Questões de Administração da Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO)

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O planejamento estratégico da gestão de pessoas deve ser formulado juntamente ao planejamento estratégico da empresa. Quando este é feito após aquele, a ele procura se ajustar no sentido de contribuir para sua implementação e recebe o nome de “planejamento adaptativo”. No outro extremo, quando o planejamento de gestão de pessoas é feito isoladamente, sem articulação com o planejamento da organização, recebe o nome de “planejamento autônomo e isolado” de gestão de pessoas. O ideal é uma situação intermediária, com o planejamento de gestão de pessoas integrado ao planejamento da organização. No caso do “planejamento integrado”:

  • A. o resultado é um plano para a função de gestão de pessoas, incluindo práticas prioritárias.
  • B. os profissionais de gestão de pessoas trabalham no plano e o apresentam aos gerentes de linha.
  • C. o resultado é uma síntese das práticas de gestão de pessoas necessárias à realização dos planos empresariais.
  • D. o foco se concentra nas práticas de gestão de pessoas e na forma como a função de gestão de pessoas pode adicionar valor à empresa.
  • E. os gerentes de linha e os profissionais de gestão de pessoas trabalham como parceiros para garantir a ocorrência de um processo integrado de planejamento de gestão de pessoas.

Ao levar a efeito um processo de departamentalização baseado na concepção de divisão de trabalho:

  • A. a macroestrutura definida é desvinculada de funções como financeira, comercial, administrativa e outras.
  • B. os diretores das áreas, em termos de política, exercem um papel secundário na integração dos órgãos de supervisão.
  • C. o analista deve identificar, através de documentos e contatos com a alta administração, as funções principais da empresa que ensejam a departamentalização.
  • D. o diretor de administração não poderá, no caso de uma macroestrutura, exercer a supervisão de outros órgãos cumulativamente com seu papel de membro do colegiado.
  • E. os diretores das áreas, exercem um papel de relevância inversamente proporcional ao porte da organização na resolução dos conflitos envolvidos na departamentalização.

O planejamento estratégico da gestão de pessoas se subordina à estratégia organizacional, seja ela conservadora (defensiva) ou prospectiva (ofensiva). Nas áreas estratégicas que tratam de fluxo de trabalho e de admissão, são exemplos de estratégias defensivas, respectivamente:

  • A. produção eficiente e recrutamento interno.
  • B. classes amplas de cargo e recrutamento interno.
  • C. ênfase no controle e adequação da pessoa à cultura.
  • D. descrições de cargo explícitas e gerente decidindo sobre a seleção.
  • E. planejamento superficial do cargo e ênfase nas qualificações técnicas.

Um elemento importante em uma organização é o formulário, sobre o qual pode-se dizer que:

  • A. é um excelente veículo de transmissão das informações.um excelente veículo de transmissão das informações.
  • B. adquire menor importância com o crescimento das organizações.
  • C. tornou-se desnecessário nas atividades de planejamento, execução e controle.
  • D. estão ultrapassados aspectos como tamanho, layout e unidades envolvidas na manipulação, devido ao nível de automação atual das empresas.
  • E. quanto mais complexa a empresa menos necessária a coleta, análise, processamento e disseminação de dados, pois isso é feito de forma automática.

Na gestão de pessoas a avaliação do desempenho pode focar o cargo ocupado pela pessoa ou as competências que esta oferece à organização como contribuição ao sucesso organizacional, entretanto, os critérios mais comuns de avaliação de desempenho consideram, dentre outros elementos, as habilidades e os comportamentos, além dos aspectos relativos a metas e resultados. Dois exemplos relativos a habilidades e comportamentos são respectivamente:

  • A. criatividade e lealdade.
  • B. liderança e honestidade.
  • C. desembaraço e bom senso.
  • D. personalidade e assiduidade.
  • E. pontualidade e responsabilidade.

Uma sequência adequada para a elaboração de um formulário é:

  • A. definição das variáveis, planejamento da solução, impressão e distribuição.
  • B. definição das variáveis-chave, planejamento da solução estruturação do formulário, testes, impressão e distribuição.
  • C. levantamento das necessidades, crítica do levantamento, planejamento da solução, crítica do planejamento e implantação e controle dos resultados.
  • D. levantamento dos principais problemas organizacionais, análise do problemas identificados, planejamento da solução, implantação das soluções dos problemas, controle dos resultados atingidos, ajuste ou adaptação das soluções inicialmente planejadas.
  • E. levantamento de todos os problemas organizacionais, análise do inter-relacionamento desses problemas, planejamento da solução, impressão dos formulários, controle da aplicação dos formulários e dos resultados obtidos, ajustes ou adaptações em função dos resultados obtidos.

