Questões sobre Teorias em Marketing

Lista completa de Questões sobre Teorias em Marketing para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito de análises do mercado, concorrência e consumidor, julgue os itens subsecutivos.

Uma das estratégias de ataque da concorrência é o uso intensivo de propaganda.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao treinamento e à motivação no processo de vendas, julgue os itens seguintes.

A pirâmide da hierarquia das necessidades humanas, proposta por Maslow, é muito utilizada pelos vendedores, uma vez que pode ser útil no processo de observação do comportamento do consumidor e no estabelecimento de comunicações bem sucedidas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, no que concerne a conquista e manutenção de clientes.

Para toda unidade efetiva de CRM, é imprescindível conquistar o cliente certo, ou seja, é necessário que os clientes mais valiosos sejam identificados e que a participação dos produtos e serviços da unidade seja calculada na carteira deles.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na gestão de marketing, a construção de um ativo insubstituível de uma empresa, denominado rede de marketing, que compreende o conjunto formado pela própria empresa e aqueles que a apoiam, é o que se denomina por marketing:

  • A.

    social.

  • B.

    de relacionamento.

  • C.

    integrativo.

  • D.

    integrado.

  • E.

    de envolvimento.

As cinco alternativas mostradas a seguir apresentam propostas distintas de geração de valor para o consumidor. Assinale a que melhor caracteriza o erro no planejamento de marketing a que historicamente se convencionou denominar “miopia de marketing”.

  • A.

    Quando uma pesquisa de satisfação apurou que seus clientes preferiam óculos de grau com armação dourada, a Ótica Leila solicitou a seus fornecedores que passassem a fabricar hastes folheadas a ouro ou com material sintético que imitasse o aspecto desse metal.

  • B.

    O setor de telemarketing da indústria de fermentos Topinho começou a receber perguntas de clientes residentes em zonas rurais querendo saber se o fermento de bolo também servia para aumentar a produtividade agrícola, e a partir daí a empresa realizou estudos cientifícos e testes de mercado, para posteriormente produzir fermentos que podem ser potencialmente aproveitados na lavoura, e todos obtiveram imediata aceitação pelo mercado.

  • C.

    O engenheiro que dirige o setor de inovações da Elétrica Amarela foi tomado pela ideia de criar um novo interruptor luminoso que funciona com o barulho de uma buzina, e agora basta que a gerência de vendas para novos produtos da empresa elabore uma forma rápida de apresentar esse invento aos varejistas e atacadistas para que o sucesso no mercado seja assegurado.

  • D.

    O departamento de pesquisa e desenvolvimento da montadora Vitor Motores recebeu a incumbência de adaptar seus automóveis às necessidades específicas de um público cada vez mais numeroso e exigente: as pessoas com deficiências motoras ou com mobilidade reduzida.

  • E.

    Depois de conversar com suas clientes e descobrir que elas entram na loja para ficar mais bonitas e mais felizes, não apenas mais perfumadas, a Perfumaria Nandoca passou a disponibilizar em suas gôndolas maquiagens, xampus e suplementos vitamínicos para cabelos.

Segundo o livro Mercator XXI, o marketing relacional tem o seu foco nos clientes já existentes e não na angariação de novos clientes e para que uma empresa possa apostar no marketing relacional e conseguir fidelizar os seus clientes, deverá ter em atenção alguns pontos, quais sejam:

  • A.

    conhecer bem o cliente, saber comunicar e escutar as suas necessidades e reconhecer a sua fidelidade.

  • B.

    evitar conversar prolongadas com o cliente e impor suas ideias a eles.

  • C.

    conhecer bem o produto e divulgar as necessidades da empresa.

  • D.

    conhecer bem o cliente, saber convencer e fazê-lo escutar quais as suas necessidades da empresa.

Na gestão de marketing, uma oferta será bem-sucedida se proporcionar alguns aspectos ao comprador, tais como a relação entre os benefícios e custos tangíveis e intangíveis, bem como os julgamentos comparativos acerca do desempenho percebido de um produto com relação às suas expectativas. Estes aspectos estão associados à ideia de:

  • A.

    transações e emoções.

  • B.

    eficiência e subjetividade

  • C.

    valor e satisfação.

  • D.

    comparação e eficácia.

  • E.

    seleção e julgamento.

A respeito do Programa 5S, assinale a opção INCORRETA.

  • A.

    O Ciclo PDCA de controle pode ser utilizado para manter e melhorar as “Diretrizes de controle” de um processo.

  • B.

    Melhorar continuamente um processo significa aperfeiçoar continuamente os padrões de equipamentos, de materiais, de procedimentos, de produto e técnicos.

  • C.

    Os objetivos principais do Programa 5S são: melhorar a qualidade de vida dos administradores, transformando o ambiente da empresa e as atividades das pessoas; e aumentar a produtividade da instituição, diminuindo desperdícios e reduzindo custos.

  • D.

    O caminho do sucesso para obter melhorias contínuas nos processos é o de conjugar os dois tipos de gerenciamento: manutenção e melhorias.

O Supply Chain Management (SCM) integra uma empresa com outras firmas da cadeia de suprimentos: fornecedores, clientes e provedores compartilham informações e planos necessários para tornar o canal mais eficiente e competitivo. Em relação a isso, analise as afirmativas que seguem.

I O e-business é uma ferramenta importante na gestão do Supply Chain.

II O comércio eletrônico possibilita a quebra de oligopólios e o surgimento de novas organizações e possibilitará, ainda, uma melhor integração das cadeias de abastecimento, tornando-as logisticamente muito mais eficientes.

III A maior desvantagem do SCM pode residir nos custos da tecnologia necessária para a implantação da integração eletrônica da cadeia.

IV Dentro do Supply Chain, os produtores buscam os materiais necessários às suas operações com os fornecedores através do e-collaboration.

Assinale a opção que contempla somente afirmativas corretas.

  • A.

    I, II e III

  • B.

    II e IV

  • C.

    III e IV

  • D.

    I, II, III e IV

Uma determinada empresa desenvolve suas ações de marketing de relacionamento tentando sempre oferecer um produto igual ou superior ao oferecido pela concorrência.

O nível de investimento em marketing de relacionamento praticado por essa empresa é classificado como

  • A.

    básico

  • B.

    reativo

  • C.

    responsável

  • D.

    proativo

  • E.

    parceria

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...