Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Uma empresa de serviços deseja aplicar os Princípios de Deming referentes à qualidade para melhorar sua produtividade.

Para tanto, a empresa incentivou a(o)

  • A.

    constância de propósitos para a melhoria do serviço, objetivando, desse modo, tornar-se competitiva e manter-se em atividade.

  • B.

    prática da inspeção em massa, introduzindo a qualidade no serviço, desde o seu primeiro estágio.

  • C.

    avaliação anual de desempenho e de mérito, bem como a avaliação da administração por objetivos.

  • D.

    adoção de metas para a mão de obra, as quais exijam nível zero de falhas, estabelecendo, assim, novos níveis de produtividade.

  • E.

    processo de administração por objetivos numéricos e o processo de administração por cifras.

Um indivíduo trabalha numa equipe autogerenciada que se utiliza frequentemente de telecomutação para se comunicar com seus superiores. Nessa situação, ele é periodicamente solicitado a fazer uma autoavaliação de seu trabalho, e os seus colegas e os seus subordinados também são chamados a participar do processo de avaliação de desempenho. Esse processo, contudo, sofre o risco de avaliações infladas e de viés de autoconveniência.

Para melhorar esse processo de avaliação, João foi contratado como consultor dessa organização e sugeriu que fosse utilizada uma avaliação de 360 graus, argumentando que ela, com base no que a situação exigia,

  • A.

    oferece informações iguais aos avaliadores para observar o desempenho de todos os comportamentos importantes dos participantes, independentemente de sua posição organizacional.

  • B.

    apresenta elevadas chances de favorecer a busca do equilíbrio entre as oportunidades de observar o desempenho, a capacidade de traduzir as observações de forma utilizável e a motivação para fornecer essas avaliações.

  • C.

    permite uma boa experiência de aprendizagem porque garante que os líderes procuram alinhar suas autoavaliações com aquelas de seus liderados, independentemente de fatores como contexto situacional e cultura organizacional.

  • D.

    uniformiza a sua capacitação e a sua habilidade para fazer avaliações úteis na medida em que permite que cada avaliador seja visto como um “cliente”, visto que ele precisa de algo do avaliado.

  • E.

    não sofre distorções em seu julgamento permitindo que os gerentes que valorizam as atitudes decididas se tornem menos controladores e mais dispostos a delegar.

Há uma grande quantidade de fatores internos (organizacionais) e externos (ambientais) que condiciona os salários, determinando os seus valores. O conjunto desses fatores é denominado composto salarial (wage mix).

Esse composto salarial envolve os seguintes fatores:

  • A.

    legislação trabalhista, saúde, higiene, habitação e vestuário

  • B.

    política salarial da empresa, móveis, utensílios e serviços pessoais

  • C.

    capacidade financeira da empresa e de seus concorrentes, educação e cultura

  • D.

    situação do mercado de clientes, alimentação, habitação, vestuário e transporte

  • E.

    poder dos sindicatos, negociações trabalhistas e tipologia dos cargos da organização

Em virtude da concorrência global e da percepção de que os níveis de qualidade não são suficientes, algumas organizações adotaram o método de Gerenciamento da Qualidade Total (GQT).

 Os princípios básicos associados ao GQT envolvem a(o)

  • A.

    implantação, dentro das organizações, de equipes de trabalho autodirigidas (ETA), plenamente responsáveis por criar um produto específico.

  • B.

    manutenção do compromisso de jamais estar satisfeito, do “muito bom” nunca ser o suficiente na busca da melhoria contínua.

  • C.

    eliminação da necessidade de algumas posições de supervisão, à medida que os funcionários assumem maiores responsabilidades.

  • D.

    criação de um sistema de remuneração dos empregados, baseado nas qualificações, segundo demonstração de proficiência em uma determinada tarefa.

  • E.

    favorecimento das reuniões em equipe e da rotatividade obrigatória de cargos para que os funcionários obtenham conhecimento de um conjunto mais amplo de tarefas.

Maria, como responsável pela função de Recursos Humanos de sua organização, sempre acreditou que “as recompensas devem estar de acordo com o desempenho, e os funcionários precisam perceber esse vínculo entre os dois”. Dessa forma, ela estabeleceu cinco programas de remuneração variável, mas um deles não estava correto e não alcançou os resultados esperados.

Qual deles NÃO estava correto?

  • A.

