Questões de Administração da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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A teoria de Nonaka e Takeuchi trata do processo de criação do conhecimento e preconiza a existência do conhecimento tácito e explícito. Acerca da criação do conhecimento e do processo de conversão do conhecimento, assinale a opção correta.

  • A.

    No processo de conversão do conhecimento, a internalização corresponde à transformação do conhecimento tácito em conhecimento explícito.

  • B.

    A socialização pode ser entendida como a conversão do conhecimento tácito em novo conhecimento tácito.

  • C.

    A externalização corresponde à articulação do conhecimento tácito em conceitos implícitos.

  • D.

    Programas de treinamento formal não podem ser considerados ferramentas de combinação do processo de conversão do conhecimento.

  • E.

    O método de ensino denominado aprender fazendo provoca o processo de criação do conhecimento conhecido como socialização.

Apesar da necessidade de mudança na cultura de vários órgãos, a legislação em vigor já permite a incorporação de alguns parâmetros da gestão por competências em instituições públicas. A partir dessa afirmação, julgue os próximos itens.

A gestão por competências pressupõe maior autonomia para o indivíduo, o que dificulta a sua aplicação no setor público, tendo em vista a rigidez organizacional própria desse setor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, referentes à dinâmica das organizações.

Organizações que adotam cultura individualista têm como principal forma de controle o controle externo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Determinada empresa de manufatura vem tendo problemas financeiros devido ao aumento da competitividade. A sua diretoria, representada pelo presidente João Marco, optou por cortes de pessoal para reduzir os custos variáveis e encarregou o gerente de recursos humanos, Luís Cláudio, de efetivar as demissões. Luís Cláudio, após uma análise do quadro de pessoal da empresa, decidiu iniciar o processo em um grupo de nove empregados da área de informática, que, após a informatização da empresa, estava com capacidade ociosa. Apesar de a empresa não apresentar uma política planejada de gestão do desempenho, Luís Cláudio decidiu pautar as demissões por esse critério. Para tanto, ele tomou as seguintes decisões: escolheu uma sexta-feira para informar ao grupo sobre a demissão e chamou cada empregado pessoalmente para dar a notícia. Ele iniciava a conversa dando devolução da avaliação de desempenho do demitido, ressaltando os pontos fracos, a fim de justificar a demissão.

A respeito dessa situação hipotética e da avaliação de desempenho, assinale a opção correta.

  • A.

    Os termos critérios ou indicadores na avaliação de desempenho dizem respeito às definições e à operacionalização do bom desempenho, anteriores ao ciclo de avaliação.

  • B.

    A situação descrita retrata o uso adequado da avaliação de desempenho, pois a demissão fundamentada de empregados minimiza a percepção de injustiça.

  • C.

    A avaliação de desempenho é caracterizada pelo processo no qual o avaliador observa e registra os comportamentos e(ou) resultados, remove obstáculos ao desempenho satisfatório, discute objetivos e planeja ações para melhorar os níveis de produtividade do empregado.

  • D.

    Os dados acerca do desempenho no trabalho servem para aferir os níveis de produtividade organizacional quando são concebidos como somatório.

  • E.

    Os resultados da avaliação de desempenho não devem ser usados para fins de demissão de funcionários, o que desvirtua a filosofia da avaliação.

A capacidade de notar diferentes estados de ânimo, intenções, motivações, mudanças de humor, ou até mesmo reconhecer qual é o melhor momento para tratar de determinado assunto refere-se a determinado tipo de inteligência. De acordo com a teoria das múltiplas inteligências, essa descrição corresponde à inteligência do tipo

  • A.

    intrapessoal.

  • B.

    linguística.

  • C.

    interpessoal.

  • D.

    espacial.

  • E.

    corporal-cinestésica.

Apesar da necessidade de mudança na cultura de vários órgãos, a legislação em vigor já permite a incorporação de alguns parâmetros da gestão por competências em instituições públicas. A partir dessa afirmação, julgue os próximos itens.

Os resultados esperados da gestão por competências são diferentes para o setor público e o privado, pois o setor privado visa à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências organizacionais; e o setor público visa à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências individuais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das expectativas atuais relativas à atuação estratégica da área de gestão de pessoas, assinale a opção correta.

  • A.

    A gestão de pessoas se torna estratégica na medida em que consegue implantar as ações para adequar as pessoas às suas atividades e promover a qualidade de vida nas organizações.

  • B.

    A área de gestão de pessoas pode orientar políticas e ações, visando à aquisição das competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais.

  • C.

    A área de gestão de pessoas privilegia a especialização e a manutenção de cargos com tarefas bem definidas.

  • D.

    Cada atividade da área de gestão de pessoas deve estar integrada verticalmente somente, de modo a se alinhar às demais funções, ações e atividades desenvolvidas pela organização.

  • E.

    A filosofia da empresa é mais duradoura e estável, e, por isso, as políticas de recursos humanos devem primar pelo mesmo pressuposto.

Considerando as relações com os empregados e os sistemas de informações de recursos humanos, julgue os próximos itens.

Um aspecto crítico da ARH é a solução de conflitos internos, sendo que, em geral, os conflitos pessoais são provocados por conflitos organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da sociedade da informação e da sociedade do conhecimento, assinale a opção correta.

  • A.

    A informação é resultado do conhecimento que o colaborador adquire com suas experiências profissionais.

  • B.

    Atualmente, em função da era da informação, o conhecimento não é mais o responsável pelas vantagens competitivas de uma organização.

  • C.

    Os modelos de gestão mais atuais preconizam o uso da informação e do conhecimento como diferencial para as organizações e essenciais para o desenvolvimento de vantagens competitivas.

  • D.

    A gestão do conhecimento e de competências é uma ferramenta de gestão operacional.

  • E.

    A sociedade da informação surgiu com o advento da Internet.

Apesar da necessidade de mudança na cultura de vários órgãos, a legislação em vigor já permite a incorporação de alguns parâmetros da gestão por competências em instituições públicas. A partir dessa afirmação, julgue os próximos itens.

Na gestão por competências os indivíduos que ocupam o mesmo cargo devem possuir remunerações iguais, independentemente de suas características e habilidades individuais.

  • C. Certo
  • E. Errado
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