Uma importante etapa na elaboração de um formulário é o planejamento da solução, que consiste em:

  • A. aprovar o formulário visando sua entrada em vigor, devendo o analista desenvolvedor acompanhar o processo durante algum tempo, verificando se a solução pode ser melhorada ou melhor adaptada à empresa.
  • B. coletar dados permitindo o estudo da finalidade do formulário, do exame dos instrumentos normativos, objetivos que justificaram sua criação, identificando características, número de vias e outros dados significativos.
  • C. criticar a solução proposta, negociando-a com os usuários, cuja aceitação é fundamental para a implantação do formulário, sendo qualquer modificação por eles proposta deva ser vista com simpatia e rejeitada apenas no caso de inviabilidade.
  • D. descrever os passos desde a construção do formulário, sua emissão até seu arquivamento, verificando a racionalização do processo.
  • E. elaborar, se for o caso, o formulário ou racionalizar um existente, atendendo às reais necessidades da organização, convenientemente diagnosticadas e, além de se levar em conta os dados coletados, deve-se dar atenção especial ao layout, sendo imprescindível a elaboração dos instrumentos normativos.

A natureza básica dos formulários foi estudada por F. M. Knox que, dentre outros pontos, ressalta que:

  • A. os formulários mais importantes da empresa estão submetidos a controle em grau muito alto, especialistas que trabalham com máquinas cuidam com esmero dos layouts desses formulários, que geram elevados gastos administrativos.
  • B. boa parte do problema dos formulários concentra-se no fato de que muitos deles são utilizados em pequenas quantidades e um a um não parece que tenham a importância suficiente para atrair a atenção da direção da empresa.
  • C. os formulários de pouco uso surgem nos escritórios pela necessidade de prestar certo tipo de informação dentro de certa periodicidade ou averiguar a ocorrência de certos fenômenos, são impressos de elevado custo e especialmente controlados pela direção.
  • D. o pessoal de escritório trabalha com sua atenção voltada para os formulários de uso intenso produzidos em gráficas especializadas, que não são utilizados nos trabalhos principais da empresa e são produzidos por máquinas copiadoras internas e relativamente desconhecidos da direção.
  • E. os formulários importantes da empresa são ordens de pagamento ou recebimento, faturamento e ordens de compras, por exemplo, organizados em blocos com jogos definidos, são de larga aplicação na empresa, embora não sejam percebidos e não absorvam a devida atenção dedicada aos impressos.

Apesar de haver nas empresas uma ideia geral de que os formulários devem ser controlados, poucas organizações engajam-se num programa com esse objetivo. Dentre as possíveis razões, podemos citar:

  • A. a direção da empresa tem muitas outras coisas mais importantes em que pensar, não acredita que o controle de impressos seja suficientemente importante.
  • B. o setor de sistemas e métodos considera o controle de formulários como atribuição da direção, entendendo que essa atitude acarreta um controle de formulários mais rígido.
  • C. a maioria dos formulários é muito usada e muitos desses papelórios são impressos pelos próprios usuários, sempre sob controle da direção e do órgão de sistemas e métodos.
  • D. existe um conceito falso sobre o descontrole de formulários, pois a direção e a área de compras examinam os formulários produzidos localmente e em baixa tiragem pelos usuários.
  • E. a direção da empresa normalmente divide-se em duas áreas: a crítica, que cuida dos problemas imediatos que surgem nas operações, e a área institucional, que é responsável pela institucionalização de sistemas avançados de processamento de dados e, portanto, pelos formulários.

O modelo de burocracia de Weber surgiu como reação à imposição pessoal, ao nepotismo, à crueldade, às vicissitudes emocionais e ao julgamento subjetivo que, no começo da Revolução Industrial, passavam por práticas administrativas. Weber entendia que a verdadeira esperança do homem estava em sua capacidade de racionalizar, segundo sua própria inteligência. Em seus estudos, Weber distinguia duas racionalidades básicas no comportamento humano, sendo uma delas a ética da responsabilidade ou racionalidade funcional:

  • A. capaz de libertar o homem das regras impostas pela organização.
  • B. também conhecida como ética do valor ou racionalidade substancial.
  • C. que procura pautar seu comportamento por seus próprios valores e os da sociedade de que ele faz parte.
  • D. que orienta o comportamento do homem como ser livre, dotado de inteligência e capacidade de julgamento.
  • E. segundo a qual o comportamento humano é orientado segundo as regras impostas pela organização à qual ele empresta seus esforços.
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