Questões de Administração da Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO)

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Um gerente de produção de uma empresa entende “capacidade de uma operação” como sendo o:

  • A. mínimo nível de atividade em determinado período de tempo.
  • B. volume mínimo comportado por determinado local de uma operação.
  • C. volume máximo comportado por determinado local de uma operação.
  • D. volume médio comportando por determinado local de uma operação.
  • E. máximo nível de atividade de valor adicionado em determinado período de tempo.

Aplicar conceitos básicos de melhoria, visando à melhoria incremental e a projetos de ruptura para saltos de melhoria, em gestão da qualidade é uma aplicação do princípio:

  • A. do foco no cliente.
  • B. da melhoria contínua.
  • C. do envolvimento das pessoas.
  • D. da abordagem sistêmica para a gestão.
  • E. dos benefícios mútuos nas relações com os fornecedores.

As decisões tomadas por gerentes de produção no planejamento de suas políticas de capacidade afetarão diversos aspectos de desempenho, por exemplo:

  • A. a qualidade de bens ou serviços não é afetada por um planejamento de capacidade mesmo que este envolva grandes flutuações nos níveis de capacidade, pois isso pode ser atenuado pela contratação de pessoal temporário, reduzindo a probabilidade de ocorrência de erros.
  • B. o capital de giro será afetado se uma operação decidir produzir estoque de bens acabados antecipando-se à demanda, isso pode permitir atender à demanda, mas a organização deve financiar o estoque até que seja vendido.
  • C. a velocidade de resposta à demanda do cliente se mantém inalterada com o aumento dos estoques, mesmo que eles sejam atendidos diretamente a partir do estoque em vez de terem que esperar a fabricação dos itens.
  • D. a confiabilidade do fornecimento independe da proximidade entre os níveis de demanda e de capacidade, mesmo que a demanda esteja próxima da capacidade máxima da operação, esta será capaz de lidar com interrupções inesperadas e continuariam confiáveis seus fornecimentos de bens e serviços.
  • E. a flexibilidade, especialmente a de volume, será prejudicada por capacidade excedente, se a demanda e a capacidade estiverem em equilíbrio, melhor a operação será capaz de responder a quaisquer aumentos inesperados da demanda.

Os objetivos da qualidade precisam ser consistentes com a política da qualidade e com o comprometimento para a melhoria contínua, e seus resultados devem ser mensuráveis. A realização dos objetivos da qualidade tem impacto positivo na qualidade do produto ou do serviço, na eficácia operacional e no desempenho financeiro, conduzindo assim á satisfação e à confiança das partes interessadas. Nesse sentido, um objetivo da qualidade deve ser mensurável, compreensível, abrangente, aplicável, atingível, mantido com facilidade e econômico. Nesse caso, abrangência significa que:

  • A. os objetivos da qualidade devem adequar-se às condições de uso ou ser flexíveis para se adaptarem às condições de uso.
  • B. quando os objetivos são expressos em números, eles podem ser comunicados com maior precisão e o mais amplamente possível.
  • C. deve ser possível que os colaboradores atinjam os objetivos da qualidade por meio da aplicação de um esforço absolutamente normal.
  • D. os objetivos de qualidade devem ser projetados de maneira modular, para que cada elemento possa ser revisado sem afetar os demais elemento
  • E. as atividades para as quais foram estabelecidos os objetivos ganham prioridade maior, mas necessitam que as outras atividades sejam realizadas para que eles possam ser atingidos.

As várias razões para o desequilíbrio entre a taxa de fornecimento e de demanda, em diferentes pontos de qualquer operação, levam à aplicação de diferentes tipos de estoque. Há basicamente quatro tipos de estoque: estoque isolador ou de segurança, de ciclo, de antecipação e de canal. As razões para aplicação dos estoques:

  • A. de ciclo e de canal ocorrem porque um ou mais estágios na operação não podem fornecer todos os itens que produzem simultaneamente e pela necessidade de compensar as incertezas inerentes a fornecimento e demanda, respectivamente.
  • B. de antecipação e de canal são usados para compensar diferenças de ritmo de fornecimento e demanda e para compensar as incertezas inerentes a fornecimento e demanda, respectivamente.
  • C. de antecipação e isolador são usados para compensar diferenças de ritmo de fornecimento e demanda e porque o material não pode ser transportado instantaneamente entre o ponto de fornecimento e o ponto de demanda, respectivamente.
  • D. de ciclo e de antecipação ocorrem porque um ou mais estágios na operação não podem fornecer todos os itens que produzem simultaneamente e para compensar diferenças de ritmo de fornecimento e demanda, respectivamente.
  • E. de canal e isolador visam compensar as incertezas inerentes a fornecimento e demanda e o fato do material não poder ser transportado instantaneamente entre o ponto de fornecimento e o ponto de demanda, respectivamente.

