Lista completa de Questões de Administração da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Decisão em Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que se concerne à solução de problemas, à modelagem de sistemas e ao processo de construção de modelos, julgue os itens a seguir.
Em situações decisórias não repetíveis, especialistas podem ser substituídos por modelos de computador baseados em seus próprios julgamentos, uma vez que apreendem políticas, produzem previsões superiores em diversos domínios e utilizam técnicas diversas, como, por exemplo, a análise de regressão.
Jonas, gerente do departamento de materiais e patrimônio de determinado órgão público, após o devido planejamento, decidiu implantar um novo sistema informatizado de controle de materiais e de bens patrimoniais. Nessa situação e acerca de processos administrativos, é correto afirmar que Jonas realizou planejamento caracteristicamente
estratégico, de curto prazo, e envolve a organização como um todo.
tático, de longo prazo, e envolve uma tarefa ou operação.
planejamento desenvolvido por Jonas é caracteristicamente operacional, de médio prazo, e envolve o seu departamento.
estratégico, de longo prazo, e envolve uma tarefa ou operação.
tático, de médio prazo, e envolve o seu departamento.
Administração - Recompensas e Punições - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca dos temas, competências, identificação, mapeamento, avaliação e remuneração, julgue os itens subsequentes.
A remuneração por competências é a aquela que é feita a partir dos resultados objetivos (indicadores quantitativos) do desempenho do indivíduo na organização.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que concerne ao treinamento e à competência de aprender a aprender nas organizações, julgue os itens seguintes.
Aprender a aprender, considerado um dos quatro pilares da educação no século XXI, refere-se a competências humanas voltadas ao aprendizado contínuo, à seleção e à aquisição constante de novos conhecimentos.
Administração - Abordagens Clássicas da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Uma análise das teorias da administração permite que se compreendam, do ponto de vista histórico, as perspectivas priorizadas e a visão predominante em relação ao trabalho, em cada época. Acerca dessas teorias, assinale a opção correta.
A administração científica pressupõe mudanças frequentes na tecnologia e que não há estabilidade dos produtos.
As conclusões da experiência de Hawthorne possibilitaram o desenvolvimento da teoria da burocracia na administração.
O planejamento, o preparo dos trabalhadores, o controle e a execução são princípios da escola clássica da administração e da teoria científica preconizados por Fayol e Taylor.
A divisão e a especialização do trabalho surgiram com o desenvolvimento da teoria humanística na administração.
A teoria clássica apresenta um modelo de administração no qual todos os gestores devem estabelecer metas para suas administrações.
Administração - Administração da Qualidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Quanto à qualidade e a alguns dos prêmios nessa área, julgue os itens de 70 a 80.
A gestão embasada na qualidade total pressupõe que não se devem superar as expectativas e necessidades dos clientes, pois isso significa criar excessos na qualidade, o que representa desperdício, aumenta os custos e não é sequer percebido pelo cliente.
Administração - Admnistração de ONG'S - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A organização não governamental (ONG) Viver com Saúde possui programas de incentivo à prática desportiva, de monitoramento da saúde bucal, de divulgação sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, entre outros. A referida ONG atua exclusivamente no Distrito Federal (DF), mas pretende ampliar sua área de atuação para o estado de Goiás em face da realidade precária dos fornecedores de serviços de saúde das pequenas cidades do entorno do DF. Tal ampliação implicará um aumento de 70% nos custos da organização. Para tanto, a ONG terá de tomar decisões acerca do seu processo organizacional.
A partir da situação hipotética acima, julgue os itens a seguir com relação ao processo organizacional.
Considere a seguinte situação hipotética.
A ONG Viver com Saúde está divulgando na mídia do DF e de Goiás uma nova campanha alertando a população para a importância do aleitamento materno. Para gerir os resultados alcançados, decidiu-se analisar a quantidade média de doações para os bancos de leite antes e após a divulgação da campanha.
Nessa situação, a análise comparativa é ação inerente ao processo de planejamento da organização.
Julgue os itens subsequentes, relativos a planejamento, função integrante do processo administrativo.
I O planejamento é um processo permanente, continuamente realizado nas organizações, não se limitando a um único plano de ação.
II O planejamento é voltado para o futuro, pois é uma relação entre o que deve ser feito e o tempo disponível para sua consecução, sendo o presente irrelevante nesse contexto.
III O planejamento é uma técnica que visa à alocação de recursos humanos e não-humanos da organização, de modo a atingir a eficácia.
IV O planejamento é uma função administrativa que independe das demais funções para o seu pleno funcionamento.
V O planejamento é uma técnica capaz de inibir as mudanças e inovações impostas pelo ambiente, cuja função é minimizar as inovações e a necessidade de maiores adaptações da organização ao seu ambiente.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e V.
IV e V.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que concerne ao treinamento e à competência de aprender a aprender nas organizações, julgue os itens seguintes.
Análises de necessidades de treinamento, desenvolvimento e educação em organizações objetivam a análise de necessidades organizacionais de capacitação de pessoal.
Administração - Administração da Qualidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Quanto à qualidade e a alguns dos prêmios nessa área, julgue os itens de 70 a 80.
Os resultados organizacionais decompõem-se em três fatores: a relevância do resultado para o sucesso do negócio, a tendência ao longo do tempo e o nível atual de desempenho, avaliado por meio de comparações competitivas e(ou) setoriais e com referenciais de excelência. Tais resultados são buscados pelo setor privado. No entanto, o MEG tem como resultados a atingir, entre outros aspectos, a minimização das distorções no uso do dinheiro público.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...