Lista completa de Questões de Administração da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Gestão do Capital Intelectual - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em relação à gestão por competências, julgue os próximos itens.
As competências instaladas e colocadas em prática, ao mesmo tempo em que organizadas e sistematizadas de forma estruturada, constituem o capital intelectual de uma organização.
A gestão democrático-participativa prevê a articulação das relações humanas na interação de pessoas com diferentes cargos que compartilham objetivos comuns, tomando decisões de forma pública, participativa e solidária. Para assegurar tais práticas, as competências do pedagogo incluem o(a)
I formação de uma boa equipe de trabalho.
II construção de uma comunidade democrática de aprendizagem.
III promoção de ações de desenvolvimento profissional.
IV envolvimento dos alunos e dos pais na solução de problemas e na proposição de decisões.
V fortalecimento de formas de divulgação e de difusão das informações.
A quantidade de itens certos é igual a
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Administração - Administração da Carreira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
As pessoas que compõem uma organização constituem sua fonte primária de vantagem competitiva. Nesse contexto, a gestão de recursos humanos deve atrair, desenvolver e manter motivada a força de trabalho que contribuirá para o sucesso da organização. Acerca de conceitos e ferramentas da gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.
O planejamento de carreira permite que a organização conduza os funcionários com mais tempo de serviço aos cargos de chefia, por meio de critérios de antiguidade e indicação pessoal.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A gestão de pessoas, que já foi tratada como relações trabalhistas e administração de recursos humanos (RH), é considerada atualmente, em muitas organizações, como gestão de talentos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
O processo de avaliação de desempenho deve buscar meios para avaliar o empregado tanto quanto ao alcance dos objetivos organizacionais quanto ao seu comportamento no ambiente de trabalho.
Administração - Teorias em Marketing - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens seguintes quanto à qualidade e produtividade nas organizações.
Segundo Deming, os processos de maior impacto na qualidade dos serviços de determinado empregado devem ser foco incessante de treinamento.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A gestão de pessoas, que já foi tratada como relações trabalhistas e administração de recursos humanos (RH), é considerada atualmente, em muitas organizações, como gestão de talentos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Constituem métodos de avaliação de desempenho: incidentes críticos, 360 graus, escalas gráficas, feedback, escolha forçada e pesquisa de campo.
Cada um dos próximos itens, relativos à dinâmica das organizações, apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Os empregados de uma instituição financeira recebem percentual sobre a venda de produtos e serviços além do salário básico. Nessa situação, é correto afirmar que, quanto maiores forem as metas de venda estabelecidas, maior será a motivação desses funcionários.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca do planejamento, controle e direção em administração, julgue os itens a seguir.
I Análise situacional é a etapa do planejamento estratégico responsável pelo estudo do histórico, exame das condições atuais e previsão de situações futuras, com foco nas forças internas que agem na organização e nos fatores do ambiente externo que influenciam a organização.
II Como forma de se preparar para enfrentar ambientes de negócio cada vez mais dinâmicos e de rápidas mudanças, com enfrentamentos competitivos contínuos, organizações passaram a empregar a administração estratégica em lugar do planejamento estratégico como forma de obtenção de vantagem competitiva. São características da administração estratégica: avaliação constante das oportunidades e ameaças do ambiente externo, análise dos pontos fortes e pontos fracos do ambiente interno, estabelecimento da missão e da visão, envolvimento de várias áreas da organização no processo decisório, consideração dos interesses dos stakeholders, formulação de estratégias nos níveis empresarial, funcional e das unidades de negócio.
III Desvios indesejados em relação ao alcance de metas organizacionais são minimizados por meio da adoção de sistemas de controle.
IV Descentralização, centralização, unidade de comando, autoridade, poder, responsabilidade e delegação são aspectos a serem considerados em uma direção eficaz. A esse respeito, é correto afirmar que empowerment é uma forma moderna de delegar, na qual não são apenas transferidas responsabilidades pela execução de determinadas tarefas, mas eliminadas limitações de atuação e incentivada a iniciativa em benefício dos objetivos organizacionais.
A quantidade de itens certos é igual a
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A gestão de pessoas, que já foi tratada como relações trabalhistas e administração de recursos humanos (RH), é considerada atualmente, em muitas organizações, como gestão de talentos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Em avaliação de desempenho, o método que avalia as características extremamente positivas ou extremamente negativas de desempenho é chamado de incidentes críticos.
Cada um dos próximos itens, relativos à dinâmica das organizações, apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Laura é escriturária de uma instituição financeira e, após 3 meses sem atingir a meta de venda mínima estipulada pela organização, foi informada pela gerência de vendas de que, se não alcançasse o desempenho mínimo necessário, seria demitida. Nessa situação, a atitude da gerência de vendas refere-se a um instrumento de motivação denominado extinção.
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