Questões sobre Treinamento e Desenvolvimento

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O objetivo do treinamento na área de Gestão de Pessoas é contribuir para a realização das metas gerais da empresa. Assinale a opção que aponta as quatro fases ou etapas do processo de treinamento de pessoas.

  • A.

    Desenho ou projeto, implementação, desenvolvimento de equipes e treinamento.

  • B.

    Diagnóstico, desenvolvimento de equipes, avaliação e ação corretiva.

  • C.

    Diagnóstico, desenho ou projeto, implementação, avaliação.

  • D.

    Desenho ou projeto, planejamento, organização e ação corretiva.

Na gestão de recursos humanos,

I. o treinamento é um processo de assimilação cultural a médio e longo prazos, com o objetivo de atualizar ou reciclar conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados com a execução de tarefas e macrovisão dos negócios.

II. o treinamento produz alterações ou mudanças a curto prazo no conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes do trabalhador.

III. a base de um programa de treinamento é o levantamento de necessidades de treinamento (LTN) em cenários reativos e prospectivos.

IV. o levantamento de necessidades de treinamento (LTN) constitui-se da pesquisa e análise para identificação de carências cognitivas e inexperiências, relativas ao trabalho, existentes entre o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes do trabalhador e as exigências do cargo.

É correto o que consta APENAS em

  • A.

    II, III e IV.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    I, III e IV.

  • D.

    I e IV.

  • E.

    II e III.

Ao assumir sua função como analista de uma empresa, João foi convidado para avaliar o treinamento de ambientação da organização - um tipo de atividade que consiste em

  • A.

    analisar a estrutura da empresa para identificar cargos, pessoas e departamentos que necessitam de treinamento.

  • B.

    discutir com os funcionários as habilidades necessárias a seus cargos atuais e futuros.

  • C.

    elaborar junto com os funcionários o sociograma organizacional.

  • D.

    familiarizar os novos funcionários com políticas, procedimentos, cultura e outros aspectos da organização.

  • E.

    organizar dinâmicas de grupo e debates para redesenhar os princípios, a missão e a visão da organização.

A eficácia do treinamento tem sido amplamente discutida na literatura organizacional. As pesquisas revelam que o sucesso do programa depende, entre outros fatores, da motivação dos indivíduos para aprender.

Se um profissional tivesse de escolher um público-alvo para desenvolver um programa de treinamento altamente eficaz, ele escolheria indivíduos dotados de personalidade com

  • A.

    alta conscienciosidade e muita abertura para experiências

  • B.

    estabilidade emocional negativa, extroversão e personalidade narcisista

  • C.

    estabilidade emocional positiva e baixa conscienciosidade

  • D.

    muitas habilidades técnicas e poucas habilidades cognitivas

  • E.

    locus de controle externo

Maria realizou um programa de treinamento em uma empresa, mas não estava motivada para a aprendizagem. Como deverá ser feito o programa de treinamento para aumentar as chances de motivar Maria?

  • A.

    Deverá desvincular do conteúdo do programa de treinamento a análise das necessidades de Maria.

  • B.

    Deverá diminuir a especificidade das metas a serem alcançadas por Maria.

  • C.

    Deverá eliminar todos os esquemas de reforço do programa de treinamento, favorecendo o condicionamento operante.

  • D.

    Deverá negociar com Maria objetivos difíceis, desafiadores e específicos, dando-lhes feedback periódico ao longo do programa.

  • E.

    Deverá solicitar aos instrutores que mantenham sigilo total sobre os objetivos do aprendizado, tanto no início como ao longo do programa.

Um grande desafio das organizações modernas é usar o treinamento como uma ferramenta estratégica para atingir os objetivos da empresa e os de seus empregados. A ligação entre treinamento e objetivos parece bastante óbvia, mas, frequentemente, acaba sendo esquecida na luta cotidiana pela implementação de programas. Dessa forma, o treinamento torna-se uma atividade, não uma estratégia. Existe uma diferença significativa entre o treinamento como atividade e o treinamento para impacto.

Em tal contexto, constata-se que o

  • A.

    treinamento como atividade é caracterizado pela parceria com o cliente.

  • B.

    treinamento como atividade é caracterizado pela preparação do ambiente de trabalho para dar apoio ao treinamento.

  • C.

    treinamento para impacto é caracterizado pela ausência de medição de resultados.

  • D.

    treinamento para impacto é caracterizado pela ausência de avaliação da eficácia do desempenho.

  • E.

    treinamento para impacto é uma abordagem diagnóstica que demanda um vínculo com uma necessidade negocial.

Acerca da gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.

O planejamento instrucional de ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas diagnostica as necessidades de aprendizagem e estabelece toda a programação de cursos, bem como sua avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.

A avaliação de retorno sobre o investimento em treinamentos é feita com base no impacto do treinamento sobre os resultados das equipes e departamentos de uma organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Apesar de a literatura apontar desvantagens na especialização de tarefas para as organizações típicas da Era da Informação, uma de suas vantagens ainda é

  • A.

    a estabilidade proporcionada pela organização hierárquica.

  • B.

    o fornecimento de serviços segundo padrões de qualidade homogêneos.

  • C.

    a avaliação de desempenho com base em metas e resultados quantificáveis.

  • D.

    a redução de custos do treinamento para tarefas menos complexas.

  • E.

    a capacitação das organizações para desenvolver competências estratégicas.

Acerca de noções de administração, julgue os itens a seguir.

Os modos de conversão do conhecimento (externalização, internalização, socialização e combinação) são operacionalizados nas organizações a partir dos espaços de interação, chamados de ba, em que conhecimentos, experiências, habilidades e demais recursos valiosos são combinados nas interações entre as pessoas.

  • C. Certo
  • E. Errado
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