Os objetivos da qualidade podem ser estabelecidos tomando por base, por exemplo, dados históricos, estudos de engenharia ou o mercado. No caso de objetivos tais como “prevenir ocorrência de não conformidades” e “assegurar a habilidade dos funcionários para execução e aperfeiçoamento de seus os processos”, podem ser citadas como metas correspondentes mais adequadas, respectivamente:

  • A. dispor de funcionários 100% com o perfil funcional em um ano; e cumprir 90% dos prazos de entrega mensal dos produtos.
  • B. cumprir 90% dos prazos de entrega mensal dos produtos; e reduzir em 50% as falhas em lotes piloto para cada novo produto lançado.
  • C. reduzir em 10% o número de reclamações de clientes; e possuir 90% de fornecedores com qualidade assegurada em dois anos.
  • D. cumprir 90% dos prazos de entrega mensal dos produtos; e possuir 90% de fornecedores com qualidade assegurada em dois anos.
  • E. reduzir em 50% as falhas em lotes piloto para cada novo produto lançado; e dispor de funcionários 100% com o perfil funcional em um ano.

A manutenção e a melhoria contínua da capacidade do processo podem ser atingidas pela aplicação do clássico conceito de “Ciclo PDCA”, no qual duas de suas quatro atividades consecutivas são, pela ordem:

  • A. tomar ações para continuamente melhorar o desempenho do processo; e monitorar e medir os processos e produtos em relação às políticas, objetivos e requisitos para o produto e registrar resultados.
  • B. estabelecer os objetivos e processos necessários para alcançar os resultados de acordo com os requisitos dos clientes e com as políticas da organização; e tomar ações para continuamente melhorar o desempenho do processo.
  • C. tomar ações para continuamente melhorar o desempenho do processo; e estabelecer os objetivos e processos necessários para alcançar os resultados de acordo com os requisitos dos clientes e com as políticas da organização.
  • D. estabelecer os objetivos e processos necessários para alcançar os resultados de acordo com os requisitos dos clientes e com as políticas da organização; e monitorar e medir os processos e produtos em relação às políticas, objetivos e requisitos para o produto e registrar resultados.
  • E. monitorar e medir os processos e produtos em relação às políticas, objetivos e requisitos para o produto e registrar resultados; e estabelecer os objetivos e processos necessários para alcançar os resultados de acordo com os requisitos dos clientes e com as políticas da organização.

Suponha que no processo de minimização do custo total de um estoque tenha-se chegado à conclusão de que a quantidade econômica de pedido (lote econômico de compra) seja de 200 unidades. Se a demanda for de 1.000 unidades anuais, os regimes de trabalho forem “24 por 7” (24h/dia em 7dias por semana) e o fornecedor demorar 3 dias (lead time) para atender a um pedido, o nível de estoque que deve “disparar” o pedido é de cerca de:

  • A. 7,7 unidades.
  • B. 7,9 unidades.
  • C. 8,2 unidades.
  • D. 8,4 unidades.
  • E. 8,6 unidades.

Os fluxogramas exercem importante papel no desenvolvimento e na padronização dos processos que constituem, por exemplo, um sistema de gestão da qualidade. Nos fluxogramas os símbolos na forma de retângulo, losango e círculo tem, respectivamente, como finalidade identificar os seguintes elementos de um processo:

  • A. início, atividade e decisão.
  • B. atividade, decisão e conexão.
  • C. arquivamento, conexão e decisão.
  • D. início, desenvolvimento e conclusão.
  • E. arquivamento, documentação e conexão.

  • A. p1, p12 e p13.
  • B. p9, p10 e p11.
  • C. p10, p11 e p15.
  • D. p12, p13 e p14.
  • E. p13, p14 e p15.
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