Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O serviço aos clientes em uma empresa de entrega de mercadorias pode ser medido em função da atividade logística de distribuição. O indicador de desempenho do serviço ao cliente para avaliação dessa atividade considera a (o)

  • A. taxa média ponderada de itens consumidos no período.
  • B. percentagem de requisições contendo erros.
  • C. percentagem de pedidos entregues na data estabelecida pelo cliente.
  • D. índice de atendimento médio ponderado das faturas com divergências.
  • E. índice de produtos em falta no estoque.

As transformações que ocorrem atualmente no mundo corporativo exigem que se desenvolva uma capacidade contínua de adaptação e mudança. Dessa forma, para que a estrutura organizacional seja corretamente elaborada, torna-se fundamental que o Administrador considere os seguintes elementos nessa construção, EXCETO

  • A.

    o tamanho da empresa.

  • B.

    a natureza dos objetivos estabelecidos para a empresa e seus membros.

  • C.

    as necessidades individuais dos acionistas.

  • D.

    as tarefas que precisam ser executadas.

  • E.

    as necessidades sociais dos membros da empresa.

No sistema de transporte marítimo de produtos e mercadorias, o profissional credenciado para prover o desembaraço dessa carga, autorizado pelos embarcadores e consignatários, é o

  • A. despachante aquaviário
  • B.

    despachante aduaneiro

  • C. liberador de cargas
  • D.

    agente de cargas marítimas

  • E.

    fiscal aduaneiro

Geralmente, o setor de compras das empresas não tem como única opção a compra dos bens patrimoniais de que necessita. Com efeito, em determinadas situações, as companhias podem verificar que é mais lucrativo alugar um bem do que comprá-lo. Essa estratégia é comumente definida como arrendamento mercantil, sendo que as empresas costumam optar pela modalidade do leasing operacional. Dentre as vantagens que a estratégia de leasing operacional pode oferecer, podem ser mencionadas as seguintes, com EXCEÇÃO de

  • A. o preço para o exercício da opção de compra é o valor de mercado do bem arrendado.
  • B. os pagamentos efetuados a título de aluguel são dedutíveis como despesas do exercício, com reflexos no lucro tributável.
  • C. o desembolso inicial de capital é pequeno.
  • D. o leasing operacional pode ser contratado por prazo inferior a 90 dias.
  • E. o leasing é mais fácil de ser obtido do que o empréstimo, representando menor risco ao arrendador.

As empresas podem optar por diversos meios de transporte para fazer escoar seus produtos até seus clientes. Nesse sentido, afirma-se que o transporte

  • A.

    por rodovias é mais caro e demorado.

  • B.

    por trem possui custo elevado para grandes quantidades.

  • C.

    marítimo é rápido, mas possui custo elevado.

  • D.

    eletrônico está disponível para qualquer tipo de produto.

  • E.

    aéreo possui custo elevado, porém é o mais rápido para grandes distâncias.

Qual das seguintes orientações se refere ao padrão ético a ser adotado para práticas de compras, estabelecido pela National Association of Purchasing Management?

  • A. Conheça e obedeça ao espírito das leis que governam a função compras e permaneça alerta para as ramificações legais das decisões de compras.
  • B. Faça uma declaração informal para servir como guia de ação na solução de problemas que envolvam o comportamento moral dos colaboradores.
  • C. Estabeleça diretrizes morais de administração, ao tomar decisões e seguir rumos de ação, que são importantes em termos de objetivos para a população.
  • D. Siga um conjunto de premissas básicas, organizado por entidade independente, para proteger o cliente e consumidor contra a compra de produtos não conformes.
  • E. Cumpra as solicitações dos clientes, mesmo em desacordo com a empresa, independentes daquelas prescritas por lei.

Com o advento da tecnologia da informação e o aumento do volume e da velocidade do fluxo de informações, a gestão eficaz dos processos busca integrar setores e, até mesmo, clientes e fornecedores, incorporando novas tecnologias e simplificando o dia a dia com rapidez, segurança e confiabilidade. Sobre a gestão de processos, analise as afirmativas abaixo.

I - Processos funcionais são aqueles que valorizam uma determinada função e passam por diversas áreas e setores da empresa, como o processo de desenvolvimento de produtos.

II - Processos matriciais cruzam as diversas áreas da empresa e são mais difíceis de se gerenciar.

III - Processos funcionais e matriciais podem coexistir nas empresas.

IV - Estruturas funcionais de gestão propiciam maior integração entre os setores e compartilhamento de objetivos.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    III e IV, apenas.

  • D.

    I, II e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

As embarcações de bandeira nacional, utilizadas no transporte aquaviário de produtos químicos perigosos a granel (líquidos combustíveis, gases liquefeitos inflamáveis, entre outros), empregadas na navegação de mar aberto, com arqueação bruta maior que 20AB, além de estarem sujeitas a vistorias especiais determinadas, obrigam-se a portar, entre outros documentos, um

  • A.

    Diploma de Navegação Autônoma

  • B.

    Certificado de Segurança de Navegação

  • C.

    Comprovante de Identificação de Tripulantes

  • D.

    Ato Declaratório de Inspeção de Segurança

  • E.

    Certificado de Quitação da Taxa Anual de Navegação

Com relação à área de compras em uma Organização, um dos objetivos principais da função compras é

  • A. selecionar colaboradores para as diversas áreas da Organização, capacitando-os para o cumprimento das respectivas funções a serem cumpridas.
  • B. prover a Organização com um fluxo seguro de serviços e materiais para atender às suas necessidades.
  • C. assegurar continuidade da produção dos materiais nas quantidades exigidas.
  • D. manter um cadastro de controle de qualidade.
  • E. assegurar recursos financeiros em condições vantajosas e alocação desses recursos por meio da Organização.

O CEP - Controle Estatístico de Processos - é uma das ferramentas mais utilizadas na Gestão da Qualidade, seja na indústria ou em serviços. Através dessa técnica, é possível controlar a média e a variação dos processos. O CEP utiliza como base o gráfico de controle. Existem diversos tipos de gráficos de controle, para variáveis e atributos, cada qual aplicado em situações específicas.

Associe os tipos de gráficos de controle às suas características de aplicação.

  • A.

    I - P , II - Q , III - S

  • B.

    I - P , II - R , III - Q

  • C.

    I - Q , II - P , III - S

  • D.

    I - Q , II - S , III - P

  • E.

    I - R , II - P , III - Q

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...