Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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As organizações estão expostas aos mais variados tipos de riscos, classificados como: risco operacional, de mercado, de liquidez, de crédito, de imagem, estratégico e legal. Entende-se como risco de crédito a probabilidade de perda financeira

  • A. causada por um movimento negativo dos preços de mercado, variação nas taxas de juros e preços de ações.
  • B. procedente da incapacidade da empresa em fazer frente às suas obrigações financeiras.
  • C. gerada por uma falha no sistema de informações da empresa ou por um erro humano na execução dos procedimentos internos.
  • D. ocasionada pela incapacidade jurídica do cumprimento de contratos feitos, ou que teria origem em processos ou julgamentos contrários aos interesses da empresa.
  • E. originada da falta de cumprimento da obrigação de pagar por parte de um tomador de empréstimo ou uma contraparte em uma transação comercial.

A Lei Sarbanes-Oxley, criada nos Estados Unidados em 2002, realizou uma série de exigências para as empresas que possuem ações na Bolsa de Nova Iorque, todas praticamente ligadas a boas práticas de ética e governança corporativa. Na seção 404, essa Lei determina uma avaliação

  • A. periódica do sistema integrado de gestão da empresa para elaboração de relatórios de governança corporativa.
  • B. periódica do sistema de controles internos que suportará a emissão dos relatórios financeiros e deverá ser emitido em conjunto com o relatório da auditoria interna, atestando a veracidade das informações.
  • C. mensal do sistema de controles internos com a emissão de um relatório pela auditoria interna, atestando a aderência da Companhia às boas práticas de ética e governança corporativa.
  • D. anual dos controles internos para elaboração dos relatórios financeiros, adicionados à emissão de relatório por auditoria independente, atestando a eficiência e a eficácia desses controles.
  • E. anual das práticas de governança corporativa atestada pela equipe de auditoria interna da Companhia.

A atividade de armazenagem é um dos pontos-chave dentro do processo de logística de uma empresa e é constituída por um conjunto de funções. Nesse contexto, analise as funções a seguir. I - Recepção II - Descarga III - Carregamento IV - Arrumação e conservação V - Direcionamento Correspondem à atividade de armazenagem APENAS as funções

  • A. I, II, III.
  • B. II, III e IV.
  • C. III, IV e V.
  • D. I, II, III e IV.
  • E. I, III, IV e V.

A escolha correta do modal para realização do transporte de mercadoria é fundamental para que a empresa não tenha prejuízos em seu processo de logística. O modal mais adequado para o transporte de mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes e de urgência na entrega é o

  • A. rodoviário.
  • B. hidroviário.
  • C. aéreo.
  • D. marítimo.
  • E. ferroviário.

Segundo o PMI (Project Management Institute), projeto é um esforço temporário empreendido para alcançar um objetivo específico. Nesse sentido, gerenciamento de projetos é a

  • A. aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas em atividades que irão atender aos requisitos de um projeto.
  • B. aplicação de recursos tecnológicos para execução de projetos específicos definidos pela empresa.
  • C. adaptação das ferramentas e normas organizacionais de acordo com os projetos da empresa.
  • D. adequação de recursos e normas internas à realidade de um projeto na organização.
  • E. gestão de recursos orçamentários visando ao pleno atendimento das necessidades de um projeto.

  • A.

    I – P , II – Q , III – R

  • B.

    I – Q , II – R , III – P

  • C.

    I – Q , IV – R

  • D.

    I – P , II – R

  • E.

    II – P , IV – R

Nos processos de conversão do conhecimento, aquele que incorpora o conhecimento explícito ao conhecimento tácito é a

  • A. combinação.
  • B. socialização.
  • C. externalização.
  • D. internalização.
  • E. efetivação.

O aproveitamento do conhecimento desenvolvido pelos indivíduos numa organização depende de um modelo de gestão do conhecimento, que é caracterizado por três etapas principais:

  • A. aquisição, armazenamento e distribuição.
  • B. prospecção, monitoramento e disseminação.
  • C. seleção, organização e transferência.
  • D. tratamento, representação e comunicação.
  • E. identificação, segmentação e compartilhamento.

As organizações, via de regra, são estruturadas em níveis organizacionais. Em cada um desses níveis, o administrador assume funções diferentes. Associe cada um dos níveis às suas características.

As associações corretas são:

  • A.

    I - P , II - Q , III - R

  • B.

    I - P , II - R , III - S

  • C.

    I - Q , II - R , III - P

  • D.

    I - Q , II - S , III - R

  • E.

    I - S , II - Q , III - P

Na metodologia de gestão do conhecimento, o processo se inicia com a fase da definição da

  • A. infraestrutura tecnológica.
  • B. competência dos colaboradores.
  • C. estratégia organizacional.
  • D. implantação dos processos de negócios.
  • E. determinação dos indicadores de avaliação.
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