    Ela estabeleceu um plano de remuneração por unidade produzida para compensar funcionários na área de produção, pagando-lhes uma soma fixa para cada unidade de produção completada.

  • B.

    Ela estabeleceu um plano de pagamento com remunerações baseadas em tempo de serviço e escolaridade para motivar e reter os cargos chaves de alto potencial e alcançar as metas estabelecidas pela alta administração.

  • C.

    Ela estabeleceu um programa de participação de melhorias, utilizando um plano de incentivo coletivo baseado em uma fórmula que usa a melhoria na produtividade do grupo durante certo período para determinar a quantia a ser distribuída aos funcionários.

  • D.

    Ela definiu um bônus anual no desempenho proporcional à lucratividade da organização, incluindo os funcionários de escalões inferiores e privilegiando o desempenho mais recente em vez do desempenho histórico.

  • E.

    Ela mapeou todas as habilidades necessárias para a boa execução de tarefas dos funcionários, apresentou-as na intranet da empresa para que os trabalhadores pudessem planejar seu desenvolvimento e estabeleceu um plano de remuneração por habilidades.

Segundo George Milkovich e John Boudreau, um sistema de informações de Recursos Humanos (SIRH) é “um procedimento sistemático para coletar, armazenar, manter, recuperar e validar dados necessários a uma organização sobre seus recursos humanos, atividades de pessoal e características da unidade da organização”. Considerando-se a afirmação de Milkovich e Boudreau, constata-se que

  • A.

    a função de saída de um SIRH inclui procedimentos de quem coleta os dados, de quando e de como estes são processados.

  • B.

    a função mais visível de um SIRH é o resultado do processamento que, para gerar resultados de valor, demanda sistemas informatizados e programas sofisticados.

  • C.

    o SIRH precisa ser complexo, formal, extensivo e informatizado.

  • D.

    um modelo deve ser seguido por todas as organizações que desejam estruturar e implementar um SIRH.

  • E.

    um dos grandes desafios da gestão de SIRH diz respeito a violações de privacidade e à garantia da segurança da informação.

Quais as fases de decisão, cronologicamente dispostas na cadeia de suprimentos que, se otimizadas, exercem grande impacto na lucratividade da logística da empresa e no sucesso da empresa como um todo?

  • A.

    Investimento, controle e operação

  • B.

    Sistematização, planejamento e controle

  • C.

    Projeto, planejamento e operação

  • D.

    Operação, controle e avaliação

  • E.

    Organização, projeto e investimento

No que diz respeito ao Planejamento e Controle da Produção (PCP) em uma indústria manufatureira, considere as afirmativas a seguir.

I - O PCP tem como incumbência transformar informações recebidas sobre os estoques existentes, previsão de vendas, linha de produção e capacidade produtiva em ordens de fabricação.

II - O PCP tem o propósito de garantir que a produção ocorra eficazmente, utilizando em produtos e serviços os recursos produtivos que estejam disponíveis.

III - O PCP coordena e utiliza os recursos produtivos de maneira a atender da melhor maneira possível aos planos definidos nos níveis estratégico, tático e operacional da organização.

É verdadeiro o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

A atividade de logística industrial identifica a superposição de vários sistemas, dentre os quais, o Sistema Operacional, que é aquele que

  • A.

    determina a sequência e o modo como as tarefas necessárias à prestação dos serviços logísticos devem ser executadas.

  • B.

    determina as tarefas que serão executadas para o deslocamento de materiais com segurança e de forma mais econômica.

  • C.

    estabelece a importância hierárquica da organização e disponibiliza os recursos para transporte externo de produtos.

  • D.

    planeja a otimização dos recursos, a qualidade dos serviços a serem prestados e o controle dos ativos e do patrimônio.

  • E.

    registra todas as transações processadas na logística industrial, garantindo a fidelidade dos dados em relação às existências físicas.

Sobre as dimensões da Responsabilidade Empresarial, considere as afirmativas abaixo.

I - A filantropia envolve projetos de ação social, não ligados, necessariamente, aos negócios das empresas, sendo uma fonte de fundos para causas de caridade.

II - As ações sociais buscam beneficiar alguns grupos, sendo insuficientes como o único parâmetro para avaliar a responsabilidade social de empresas.

III - A responsabilidade social das empresas envolve atitude, ações e relações com diversos grupos sociais.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II, III.

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