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Uma empresa fabricante de vidros investiu a metade de suas receitas, nos últimos dois anos, no desenvolvimento de um novo produto e conseguiu desenvolver o vidro mais resistente e flexível do mercado. Visando a atingir a faixa mais alta do mercado, a empresa decidiu praticar um preço em média 20% acima da média dos preços praticados pelos concorrentes.
A estratégia de marketing mix dessa empresa é classificada como
bater e correr
preço alto
superbarganha
penetração
Premium
Administração - Teorias em Marketing - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O conceito de competência essencial desenvolvido por Hamel e Prahalad tem como principal ação
o desenvolvimento de tecnologias que beneficiem os fornecedores.
a formação de alianças estratégicas e como antecipar sua evolução e resultados.
a distinção entre planejamento estratégico e pensamento estratégico.
a lógica de entrada X operações X logística de saída X marketing e vendas X serviços.
Sobre os principais tipos de marketing, analise as afirmações abaixo.
I O marketing de serviços é aquele destinado a criar trocas para produtos intangíveis.
II Um exemplo de marketing de causas é a estratégia utilizada para coibir o fumo em locais fechados.
III O marketing pessoal é oriundo da preocupação em criar ações favoráveis em relação a pessoas.
IV As ações de marketing que procuram estimular as pessoas a viajarem para conhecer determinadas cidades fazem parte das concepções de marketing de lugar.
Estão corretas as afirmações
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
A gestão integrada do produto, preço, distribuição e promoção constitui a abordagem tática da administração mercadológica, também denominada
merchandising
composto promocional
marketing de relacionamento
mix de marketing
pesquisa de mercado
Administração - Teorias em Marketing - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2011
Na construção da fidelidade dos clientes, a administração de marketing realiza investimentos na construção de relacionamentos. Kotler identifica cinco níveis de investimentos para obtenção deste intento. O nível de investimento no qual o vendedor vende o produto e incentiva o cliente a telefonar se tiver dúvidas, a fazer comentários ou queixas, denomina-se marketig:
responsável;
básico;
reativo;
proativo;
de parceria.
A diversificação não é uma alternativa para:
Viabilizar o crescimento da empresa, superando limites dos mercados concorrentes.
Sustentar suas posições frente a outras empresas.
Ampliar o potencial de acumulação que influencia o crescimento empresarial.
Investir em novas capacidades.
Evitar a concorrência desleal.
Administração - Teorias em Marketing - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Com base no processo de consumo, assinale a alternativa correta.
A dissonância cognitiva manifesta-se na etapa de avaliação de alternativas, pois, atualmente, com a sobrecarga de informações os consumidores sentem dificuldade nesta fase da compra.
No estudo do comportamento do consumidor as atitudes são ações realizadas pelos indivíduos.
A expectativa do consumidor e o desempenho percebido do produto geram a satisfação ou insatisfação.
A busca por informações é a primeira etapa do processo de consumo.
Os fatores culturais não influenciam as decisões de compra, pois a sociedade atual tem como característica marcante o individualismo.
Administração - Teorias em Marketing - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
O estudo do comportamento do consumidor abrange uma série de áreas. Ele analisa os processos envolvidos em selecionar, comprar, usar e descartar. Com relação a esse tema de estudo, considere as afirmações abaixo:
1. A análise de dados demográficos e psicográficos auxilia na segmentação do mercado consumidor.
2. O risco percebido é um fator de interferência nas decisões de compra. Os profissionais de marketing devem conhecer que fatores despertam a percepção destes riscos para poderem elaborar estratégias de redução de risco que forneçam informações e suporte para a redução dos mesmos.
3. No processo de busca por informação, os consumidores podem utilizar fontes pessoais, comerciais, públicas ou experimentais.
Está(ão) correta(s):
1 e 2, apenas.
1 e 3, apenas.
2 e 3, apenas
3, apenas
1, 2 e 3.
Administração - Teorias em Marketing - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Com relação à segmentação de mercado, assinale a alternativa correta.
A utilização da variável sexo na segmentação de mercado de consumidores vem perdendo cada vez mais a sua força, pois os homens e mulheres travam lutas ferrenhas por direitos igualitários na sociedade o que resvala no comportamento de consumo.
Ao definirmos os compradores pelo status de fidelidade ao produto ou serviço devemos prestar atenção aos fiéis divididos que não são fiéis a nenhuma marca.
A segmentação de mercados consumidores por estilo de vida é a mais eficaz de todas, pois, após a análise de um mercado a equipe de marketing poderá replicar as estratégias em outra localidade. Principalmente em empresas multinacionais, o que gera uma economia nos custos com pesquisa.
Uma empresa que opta por selecionar um mercado-alvo utilizando a especialização por produto irá atuar em um segmento fechado com vários produtos.
Algumas variáveis são utilizadas como base para segmentação do mercado organizacional. Entre elas podemos citar: operacionais, abordagem de compras e fatores situacionais.
Administração - Teorias em Marketing - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
O composto mercadológico, composto de marketing ou marketing mix pode ser denominado por meio da fórmula:
4Ps, conjunto de pontos de interesse aos quais as organizações devem estar atentas, caso desejem atingir objetivos de marketing.
MPMP ou marketing, propaganda, merchandising e promoção, estreitamente associados para dinamizar o relacionamento das organizações com seus públicos.
RPMd ou relações públicas e marketing direto, que envolve o conceito de público e afirma que uma ação individualizada é mais eficaz que ações massificadas.
CIM ou comunicação integrada de marketing, que utiliza ferramentas de comunicação para atingir objetivos estratégicos específicos.
SIM ou sistema informações de marketing, constituído de pessoas, equipamentos e procedimentos de coleta, análise e distribuição de informações necessárias às decisões de marketing.
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