Lista completa de Questões de Administração da Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Abordagem Humanística da Administração - Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO) - 2014
Entre as escolas tradicionalista e behaviorista surgiu a revolução ideológica. Após esses momentos, teve início o movimento estruturalista, utilizando alguns conceitos de Max Weber e técnicas de Karl Marx, sendo seu maior integrante foi Amitai Etzioni. Essa escola tinha como base:
O organograma é utilizado para representar a estrutura organizacional, tendo como finalidade principal:
As empresas em seus estágios iniciais normalmente adotam estruturas simples, que atendam a seus objetivos, basicamente traduzindo preocupações com a organização da produção, visando maximizar a produtividade e a obtenção de lucros. As estruturas organizacionais simples podem ser genericamente englobadas sob o título de estruturas tradicionais, destacando-se entre elas a estrutura linear, na qual se tem
O organograma costuma ser conceituado como uma representação gráfica abreviada da organização mas, em alguns casos mais sofisticados, pode ainda apresentar nomes dos dirigentes dos órgãos, efetivo de cada unidade, tipo de autoridade ou hierarquia, assim como outros elementos menos usuais. Para a construção de um organograma deve-se observar que:
A estrutura funcional para as organizações é fundamentada na técnica da supervisão funcional, tendo sido planejada para implantar as ideias de Taylor, com larga aplicação na base da organização, em que prevalece a especialização. Em uma estrutura funcional tem-se:
O grid gerencial de Blake e Mouton é uma teoria de grande aceitação e tem como ponto de partida a assertiva de que a organização, para alcançar um alto nível de efetividade, deve administrar eficazmente suas características universais, que são, na opinião dos autores, o objetivo, as pessoas e a hierarquia. Segundo Blake e Mouton a hierarquia:
Quando as grandes organizações começaram a enfrentar as dificuldades apontadas para a estrutura com base em função, quer em virtude das mudanças de seu ambiente, quer em decorrência da alta diversificação adotada, procedeu-se à divisão da estrutura em unidades orgânicas de maior flexibilidade operacional, traduzindo-se na adoção de uma estrutura divisional ou divisionária, em que atividades díspares, mas vinculadas a um objetivo final específico, são agrupadas em uma mesma unidade organizacional. Uma estrutura divisionária apresenta:
Administração - Abordagens da Administração - Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO) - 2014
A teoria de Max Weber supõe que para o exercício do poder e da dominação, é imprescindível que a burocracia apresente determinados ingredientes formais, dentre eles a hierarquia:
As organizações são levadas a uma estrutura com base em projeto quando estão engajadas em planejar ou construir grandes fábricas ou maquinaria pesada, segundo especificação dos clientes, ou quando seus produtos são fabricados dentro de rígidos cronogramas. Em uma estrutura com base em projeto tem-se:
Administração - Abordagens da Administração - Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO) - 2014
A hierarquia, segundo Fayol, é a série de chefes que vai da autoridade superior aos agentes inferiores, correspondendo assim a uma forma de organização social. A hierarquia pode ser baseada no trabalho, no status, na habilidade ou no salário. A hierarquia baseada no trabalho a ser realizado apresenta, dentre outras, a seguinte característica:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...