Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Dentro da estrutura de um contrato de compra e venda internacional, os direitos e obrigações recíprocos do exportador e do importador são regulados pelos Incoterms, que consolidam as responsabilidades das partes. A modalidade na qual o exportador é responsável pelos custos de transporte e seguro da carga, somente até que seja embarcada no navio, é classificada como

  • A.

    DDU

  • B.

    DDP

  • C.

    FOB

  • D.

    EXW

  • E.

    CPT

Sobre o modal ferroviário, seus equipamentos e características de desempenho é INCORRETO afirmar que

  • A.

    apresenta o menor custo fixo dentre todos os modais e maior custo variável.

  • B.

    oferece capacidade de transportar grandes volumes de carga em longas distâncias, com média a alta variabilidade de tempo de trânsito.

  • C.

    é indicado para transportar matérias-primas como carvão, madeira e produtos químicos e também produtos de baixo valor agregado, como alimentos, papel e produtos de madeira.

  • D.

    há redução do tempo exigido no intercâmbio de vagões com o uso de vagões articulados com chassi estendido para carregar diversos contêineres em uma única unidade flexível.

  • E.

    há duplicação da capacidade de cada vagão ao se utilizarem vagões-plataforma construídos para transportar dois níveis de contêineres.

Os principais executivos de uma confecção de lingeries optaram por desenvolver um modelo de tomada de decisão visando à otimização da produção e ao fornecimento de uma estrutura lógica consistente. Sobre os motivos para escolha de um modelo de tomada de decisão, considere as afirmativas abaixo.

I - A adoção do modelo de tomada de decisão força a identifi cação e o registro dos tipos de decisões que infl uenciam os objetivos estratégicos da organização.

II - A adoção do modelo de tomada de decisão força o pensamento cuidadoso sobre variáveis quantifi cáveis e defi nições correspondentes.

III - A adoção do modelo de tomada de decisão permite o reconhecimento de restrições (limitações) nos valores que as variáveis podem assumir.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    I, II e III.

  • A.

    ferroviário e rodoviário.

  • B.

    ferroviário e aéreo.

  • C.

    rodoviário e rodoviário.

  • D.

    rodoviário e aéreo.

  • E.

    rodoviário e ferroviário.

A teoria da administração que apresentou mudança de abordagem na concepção organizacional, deslocando a visão de dentro para fora da organização, enfatizando o ambiente e as demandas ambientais sobre a dinâmica organizacional, é denominada Teoria

  • A.

    da Contingência

  • B.

    da Burocracia

  • C.

    Neoclássica

  • D.

    Comportamental

  • E.

    Estruturalista

O planejamento logístico envolve decisões de nível estratégico, tático e operacional, cujos resultados interagem e culminam na prestação de serviço ao cliente. São decisões inerentes ao planejamento logístico, EXCETO a que engloba

  • A.

    mix de produtos, preço, pontos de venda e definição de requisitos do cliente.

  • B.

    localização geográfica de pontos de estocagem, número e tamanho dos centros de distribuição.

  • C.

    nível de serviço, taxa de disponibilidade de produtos e níveis de estoque.

  • D.

    métodos de controle de estoque e previsão de demanda de itens.

  • E.

    seleção de modal, tamanho de carregamento, roteirização e programação.

O transporte é, geralmente, um elemento muito importante nos custos logísticos para a maioria das empresas, sendo alta sua incidência no preço final dos produtos. Quanto aos critérios de desempenho utilizados na escolha dos modais mais adequados, afirma-se que

  • A.

    o tempo em trânsito refere-se ao tempo médio que um carregamento leva para se deslocar de sua origem ao seu destino, excluídos os tempos de desembaraço alfandegário e outras paradas não previstas.

  • B.

    o preço do serviço de transporte é a soma dos custos de manuseio, depreciação e taxas legais de transporte.

  • C.

    os riscos de perdas e danos têm pouco impacto sobre o preço do serviço, porém escondem custos, como reclamações de clientes e perda de receitas.

  • D.

    a intermodalidade deve ser considerada pela agilidade proporcionada pelo intercâmbio de equipamentos, porém sua aceitação ainda é limitada no mercado.

  • E.

    a variabilidade do tempo de trânsito refere-se às diferenças usuais que ocorrem entre os embarques por vários modais, em carregamentos que têm pares distintos de origem-destino.

  • A.

    I – Q , II – P , III – R

  • B.

    I – Q , II – S , III – P

  • C.

    I – P , II – Q , III – R

  • D.

    I – P , II – R , III – Q

  • E.

    I – R , II – P , III – S

O Incoterm (International Commercial Term / Termo Internacional de Comércio) que significa que a mercadoria foi entregue livre no costado do navio é representado pelo termo

  • A.

    FOB

  • B.

    CIF

  • C.

    FCA

  • D.

    FAS

  • E.

    EXW

Qual Incoterm deve ser utilizado para transporte multimodal?

  • A.

    DEQ

  • B.

    CFR

  • C.

    DES

  • D.

    CIF

  • E.

    CIP

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...