Questões de Administração da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Administração da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito da política de monitoração de recursos humanos, assinale a opção correta.

  • A.

    Para a elaboração da folha de pagamento basta a utilização do cadastro de pessoal.

  • B.

    Nas organizações mais contemporâneas, a punição deve ser preferida à ação corretiva dos desvios de seus colaboradores.

  • C.

    O balanço social é uma demonstração à comunidade da contribuição de uma organização à coletividade.

  • D.

    A auditoria de recursos humanos é mais aplicada em empresas centralizadas e menores do que nas descentralizadas e maiores.

Com relação à avaliação e liderança, julgue os itens que se seguem.

Com relação à avaliação e liderança, julgue os itens que se seguem.

A avaliação 360 graus é aquela na qual as avaliações de

desempenho são realizadas por gerentes com base em quesitos

de desempenho exemplar.

  • C. Certo
  • E. Errado

As decisões financeiras inerentes à atividade de uma empresa basicamente resumem-se nas decisões de financiamento e nas decisões de investimento. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Entende-se por decisões de financiamento a captação de recursos em várias fontes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em artigo denominado Cultura e Competência Organizacional, Fischer, Fleury e Urban abordam o conceito de competência no contexto coletivo e concluem, entre outros aspectos, que a cultura exerce papel essencial para que a competência individual possa emergir. De forma análoga, o clima organizacional é fundamental para que indivíduos coloquem suas competências à disposição da empresa. Nesse contexto, julgue os itens subsequentes.

O ambiente e as contingências podem gerar comportamentos favoráveis à organização e se refletem em dimensões como: comportamento de ajuda, esportividade, lealdade organizacional, obediência organizacional (conscienciosidade), iniciativa individual, virtude cívica e autodesenvolvimento. São chamados, na literatura hodierna, de comportamentos de cidadania organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A seguir é apresentado um diálogo, frente a frente, entre João (profissional de atendimento) e Júlia (cidadã solicitando um serviço). João: — A senhora é cadastrada na nossa empresa? Será que a senhora poderia me dar o número de identificação do cliente que aparece logo acima do logotipo na parte da frente da conta? Júlia: — Já dei essas informações da última vez em que estive aqui. Vocês não guardam os registros? João: — Entendo a sua preocupação, Dona Júlia. Se a senhora puder me ajudar a responder algumas perguntas, eu a colocarei em contato com a pessoa certa para resolver o seu problema. Júlia: — Hum, tudo bem. Então registre logo esses dados. Estou com muita pressa! O número é: 7765931.... 

                                   

Considerando o texto, julgue os itens de 56 a 60 com relação ao processo de comunicação interpessoal.

João e Júlia atuaram como emissores e como receptores de mensagens durante a conversa mencionada no texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em determinado setor de trabalho de um ministério, tramitam cerca de quinhentos processos por ano. Enquanto permanecem nesse setor, os processos são acondicionados em caixas-arquivo e dispostos por número. O acesso a esses documentos só é possível com a informação do número do processo, que é gerado no momento de sua autuação. Os demais documentos, como ofícios, memorandos, contratos, relatórios etc., são arquivados pela origem (órgãos governamentais, entidades da sociedade civil etc.) ou pela espécie documental (ofícios recebidos e expedidos, memorandos, contratos etc.), tornando complexa e demorada a localização dos documentos desejados. Em geral, os processos são solicitados pelos interessados segundo os assuntos de que tratam (aquisição de material e contratação de serviços; solicitação de transporte; pedido de férias etc.).

 

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

O controle da tramitação dos processos pelos setores de trabalho responsáveis pela condução dos assuntos tratados nos processos é de responsabilidade do setor de protocolo e dos próprios setores de trabalho por onde tramitam os processos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à avaliação e liderança, julgue os itens que se seguem.

Segundo a grade de Liderança de Blake e Mouton (1986), abordagem muito conhecida na área, o estilo denominado "clube de campo" é aquele em que o gerente possui muita preocupação com as pessoas e muita preocupação com a produção.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com os conceitos organizacionais, julgue os itens que se seguem.

Geralmente, a administração universitária é classificada em duas modalidades: os serviços administrativos e de infraestrutura (atividade meio) e a prática acadêmica, que compreende laboratórios, prática de estágios e professor em sala de aula (atividade fim).

  • C. Certo
  • E. Errado

Estabelecimento de políticas, tomada de decisão e controle e avaliação constituem funções da administração que necessitam estar articuladas de forma sistêmica. Acerca dessas funções em bibliotecas, julgue os itens de 54 a 57.

Em uma visão sistêmica, é desnecessária a existência de hierarquia, tanto entre as partes internas e suas relações quanto entre o próprio sistema e outros sistemas que integram o mesmo macrossistema. A hierarquia restringe a liberdade necessária para que o sistema mantenha um grau de relações ordenadas entre suas partes e seja capaz de adaptar essas relações por sua própria iniciativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

O desenvolvimento trouxe grandes alterações no ambiente das organizações, tais como a globalização, o acirramento da competição, a necessidade de constantes inovações, o controle apurado sobre os custos, a melhoria na qualidade e a eficiência no atendimento de seus clientes. Acerca das alterações no ambiente das organizações provocadas pelo desenvolvimento, julgue os itens a seguir.

As organizações devem adequar-se rapidamente às alterações necessárias para atender às novas necessidades de mercado, investindo mais recursos na ampliação dos serviços prestados.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...