Lista completa de Questões de Administração da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A teoria de Nonaka e Takeuchi trata do processo de criação do conhecimento e preconiza a existência do conhecimento tácito e explícito. Acerca da criação do conhecimento e do processo de conversão do conhecimento, assinale a opção correta.
No processo de conversão do conhecimento, a internalização corresponde à transformação do conhecimento tácito em conhecimento explícito.
A socialização pode ser entendida como a conversão do conhecimento tácito em novo conhecimento tácito.
A externalização corresponde à articulação do conhecimento tácito em conceitos implícitos.
Programas de treinamento formal não podem ser considerados ferramentas de combinação do processo de conversão do conhecimento.
O método de ensino denominado aprender fazendo provoca o processo de criação do conhecimento conhecido como socialização.
Administração - Gestão por Competência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Apesar da necessidade de mudança na cultura de vários órgãos, a legislação em vigor já permite a incorporação de alguns parâmetros da gestão por competências em instituições públicas. A partir dessa afirmação, julgue os próximos itens.
A gestão por competências pressupõe maior autonomia para o indivíduo, o que dificulta a sua aplicação no setor público, tendo em vista a rigidez organizacional própria desse setor.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, referentes à dinâmica das organizações.
Organizações que adotam cultura individualista têm como principal forma de controle o controle externo.
Determinada empresa de manufatura vem tendo problemas financeiros devido ao aumento da competitividade. A sua diretoria, representada pelo presidente João Marco, optou por cortes de pessoal para reduzir os custos variáveis e encarregou o gerente de recursos humanos, Luís Cláudio, de efetivar as demissões. Luís Cláudio, após uma análise do quadro de pessoal da empresa, decidiu iniciar o processo em um grupo de nove empregados da área de informática, que, após a informatização da empresa, estava com capacidade ociosa. Apesar de a empresa não apresentar uma política planejada de gestão do desempenho, Luís Cláudio decidiu pautar as demissões por esse critério. Para tanto, ele tomou as seguintes decisões: escolheu uma sexta-feira para informar ao grupo sobre a demissão e chamou cada empregado pessoalmente para dar a notícia. Ele iniciava a conversa dando devolução da avaliação de desempenho do demitido, ressaltando os pontos fracos, a fim de justificar a demissão.
A respeito dessa situação hipotética e da avaliação de desempenho, assinale a opção correta.
Os termos critérios ou indicadores na avaliação de desempenho dizem respeito às definições e à operacionalização do bom desempenho, anteriores ao ciclo de avaliação.
A situação descrita retrata o uso adequado da avaliação de desempenho, pois a demissão fundamentada de empregados minimiza a percepção de injustiça.
A avaliação de desempenho é caracterizada pelo processo no qual o avaliador observa e registra os comportamentos e(ou) resultados, remove obstáculos ao desempenho satisfatório, discute objetivos e planeja ações para melhorar os níveis de produtividade do empregado.
Os dados acerca do desempenho no trabalho servem para aferir os níveis de produtividade organizacional quando são concebidos como somatório.
Os resultados da avaliação de desempenho não devem ser usados para fins de demissão de funcionários, o que desvirtua a filosofia da avaliação.
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A capacidade de notar diferentes estados de ânimo, intenções, motivações, mudanças de humor, ou até mesmo reconhecer qual é o melhor momento para tratar de determinado assunto refere-se a determinado tipo de inteligência. De acordo com a teoria das múltiplas inteligências, essa descrição corresponde à inteligência do tipo
intrapessoal.
linguística.
interpessoal.
espacial.
corporal-cinestésica.
Administração - Gestão por Competência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Apesar da necessidade de mudança na cultura de vários órgãos, a legislação em vigor já permite a incorporação de alguns parâmetros da gestão por competências em instituições públicas. A partir dessa afirmação, julgue os próximos itens.
Os resultados esperados da gestão por competências são diferentes para o setor público e o privado, pois o setor privado visa à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências organizacionais; e o setor público visa à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências individuais.
Acerca das expectativas atuais relativas à atuação estratégica da área de gestão de pessoas, assinale a opção correta.
A gestão de pessoas se torna estratégica na medida em que consegue implantar as ações para adequar as pessoas às suas atividades e promover a qualidade de vida nas organizações.
A área de gestão de pessoas pode orientar políticas e ações, visando à aquisição das competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais.
A área de gestão de pessoas privilegia a especialização e a manutenção de cargos com tarefas bem definidas.
Cada atividade da área de gestão de pessoas deve estar integrada verticalmente somente, de modo a se alinhar às demais funções, ações e atividades desenvolvidas pela organização.
A filosofia da empresa é mais duradoura e estável, e, por isso, as políticas de recursos humanos devem primar pelo mesmo pressuposto.
Considerando as relações com os empregados e os sistemas de informações de recursos humanos, julgue os próximos itens.
Um aspecto crítico da ARH é a solução de conflitos internos, sendo que, em geral, os conflitos pessoais são provocados por conflitos organizacionais.
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito da sociedade da informação e da sociedade do conhecimento, assinale a opção correta.
A informação é resultado do conhecimento que o colaborador adquire com suas experiências profissionais.
Atualmente, em função da era da informação, o conhecimento não é mais o responsável pelas vantagens competitivas de uma organização.
Os modelos de gestão mais atuais preconizam o uso da informação e do conhecimento como diferencial para as organizações e essenciais para o desenvolvimento de vantagens competitivas.
A gestão do conhecimento e de competências é uma ferramenta de gestão operacional.
A sociedade da informação surgiu com o advento da Internet.
Administração - Gestão por Competência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Apesar da necessidade de mudança na cultura de vários órgãos, a legislação em vigor já permite a incorporação de alguns parâmetros da gestão por competências em instituições públicas. A partir dessa afirmação, julgue os próximos itens.
Na gestão por competências os indivíduos que ocupam o mesmo cargo devem possuir remunerações iguais, independentemente de suas características e habilidades individuais.
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