Lista completa de Questões de Administração da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Recrutamento e Seleção - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Marina, após terminar o curso de análise de sistemas, participou de processo seletivo para vaga de emprego em uma rede de drogarias. O processo de seleção consistia em prova de conhecimento, análise de currículo e entrevista situacional. Na entrevista realizada para cada grupo de cinco candidatos , a psicóloga responsável por essa etapa exibiu um filme sobre a filosofia, os objetivos e os processos de trabalho da empresa, e que também apresentava suas dependências físicas. Os candidatos selecionados nessas etapas receberam um padrinho, gerente da unidade de trabalho, para monitorá-los em atividades teóricas e práticas por um período de seis meses na empresa. O gerente também enfatizava as expectativas da empresa em relação aos empregados. Ao final desse período, os candidatos avaliados satisfatoriamente pelos padrinhos foram contratados. Marina, aprovada em todos as etapas do processo seletivo, conseguiu seu primeiro emprego.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.
O perfil profissional do empregado e o perfil profissiográfico do cargo deveriam ter sido comparados ao final do processo seletivo.
Administração - Abordagens Clássicas da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com base na teoria geral da administração, assinale a opção incorreta.
A teoria clássica, ou escola clássica, deu ênfase à organização formal, à racionalização dos métodos de trabalho e à eficiência, e subordinou o interesse individual ao interesse da organização.
A teoria comportamental foi a primeira teoria a dar ênfase às expectativas dos empregados, às suas necessidades psicológicas e à liderança em lugar da autoridade hierárquica formal.
Constantes e rápidas mutações do ambiente, necessidade contínua de adaptação e interação entre o indivíduo e a organização são pressupostos básicos do desenvolvimento organizacional.
Segundo a teoria da contingência, a estrutura organizacional deve adaptar-se às condições do ambiente.
Jonas, servidor público, tem pautado seu exercício profissional na execução de suas atividades manifestando cortesia aos usuários que atende. Ele monitora as despesas realizadas por seu órgão, detecta os potenciais problemas no tocante as metas financeiras traçadas e busca tomar decisões para revertê-los.
Nesse caso apresentado, a atividade principal exercida por Jonas é de
controle.
direção.
comunicação.
planejamento.
Administração - Recompensas e Punições - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da administração de recursos humanos, julgue os itens a seguir.
A elaboração de um plano de cargos e salários deve levar em consideração a complexidade das atividades e o nível de responsabilidade do cargo.
Acerca das noções de liderança, assinale a opção incorreta.
Liderança orientada para a tarefa é o estilo de liderança em que se concentra a atenção no desempenho do funcionário, cobra-se e avalia-se o desempenho dos subordinados, insiste-se no cumprimento de prazos estabelecidos e estabelecem-se claramente as responsabilidades dos membros da equipe.
Os seguintes fatores conduzem à liderança situacional: características do líder e dos empregados, clima organizacional, natureza da tarefa a ser executada e pressões sobre o grupo de trabalho.
Autogestão, que é uma abordagem contemporânea de liderança, competências dos empregados, forma como as tarefas são estruturadas e comportamento organizacional relacionado a autonomia e aprendizado contínuo são considerados fatores substitutos da liderança.
No que concerne às fontes de poder, o líder com poder de referência é aquele que apresenta conhecimentos e habilidades técnicas que podem ajudar as pessoas no desempenho mais adequado de suas tarefas.
Administração - Recompensas e Punições - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da administração de recursos humanos, julgue os itens a seguir.
As recompensas salariais são as únicas responsáveis pela satisfação das necessidades dos funcionários e, conseqüentemente, pela sua motivação para o trabalho.
Administração - Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca dos conceitos da ergonomia, julgue os itens a seguir.
A prática ergonômica trabalha com características relacionadas aos sistemas musculoesquelético e nutricional dos trabalhadores, cabendo à terapia ocupacional o estudo da fisiologia da atividade.
Administração - Recrutamento e Seleção - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
I Os direcionamentos estratégicos da organização, os negócios em que pretende participar, em que mercados tem intenção de atuar e o crescimento esperado para o futuro são insumos para o planejamento de recursos humanos.
II Quando várias pessoas avaliam um mesmo candidato e tiram conclusões muito diferentes entre si, diz-se que os instrumentos de seleção utilizados apresentam indícios de problemas de confiabilidade.
III A composição do quadro de pessoal depende do recrutamento, que pode ser interno ou externo. Na busca por novos mercados ou novas formas de atuação, o recrutamento interno deve ser priorizado pela área de recursos humanos por apresentar mais vantagens para a organização que o recrutamento externo.
IV A análise de cargos se divide em descrição de cargo e especificação de cargo. A enumeração dos talentos, conhecimentos e habilidades necessárias ao desempenho dos cargos é chamada de descrição de cargo.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
III e IV.
II e IV.
Administração - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em cada um dos itens que se seguem, é apresentada uma situação hipotética referente a relações humanas, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Alice é uma pessoa que mantém relacionamentos de trabalho caracterizados por confiança mútua, respeito às idéias e cuidado com os sentimentos dos outros. Nessa situação, Alice tem consideração com seus colegas de trabalho.
Com relação à gestão de resultados, ao paradigma do cliente e à gestão estratégica, julgue os próximos itens.
Os sistemas tradicionais de controle e avaliação dos resultados de uma organização tendem a enfatizar o resultado financeiro final. A necessidade de sistemas que ofereçam uma visão de conjunto combina produtos e fatores, medidas financeiras e não-financeiras. Uma das ferramentas concebidas para isso chama-se balanced scorecard, que focaliza várias dimensões do desempenho, desdobrando-se em medidas específicas. Na perspectiva do cliente, por exemplo, deve-se ter indicadores que respondam como ele enxerga a organização.
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