Lista completa de Questões de Administração da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que se refere a administração de recursos humanos e comportamento organizacional, julgue os itens subseqüentes.
Exposição oral, discussão em grupo e estudo de caso são estratégias a serem utilizadas em treinamentos.
Administração - Abordagem Comportamental da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue se cada item de 93 a 97 apresenta uma característica do desenvolvimento organizacional (DO) seguida de um comentário relativo a essa característica.
Focalização em uma parte específica da organização o DO procura identificar problemas que afetam setores específicos da organização, não priorizando aqueles que afetam a organização como um todo.
Administração - Abordagem Estruturalista da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, relativos ao planejamento estratégico e organizacional.
O método PES considera os fundamentos da organização burocrática de Max Weber ao sugerir que a análise dos balanços de gestão política, de gestão macroeconômica de intercâmbio de problemas e o balanço global sejam analisados a partir da identificação da eficácia formal ou técnica e da eficácia material ou política.
Administração - Abordagem Humanística da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Quanto ao desenvolvimento de equipes de trabalho, julgue os itens subseqüentes.
A existência de fortes vínculos afetivos em equipes de trabalho não resultam necessariamente em melhores desempenhos coletivos. Assim, coesão em equipes não constitui preditor de performance elevada.
Administração - Administração da Qualidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A gestão da qualidade exige o desenvolvimento e a qualificação de processos, materiais e fornecedores de modo a garantir a qualidade na fabricação e montagem de equipamentos, bem como na realização de medições, calibrações, testes e ensaios. No Brasil, os sistemas de qualidade de empresas que querem fornecer produtos e serviços com qualidade internacional são orientados pelas normas da série ISO 9000. Os laboratórios de calibração e ensaios brasileiros devem atender à norma ABNT ISO/IEC 17025 (2001) de modo a comprovarem qualidade e competência técnica na realização de seus trabalhos. Considerando as principais definições associadas à garantia da qualidade de projetos e serviços, julgue os itens seguintes.
A principal característica da Norma ABNT ISO/IEC 17025 é ser mais exigente que as normas da série ISO 9000, pois, além de exigir a garantia da confiabilidade do sistema da qualidade, exige também a comprovação da competência técnica.
Administração - Administração Financeira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Para muitas organizações, mais difícil do que integrar seus processos de negócio e gerar informações sobre seu desempenho, é utilizar esses dados para elaborar projeções financeiras que possam demonstrar com adequada assertividade sua visão de futuro. Por outro lado, os acionistas pressionam cada vez mais para verem atendidas as suas expectativas de resultado, estando a ausência ou má-elaboração do acompanhamento do orçamento entre as principais razões para o não-atendimento dessas expectativas. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
Mesmo que seja mal-estruturado, um processo orçamentário não consegue ocultar variáveis importantes para o negócio.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Por muito tempo, as organizações utilizaram os sistemas de avaliação de desempenho humano como estratégia para controlar e monitorar as rotinas de seus empregados, de forma que uma das principais críticas aos modelos tradicionais de avaliação refere-se justamente ao pouco envolvimento dos empregados no sistema de avaliação e, ainda, à preocupação com a técnica empregada em detrimento dos resultados obtidos. É nesse cenário que estratégias alternativas de avaliação ganham cada vez mais espaço nas organizações. Acerca da avaliação por competências, julgue os itens subseqüentes.
Os critérios de avaliação devem ser claros, negociados e legitimados, devendo originar-se das necessidades da organização contrapostas a sua cultura, suas crenças, seus valores e seus objetivos.
Ricardo é gerente de determinada unidade administrativa do HEMOPA e tem sob sua coordenação uma equipe de cinco agentes administrativos. Ele é responsável pelo planejamento e pela organização, manutenção e supervisão de todas as ações administrativas do setor.
Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens que se seguem relativos às noções de arquivamento e procedimentos administrativos.
As redações de expedientes produzidas pela equipe da unidade gerenciada por Ricardo podem apresentar estilos e padrões personalizados.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito de reengenharia organizacional e de qualidade e produtividade nas organizações, julgue os itens subseqüentes.
O diagrama Ishikawa, ou espinha de peixe, utiliza a divisão das possíveis causas dos problemas por classes. Trata-se de um levantamento quantitativo dos problemas e é usado para consolidar a análise dos problemas encontrados.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que se refere a administração de recursos humanos e comportamento organizacional, julgue os itens subseqüentes.
Uma variedade de estilos de treinamento é utilizada quando se desconhece o estilo preferido do empregado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...