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Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
O objetivo do treinamento na área de Gestão de Pessoas é contribuir para a realização das metas gerais da empresa. Assinale a opção que aponta as quatro fases ou etapas do processo de treinamento de pessoas.
Desenho ou projeto, implementação, desenvolvimento de equipes e treinamento.
Diagnóstico, desenvolvimento de equipes, avaliação e ação corretiva.
Diagnóstico, desenho ou projeto, implementação, avaliação.
Desenho ou projeto, planejamento, organização e ação corretiva.
Na gestão de recursos humanos,
I. o treinamento é um processo de assimilação cultural a médio e longo prazos, com o objetivo de atualizar ou reciclar conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados com a execução de tarefas e macrovisão dos negócios.
II. o treinamento produz alterações ou mudanças a curto prazo no conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes do trabalhador.
III. a base de um programa de treinamento é o levantamento de necessidades de treinamento (LTN) em cenários reativos e prospectivos.
IV. o levantamento de necessidades de treinamento (LTN) constitui-se da pesquisa e análise para identificação de carências cognitivas e inexperiências, relativas ao trabalho, existentes entre o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes do trabalhador e as exigências do cargo.
É correto o que consta APENAS em
II, III e IV.
I, II e III.
I, III e IV.
I e IV.
II e III.
Ao assumir sua função como analista de uma empresa, João foi convidado para avaliar o treinamento de ambientação da organização - um tipo de atividade que consiste em
analisar a estrutura da empresa para identificar cargos, pessoas e departamentos que necessitam de treinamento.
discutir com os funcionários as habilidades necessárias a seus cargos atuais e futuros.
elaborar junto com os funcionários o sociograma organizacional.
familiarizar os novos funcionários com políticas, procedimentos, cultura e outros aspectos da organização.
organizar dinâmicas de grupo e debates para redesenhar os princípios, a missão e a visão da organização.
A eficácia do treinamento tem sido amplamente discutida na literatura organizacional. As pesquisas revelam que o sucesso do programa depende, entre outros fatores, da motivação dos indivíduos para aprender.
Se um profissional tivesse de escolher um público-alvo para desenvolver um programa de treinamento altamente eficaz, ele escolheria indivíduos dotados de personalidade com
alta conscienciosidade e muita abertura para experiências
estabilidade emocional negativa, extroversão e personalidade narcisista
estabilidade emocional positiva e baixa conscienciosidade
muitas habilidades técnicas e poucas habilidades cognitivas
locus de controle externo
Maria realizou um programa de treinamento em uma empresa, mas não estava motivada para a aprendizagem. Como deverá ser feito o programa de treinamento para aumentar as chances de motivar Maria?
Deverá desvincular do conteúdo do programa de treinamento a análise das necessidades de Maria.
Deverá diminuir a especificidade das metas a serem alcançadas por Maria.
Deverá eliminar todos os esquemas de reforço do programa de treinamento, favorecendo o condicionamento operante.
Deverá negociar com Maria objetivos difíceis, desafiadores e específicos, dando-lhes feedback periódico ao longo do programa.
Deverá solicitar aos instrutores que mantenham sigilo total sobre os objetivos do aprendizado, tanto no início como ao longo do programa.
Um grande desafio das organizações modernas é usar o treinamento como uma ferramenta estratégica para atingir os objetivos da empresa e os de seus empregados. A ligação entre treinamento e objetivos parece bastante óbvia, mas, frequentemente, acaba sendo esquecida na luta cotidiana pela implementação de programas. Dessa forma, o treinamento torna-se uma atividade, não uma estratégia. Existe uma diferença significativa entre o treinamento como atividade e o treinamento para impacto.
Em tal contexto, constata-se que o
treinamento como atividade é caracterizado pela parceria com o cliente.
treinamento como atividade é caracterizado pela preparação do ambiente de trabalho para dar apoio ao treinamento.
treinamento para impacto é caracterizado pela ausência de medição de resultados.
treinamento para impacto é caracterizado pela ausência de avaliação da eficácia do desempenho.
treinamento para impacto é uma abordagem diagnóstica que demanda um vínculo com uma necessidade negocial.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca da gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.
O planejamento instrucional de ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas diagnostica as necessidades de aprendizagem e estabelece toda a programação de cursos, bem como sua avaliação.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca da gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.
A avaliação de retorno sobre o investimento em treinamentos é feita com base no impacto do treinamento sobre os resultados das equipes e departamentos de uma organização.
Apesar de a literatura apontar desvantagens na especialização de tarefas para as organizações típicas da Era da Informação, uma de suas vantagens ainda é
a estabilidade proporcionada pela organização hierárquica.
o fornecimento de serviços segundo padrões de qualidade homogêneos.
a avaliação de desempenho com base em metas e resultados quantificáveis.
a redução de custos do treinamento para tarefas menos complexas.
a capacitação das organizações para desenvolver competências estratégicas.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca de noções de administração, julgue os itens a seguir.
Os modos de conversão do conhecimento (externalização, internalização, socialização e combinação) são operacionalizados nas organizações a partir dos espaços de interação, chamados de ba, em que conhecimentos, experiências, habilidades e demais recursos valiosos são combinados nas interações entre as pessoas.
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