Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A amplitude dos canais de distribuição é representada pelo número de empresas que nela atuam, e cada modalidade de distribuição tem características próprias. A distribuição do tipo intensiva é direcionada a produtos

  • A.

    de consumo frequente, exigindo apenas um distribuidor atuando em cada região demarcada pelo fabricante.

  • B.

    de compra comparada, e existe mais do que um distribuidor atuando em certa região, o que garante condições limitadas de acesso aos produtos.

  • C.

    de compra rotineira, exigindo a disponibilização do produto em grande quantidade de lojas de cada região.

  • D.

    especiais, com apenas uma empresa revendedora atuando em mercado indicado.

  • E.

    que envolvem pesquisa antes da compra, exigindo que o fabricante disponibilize sua mercadoria em quantidade limitada de lojas em cada região.

A definição de Competência está baseada em três dimensões chamadas de CHA, letras que têm, respectivamente, a seguinte correspondência:

  • A.

    conhecimento, habilidade e atitude

  • B.

    conhecimento, hábito de segurança e apresentação pessoal

  • C.

    criatividade, habilidade e atitude

  • D.

    criatividade, hábito de segurança e apresentação pessoal

  • E.

    criatividade, hábito de segurança e atitude

Em um determinado estoque, o consumo diário de um item de estoque é constante e igual a 30 unidades, incluindo fins de semana e feriados. Sabe-se que o saldo de estoque, no início do dia 1 do mês, era de 500 unidades, e, ao final do dia 30, esse saldo foi de 200 unidades. O gerente de armazenamento perdeu os registros de entrada desse material, mas tem certeza de que foram realizadas duas entradas de quantidades idênticas no mês em questão. Se o ponto de ressuprimento é de 200 unidades, e o tempo de reposição (lead-time) do fornecedor é de 3 dias, conclui-se que houve entradas em estoque nos dias

  • A.

    5 e 19

  • B.

    10 e 20

  • C.

    11 e 25

  • D.

    13 e 23

  • E.

    14 e 26

  • A.

    I - P , II - P , III - Q

  • B.

    I - P , II - Q , III - P

  • C.

    I - Q , II - P , III - P

  • D.

    I - Q , II - P , III - Q

  • E.

    I - Q , II - Q , III - P

Atualmente, a complexidade dos cenários macroeconômicos afeta as organizações empresariais quanto ao seu posicionamento no mercado, à sua estruturação para atendimento às demandas e a várias outras atividades que precisam ser realizadas para que a empresa possa ter uma boa perspectiva em relação à competitividade e à sua sobrevivência no mercado. Nessa perspectiva, a função da administração que considera os cenários macroeconômicos para a elaboração das estratégias é a(o)

  • A.

    organização.

  • B.

    direção.

  • C.

    coordenação.

  • D.

    controle.

  • E.

    planejamento.

A tarefa da Administração consiste em interpretar os objetivos propostos pela empresa e traduzi-los em ação empresarial, da melhor maneira possível, por meio do(a)

  • A.

    planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de atingir tais objetivos.

  • B.

    planejamento, organização e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e nos níveis gerenciais da empresa, a fim de atingir tais objetivos.

  • C.

    planejamento e controle de todos os esforços realizados nas áreas estratégicas e nos níveis gerenciais da empresa, a fim de atingir tais objetivos.

  • D.

    planejamento e mapeamento de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de atingir objetivos de baixo custo.

  • E.

    organização e controle de todos os esforços realizados nas áreas estratégicas e nos níveis gerenciais da empresa, a fim de atingir tais objetivos.

Acerca dos métodos de estabelecimento de preços, NÃO é correto afirmar que o preço

  • A.

    de Markup acrescenta uma margem padrão ao custo do produto, tornando-o independente do volume de vendas.

  • B.

    de Retorno-Alvo determina o preço, de forma a assegurar o Retorno sobre o Investimento (ROI).

  • C.

    de Valor Percebido ajusta-se bem à ideia de posicionamento do produto, em que uma empresa pode mostrar ao cliente que este manterá a mesma margem de lucro, com o preço estipulado.

  • D.

    de Mercado baseia-se nos preços cobrados pelos concorrentes, dedicando menor atenção a seus próprios custos ou à demanda.

  • E.

    com base na Concorrência não explora diretamente o valor para os clientes, e como não há informações sobre os custos dos concorrentes, pode-se ter o custo mais alto e não poder oferecer um preço mais baixo ou ao mesmo nível da concorrência e sobreviver.

Com respeito ao desenho inicial de um processo, analise as afirmativas abaixo.

I - O escopo do processo apresenta a missão e o limite, ou seja, o conteúdo, o início e o término.

II - O diagrama da cadeia de valor do processo envolve fornecedores, entradas, subprocessos, saídas e clientes.

III - O mapa do processo revela a sequência através da qual as atividades são executadas e quem executa cada uma delas.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

A classificação de materiais é o processo de aglutinação por características semelhantes, e determina grande parte do sucesso no gerenciamento de estoques. São critérios de classificação de recursos materiais, EXCETO a(o)

  • A.

    periculosidade.

  • B.

    perecibilidade.

  • C.

    importância operacional.

  • D.

    possibilidade de fazer ou comprar.

  • E.

    preço unitário.

Considere as afirmativas abaixo a respeito de programas de treinamento, baseados em competências, adotados por uma empresa de modo a tornar as pessoas mais produtivas, criativas e inovadoras, contribuindo ainda mais para o desempenho organizacional.

I - É necessário preparar o ocupante para o desempenho no cargo ao invés de desenvolver competências individuais.

II - É necessário o desenvolvimento de competências essenciais para o negócio ao invés de treinamento para a ocupação de um cargo.

III - É necessário priorizar a rapidez na construção e no desenvolvimento de competências para o negócio, ao invés da rapidez, da qualidade e do baixo custo do treinamento.

Está correto APENAS o que se afirma em

  • A.

    I

  • B.

    II

  • C.

    III

  • D.

    I e II

  • E.

    II e III

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...