamento das atividades em órgãos e cargos, definindo níveis de autoridade e responsabilidade.
A função planejamento possibilita o monitoramento do desempenho organizacional e a tomada de ações corretivas. A de organização a divisão do trabalho e designação de processos e atividades.
A função controle permite a execução de atividades e alocação de recursos para atingir os objetivos. A de direção o exercício da liderança e coordenação de esforços.
A função planejamento possibilita a definição da missão organizacional e a programação de atividades. A de direção a orientação da mão-de-obra e a coordenação de esforços.
A função controle permite desenhar o trabalho a ser executado e coordenar atividades. A de organização o exercício da comunicação, liderança e motivação.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Escolha a opção incorreta.
Segundo Mintzberg, os gerentes desempenham três categorias de pápeis: interpessoais, de processamento de dados e de decisão.
No desempenho de um cargo gerencial são necessárias habilidades técnicas, humanas e conceituais.
No nível hierárquico relativo à administração superior ou nível estratégico, a habilidade técnica é a mais requerida.
A pessoa que ocupa um cargo no nível de supervisão encontra-se na base da estrutura hierárquica e chefia funcionários operacionais.
Mintzberg define que o papel de disseminador está relacionado ao de processamento de informações e o de negociador ao de tomada de decisão.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
Conforme conceito abordado no Guia do Conjunto de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK), correspondem à parte interessada (stakeholder) de um projeto:
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
"Um processo é um conjunto de ações inter-relacionadas realizadas para obter um conjunto pré-especificado de produtos, resultados, ou serviços", segundo o Guia do Conjunto de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK), do Project Management Institute (PMI). De acordo com a abordagem do PMI, os processos de gerenciamento de projeto são agregados nos seguintes grupos:
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
Existem quatro processos ligados à atividade de gerenciamento de uma organização: o planejamento, a organização, a direção e o controle. Assinale a alternativa que tem a definição correta.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
As principais etapas de um processo de administração estratégica podem ser apresentadas na seguinte seqüência de afazeres:
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
A organização pode ser conceituada como um sistema planejado de esforço cooperativo no qual cada participante tem um papel definido a desempenhar e deveres e tarefas a executar. Este conceito, entretanto, compreende somente o aspecto formal da organização, mas quase sempre o quadro real de comportamento e de relações apresentados pelas pessoas da organização se afasta do plano formal, surgindo a organização informal. Assinale a alternativa que relaciona de forma correta o tipo de organização (formal ou informal) às características apresentadas
Na organização informal são considerados os laços de relacionamento e cooperação que os indivíduos conseguem estabelecer entre si, independentemente dos cargos ocupados.
Na organização informal o organograma reflete fielmente a forma como se dá o relacionamento entre as pessoas.
Numa organização formal existe preocupação com os sentimentos de integridade pessoal, respeito próprio e livre escolha por parte dos indivíduos ou grupos.
O agregado de contatos e interações pessoais e os agrupamentos de pessoas associadas são características da organização formal.
As normas, os métodos e processos de trabalho são concebidos pelos criadores da organização informal.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
Um plano de negócios não se encerra com o início de sua implementação. É preciso avaliar o andamento de cada passo do processo, e para tanto são necessários(as):
impressão de relatórios em alto volume e freqüência cada vez mais constante.
reuniões periódicas de acompanhamento.
visitas de auditoria, para fiscalização das ações dos executores do projeto.
rodízios entre as coordenações, visando formação holística da liderança.
desembolsos diários para pagamento dos fornecedores
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
Para se iniciar um projeto de Inteligência Competitiva numa organização, assinale a alternativa que indica a ordem seqüencial correta dos passos a serem tomados pela empresa.
Preparar o projeto de Inteligência Competitiva; avaliação do projeto; definir temas de interesse; identificar experts nos setores pertinentes; implantar a atividade de pesquisa, coleta e registro; criar as bases de dados de referência para cada tema; devolver o conhecimento para os departamentos que necessitam.
Definir os métodos de análise que serão empregados; descobrir a necessidade da pesquisa; mapear o ambiente competitivo relativo a cada tema; criar as bases de dados de referência para cada tema; analisar os custos do projeto; efetuar uma pesquisa exploratória de material básico.
Definir temas de interesse; mapear o ambiente competitivo relativo a cada tema; identificar as fontes de informação pertinentes; efetuar uma pesquisa preparatória de material básico a respeito de cada tema; definir a estratégia de coleta de informações; implantar a atividade de pesquisa, coleta e registro das informações; identificar experts para darem apoio técnico à análise; definir os métodos de análise que serão empregados; criar as bases de dados de referência para cada tema, avaliação do projeto.
Consultar os dados disponíveis no mercado; definir temas de interesse; transformar as informações em dados; identificar experts para darem apoio técnico à análise; definir os métodos de análise que serão empregados; criar as bases de dados de referência para cada tema. Analisar custo x benefício.
Estabelecer um contexto de análise; checar fontes de informação; implantar a atividade de pesquisa, coleta e registro; criar as bases de dados de referência para cada tema; definir o público-alvo; definir os métodos de análise que serão empregados; definir temas de interesse; avaliação do projeto.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
Considere o processo de melhoria contínua de Deming, conforme diagrama abaixo.
A correta ordem das funções do processo está expressa em:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...