Lista completa de Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A ética na organização diz respeito a padrões por ela estabelecidos para julgar o que é adequado ou inadequado no comportamento dos seus membros com relação aos outros. Com base nessa definição, afirma-se que
princípios éticos que regem o comportamento nas organizações têm caráter universal.
princípios racionais norteiam os padrões morais nas organizações.
padrões éticos dirimem as questões relativas a conflitos de interesses organizacionais.
regras próprias de conduta orientam os atos de cada organização.
ações éticas se mantêm inalteradas de geração para geração.
Uma empresa decide adotar uma estratégia mercadológica baseada em pioneirismo, oferecendo produtos novos, descobrindo demandas e atraindo novos clientes. Tal escolha estratégica pode ser mais adequada se a(o)
cultura gerencial da empresa enfatizar o controle de custos.
habilidade mercadológica da empresa não for um ponto forte.
empresa produzir bens facilmente imitáveis pela concorrência.
empresa for uma fornecedora experiente de serviços customizados.
produto básico da empresa for padronizado (commodities).
Sobre os principais tipos de marketing, analise as afirmações abaixo.
I O marketing de serviços é aquele destinado a criar trocas para produtos intangíveis.
II Um exemplo de marketing de causas é a estratégia utilizada para coibir o fumo em locais fechados.
III O marketing pessoal é oriundo da preocupação em criar ações favoráveis em relação a pessoas.
IV As ações de marketing que procuram estimular as pessoas a viajarem para conhecer determinadas cidades fazem parte das concepções de marketing de lugar.
Estão corretas as afirmações
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Em um almoxarifado, são necessárias diversas rotinas de trabalho para que o atendimento seja eficiente e eficaz. O documento utilizado para a retirada de materiais do almoxarifado é
Nos anos 50, do séc. XX, Frederick Herzberg entrevistou centenas de trabalhadores e desenvolveu a teoria de motivação denominada Teoria dos Dois Fatores, na qual os fatores higiênicos estão associados a
dedicação, esforço e recompensa.
centralização, criatividade e inovação.
conservação, participação e engajamento.
autorrealização, saúde e qualidade de vida.
inserção social, segurança e reconhecimento.
O transporte de determinados produtos químicos requer cuidados especiais, pelo fato, dentre outros, de apresentarem como característica comum a ação tóxica, que resulta no processo inflamatório das superfícies tissulares, com as quais elas entram em contato. Geralmente afetam o trato respiratório, pele e olhos. São espécies químicas que, como o dióxido de enxofre, incluem-se na classe das substâncias
anestésicas.
asfixiantes.
irritantes.
neutralizantes.
odorizantes.
O mapeamento de processos é uma ferramenta gerencial que permite analisar, de maneira estruturada, as atividades realizadas em uma organização, área ou setor. Os objetivos desse mapeamento são a melhoria dos processos existentes ou a implantação de uma nova estrutura.
Dentre as ferramentas que são utilizadas para levantar os problemas que ocorrem nos processos sob análise encontra-se o Diagrama de Pareto. Ele é utilizado para
priorizar problemas atribuindo-lhes pesos, de acordo com a seguinte classificação: gravidade, urgência e tendência.
proporcionar a melhoria contínua nos processos, utilizando um ciclo que se inicia no planejamento, passa para a execução do processo e o seu monitoramento, finalizando na ação de melhoria, a partir das indicações obtidas nas etapas anteriores.
desenvolver ideias em grupo, o que envolve a contribuição espontânea de todos os participantes, visando a assegurar a melhor qualidade das decisões tomadas.
estabelecer uma ordenação nas causas de perdas da qualidade, que devem ser sanadas priorizando-se a ação que trará melhor resultado, identificando, assim, um pequeno número de causas (geralmente 20%), responsável pela maioria dos problemas (80%).
estudar os fatores que determinam os resultados que se deseja obter (processo, desempenho, oportunidade) e as causas de problemas que precisam ser evitados (defeitos, falhas, variabilidade).
A gestão integrada do produto, preço, distribuição e promoção constitui a abordagem tática da administração mercadológica, também denominada
merchandising
composto promocional
marketing de relacionamento
mix de marketing
pesquisa de mercado
Em relação à atividade de recebimento de materiais numa indústria manufatureira, considere os seguintes procedimentos:
I - coordenar as atividades de recebimento dos materiais; II - analisar a documentação recebida e verificar se está autorizada a respectiva compra pela empresa; III - conferir a quantidade dos materiais recebidos após o pagamento ao fornecedor. É(são) básico(s) o(s) procedimento(s)Existem substâncias, sólidas ou líquidas, que podem provocar danos ao tecido vivo imediatamente após contato, como o ácido sulfúrico ou a soda cáustica. No transporte a granel desse tipo de material, o(s)
conjunto de válvulas de descarga é instalado, normalmente, na parte inferior do tanque.
produto terá sua estabilidade inibida, caso seja utilizado equipamento rodoviário com isolamento térmico.
tanques têm capacidade média de 25.000 litros, para a racionalização de custos desta operação face às distâncias continentais do país.
tanques são construídos em ferro fundido, revestido com manta asfáltica e com flanges cegos instalados na lateral.
equipamentos rodoviários são descarregados, geralmente, pela parte de cima do tanque.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...