Lista completa de Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Dentro da estrutura de um contrato de compra e venda internacional, os direitos e obrigações recíprocos do exportador e do importador são regulados pelos Incoterms, que consolidam as responsabilidades das partes. A modalidade na qual o exportador é responsável pelos custos de transporte e seguro da carga, somente até que seja embarcada no navio, é classificada como
DDU
DDP
FOB
EXW
CPT
Sobre o modal ferroviário, seus equipamentos e características de desempenho é INCORRETO afirmar que
apresenta o menor custo fixo dentre todos os modais e maior custo variável.
oferece capacidade de transportar grandes volumes de carga em longas distâncias, com média a alta variabilidade de tempo de trânsito.
é indicado para transportar matérias-primas como carvão, madeira e produtos químicos e também produtos de baixo valor agregado, como alimentos, papel e produtos de madeira.
há redução do tempo exigido no intercâmbio de vagões com o uso de vagões articulados com chassi estendido para carregar diversos contêineres em uma única unidade flexível.
há duplicação da capacidade de cada vagão ao se utilizarem vagões-plataforma construídos para transportar dois níveis de contêineres.
Os principais executivos de uma confecção de lingeries optaram por desenvolver um modelo de tomada de decisão visando à otimização da produção e ao fornecimento de uma estrutura lógica consistente. Sobre os motivos para escolha de um modelo de tomada de decisão, considere as afirmativas abaixo.
I - A adoção do modelo de tomada de decisão força a identifi cação e o registro dos tipos de decisões que infl uenciam os objetivos estratégicos da organização.
II - A adoção do modelo de tomada de decisão força o pensamento cuidadoso sobre variáveis quantifi cáveis e defi nições correspondentes.
III - A adoção do modelo de tomada de decisão permite o reconhecimento de restrições (limitações) nos valores que as variáveis podem assumir.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
ferroviário e rodoviário.
ferroviário e aéreo.
rodoviário e rodoviário.
rodoviário e aéreo.
rodoviário e ferroviário.
A teoria da administração que apresentou mudança de abordagem na concepção organizacional, deslocando a visão de dentro para fora da organização, enfatizando o ambiente e as demandas ambientais sobre a dinâmica organizacional, é denominada Teoria
da Contingência
da Burocracia
Neoclássica
Comportamental
Estruturalista
O planejamento logístico envolve decisões de nível estratégico, tático e operacional, cujos resultados interagem e culminam na prestação de serviço ao cliente. São decisões inerentes ao planejamento logístico, EXCETO a que engloba
mix de produtos, preço, pontos de venda e definição de requisitos do cliente.
localização geográfica de pontos de estocagem, número e tamanho dos centros de distribuição.
nível de serviço, taxa de disponibilidade de produtos e níveis de estoque.
métodos de controle de estoque e previsão de demanda de itens.
seleção de modal, tamanho de carregamento, roteirização e programação.
O transporte é, geralmente, um elemento muito importante nos custos logísticos para a maioria das empresas, sendo alta sua incidência no preço final dos produtos. Quanto aos critérios de desempenho utilizados na escolha dos modais mais adequados, afirma-se que
o tempo em trânsito refere-se ao tempo médio que um carregamento leva para se deslocar de sua origem ao seu destino, excluídos os tempos de desembaraço alfandegário e outras paradas não previstas.
o preço do serviço de transporte é a soma dos custos de manuseio, depreciação e taxas legais de transporte.
os riscos de perdas e danos têm pouco impacto sobre o preço do serviço, porém escondem custos, como reclamações de clientes e perda de receitas.
a intermodalidade deve ser considerada pela agilidade proporcionada pelo intercâmbio de equipamentos, porém sua aceitação ainda é limitada no mercado.
a variabilidade do tempo de trânsito refere-se às diferenças usuais que ocorrem entre os embarques por vários modais, em carregamentos que têm pares distintos de origem-destino.
I Q , II P , III R
I Q , II S , III P
I P , II Q , III R
I P , II R , III Q
I R , II P , III S
O Incoterm (International Commercial Term / Termo Internacional de Comércio) que significa que a mercadoria foi entregue livre no costado do navio é representado pelo termo
FOB
CIF
FCA
FAS
EXW
Qual Incoterm deve ser utilizado para transporte multimodal?
DEQ
CFR
DES
CIF
CIP
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...