Questões sobre Teorias em Marketing

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Uma empresa fabricante de vidros investiu a metade de suas receitas, nos últimos dois anos, no desenvolvimento de um novo produto e conseguiu desenvolver o vidro mais resistente e flexível do mercado. Visando a atingir a faixa mais alta do mercado, a empresa decidiu praticar um preço em média 20% acima da média dos preços praticados pelos concorrentes.

A estratégia de marketing mix dessa empresa é classificada como

  • A.

    bater e correr

  • B.

    preço alto

  • C.

    superbarganha

  • D.

    penetração

  • E.

    Premium

O conceito de competência essencial desenvolvido por Hamel e Prahalad tem como principal ação

  • A.

    o desenvolvimento de tecnologias que beneficiem os fornecedores.

  • B.

    a formação de alianças estratégicas e como antecipar sua evolução e resultados.

  • C.

    a distinção entre planejamento estratégico e pensamento estratégico.

  • D.

    a lógica de entrada X operações X logística de saída X marketing e vendas X serviços.

  • E. o desenvolvimento de habilidade e tecnologia que permite oferecer benefício ao cliente.

Sobre os principais tipos de marketing, analise as afirmações abaixo.

I – O marketing de serviços é aquele destinado a criar trocas para produtos intangíveis.

II – Um exemplo de marketing de causas é a estratégia utilizada para coibir o fumo em locais fechados.

III – O marketing pessoal é oriundo da preocupação em criar ações favoráveis em relação a pessoas.

IV – As ações de marketing que procuram estimular as pessoas a viajarem para conhecer determinadas cidades fazem parte das concepções de marketing de lugar.

Estão corretas as afirmações

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    I, II e III, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

A gestão integrada do produto, preço, distribuição e promoção constitui a abordagem tática da administração mercadológica, também denominada

  • A.

    merchandising

  • B.

    composto promocional

  • C.

    marketing de relacionamento

  • D.

    mix de marketing

  • E.

    pesquisa de mercado

Na construção da fidelidade dos clientes, a administração de marketing realiza investimentos na construção de relacionamentos. Kotler identifica cinco níveis de investimentos para obtenção deste intento. O nível de investimento no qual o vendedor vende o produto e incentiva o cliente a telefonar se tiver dúvidas, a fazer comentários ou queixas, denomina-se marketig:

  • A.

    responsável;

  • B.

    básico;

  • C.

    reativo;

  • D.

    proativo;

  • E.

    de parceria.

A diversificação não é uma alternativa para:

  • A.

    Viabilizar o crescimento da empresa, superando limites dos mercados concorrentes.

  • B.

    Sustentar suas posições frente a outras empresas.

  • C.

    Ampliar o potencial de acumulação que influencia o crescimento empresarial.

  • D.

    Investir em novas capacidades.

  • E.

    Evitar a concorrência desleal.

Com base no processo de consumo, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A dissonância cognitiva manifesta-se na etapa de avaliação de alternativas, pois, atualmente, com a sobrecarga de informações os consumidores sentem dificuldade nesta fase da compra.

  • B.

    No estudo do comportamento do consumidor as atitudes são ações realizadas pelos indivíduos.

  • C.

    A expectativa do consumidor e o desempenho percebido do produto geram a satisfação ou insatisfação.

  • D.

    A busca por informações é a primeira etapa do processo de consumo.

  • E.

    Os fatores culturais não influenciam as decisões de compra, pois a sociedade atual tem como característica marcante o individualismo.

O estudo do comportamento do consumidor abrange uma série de áreas. Ele analisa os processos envolvidos em selecionar, comprar, usar e descartar. Com relação a esse tema de estudo, considere as afirmações abaixo:

1. A análise de dados demográficos e psicográficos auxilia na segmentação do mercado consumidor.

2. O risco percebido é um fator de interferência nas decisões de compra. Os profissionais de marketing devem conhecer que fatores despertam a percepção destes riscos para poderem elaborar estratégias de redução de risco que forneçam informações e suporte para a redução dos mesmos.

3. No processo de busca por informação, os consumidores podem utilizar fontes pessoais, comerciais, públicas ou experimentais.

Está(ão) correta(s):

  • A.

    1 e 2, apenas.

  • B.

    1 e 3, apenas.

  • C.

    2 e 3, apenas

  • D.

    3, apenas

  • E.

    1, 2 e 3.

Com relação à segmentação de mercado, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A utilização da variável sexo na segmentação de mercado de consumidores vem perdendo cada vez mais a sua força, pois os homens e mulheres travam lutas ferrenhas por direitos igualitários na sociedade o que resvala no comportamento de consumo.

  • B.

    Ao definirmos os compradores pelo status de fidelidade ao produto ou serviço devemos prestar atenção aos fiéis divididos que não são fiéis a nenhuma marca.

  • C.

    A segmentação de mercados consumidores por estilo de vida é a mais eficaz de todas, pois, após a análise de um mercado a equipe de marketing poderá replicar as estratégias em outra localidade. Principalmente em empresas multinacionais, o que gera uma economia nos custos com pesquisa.

  • D.

    Uma empresa que opta por selecionar um mercado-alvo utilizando a especialização por produto irá atuar em um segmento fechado com vários produtos.

  • E.

    Algumas variáveis são utilizadas como base para segmentação do mercado organizacional. Entre elas podemos citar: operacionais, abordagem de compras e fatores situacionais.

O composto mercadológico, composto de marketing ou marketing mix pode ser denominado por meio da fórmula:

  • A.

    4Ps, conjunto de pontos de interesse aos quais as organizações devem estar atentas, caso desejem atingir objetivos de marketing.

  • B.

    MPMP ou marketing, propaganda, merchandising e promoção, estreitamente associados para dinamizar o relacionamento das organizações com seus públicos.

  • C.

    RPMd ou relações públicas e marketing direto, que envolve o conceito de público e afirma que uma ação individualizada é mais eficaz que ações massificadas.

  • D.

    CIM ou comunicação integrada de marketing, que utiliza ferramentas de comunicação para atingir objetivos estratégicos específicos.

  • E.

    SIM ou sistema informações de marketing, constituído de pessoas, equipamentos e procedimentos de coleta, análise e distribuição de informações necessárias às decisões de marketing.

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