Lista completa de Questões de Administração da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Administração de Estoques - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação à administração de recursos materiais, julgue os itens subsecutivos.
A ferramenta de administração denominada just in time é um modelo de gestão de estoques que busca reduzir o desperdício.
Considerando que o ambiente organizacional é formado por grupos, equipes e relacionamentos entre indivíduos, assinale a opção correta.
As equipes de trabalho se caracterizam pelo esforço coletivo, pela responsabilidade que compartilham por resultados globais, pelos objetivos de trabalho partilhados e pelas unidades autônomas ou semiautônomas.
As equipes de trabalho precisam ter um líder formal, cuja função é organizar o desenvolvimento do trabalho, conduzir a equipe para o alcance das metas e intermediar a comunicação com os superiores.
O poder de referência expressa uma relação psicológica, que se traduz na influência dos outros por meio de retenção total ou da transmissão parcial do conhecimento adquirido por um dos membros do grupo.
As equipes de trabalho cujas metas não são claramente identificáveis pelos seus integrantes constituem um exemplo de equipes com atribuições complexas.
Os grupos sociais estabelecem normas de comportamento que podem direcionar o comportamento dos seus membros, desde que não violem as leis e regras explícitas das organizações.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Em relação à gestão da qualidade, julgue os itens de 85 a 90.
O Ciclo de Deming, originalmente desenvolvido por Shewart, é aplicável tanto para gerenciar rotinas quanto para subsidiar processos de gerenciamento de projetos.
Administração - Ética e responsabilidade Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens subsequentes, relativos a gestão administrativa, associações, sindicatos e cooperativas.
As cooperativas e associações podem distribuir os resultados financeiros entre os seus cooperados e associados, desde que respeitem o limite mínimo de aplicação no fundo de reserva e no fundo de assistência técnica e educacional.
A partir de meados do século passado, o mundo do trabalho demandou uma intervenção, pois os trabalhadores estavam sofrendo de males que a fisiologia, a bioquímica e a medicina não explicavam. Assim, vários estudos se dedicaram a entender as relações da organização com os empregados, a segurança, o adoecimento e, atualmente, a qualidade de vida no trabalho. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
A qualidade de vida no trabalho consiste em uma série de atividades (ginástica laboral, esporte para trabalhadores, programas de voluntariado) cujo objetivo é tornar o trabalho mais satisfatório e produtivo.
A ambiguidade de papéis pode ser exemplificada pelo caso de um gerente do posto de comando de uma loja de departamentos, cujas orientações para gerenciamento da equipe provenham de dois departamentos diferenciados e que, muitas vezes possuam consequências divergentes.
O controle sobre o trabalho se restringe à análise do quanto o ritmo de trabalho é definido pela máquina ou do quanto a máquina define quando o empregado deve agir.
As estratégias de mediação visam responder, do melhor modo possível, à diversidade de contradições que caracteriza o custo humano do trabalho, podendo, muitas vezes, superar efeitos nocivos das condições de trabalho.
A abordagem mais adequada para programas de combate ao uso do álcool é aquela que combina exemplos de prejuízos relacionados ao álcool com estímulo a atividades de lazer e socialização alternativas. Tais iniciativas garantem a efetividade do programa.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Em relação à gestão da qualidade, julgue os itens de 85 a 90.
Crosby, considerado o pai da filosofia zero defeito, quando da elaboração da sua definição de qualidade, levou em consideração fatores como problemas com a matéria-prima e erros de concepção do projeto.
Assinale a opção correta com relação a planejamento, organização, direção e controle.
O processo de planejamento por cenários leva em consideração apenas projeções e decisões passadas.
A fase de controle permeia todo o processo de gestão administrativa de uma organização.
O planejamento tático refere-se às operações da área técnica.
A divisão do trabalho dificulta a fase de controle de um projeto
A departamentalização funcional nas organizações é embasada na divisão de áreas por produtos.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito de comunicação nas organizações e cultura organizacional, julgue os itens que se seguem.
As redes de comunicação formais prevalecem no ambiente organizacional, razão por que as redes informais de comunicação devem ser desconsideradas como fontes de informação.
O novo diretor de determinado órgão público pretende reestruturar as jurisdições das chefias e da unidade de comando. Após a reestruturação, pretende, ainda, tornar os diversos setores do órgão aptos a gerenciar diferentes projetos demandados pelo restante da organização.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Ao departamentalizar, o diretor deve considerar os aspectos de ordem formal e informal.
No que tange à gerência e à visão estratégica das organizações, assinale a opção correta.
A análise do ambiente interno da empresa para construção do planejamento operacional é realizada pela gerência intermediária.
Entendem-se por pontos fracos as variáveis externas e não controláveis que criam condições desfavoráveis para as empresas.
Denominam-se oportunidades as variáveis internas e controláveis que propiciam uma condição favorável para a empresa em relação ao seu ambiente.
Denominam-se ameaças as variáveis externas e não controláveis que criam condições desfavoráveis para as empresas.
Entendem-se por pontos fortes as variáveis externas e não controláveis que criam condições favoráveis para a empresa.
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