Questões de Administração da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

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Assinale a alternativa que apresenta a teoria administrativa que está menos relacionada a resultados almejados de máxima eficiência.

  • A. Teoria Clássica.
  • B. Teoria das Relações Humanas.
  • C. Teoria da Burocracia.
  • D. Teoria Estruturalista.
  • E. Teoria Neoclássica.

Os planos têm como propósito a previsão, a programação e a coordenação de uma sequência de eventos para alcançar seus objetivos.

Constituem um plano

I. os procedimentos.

II. os orçamentos.

III. os programas.

IV. as normas ou os regulamentos.

É correto o que está contido em

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. I, II e III, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

Assinale a alternativa que não apresenta uma característica relacionada à organização funcional.

  • A. Linhas diretas de comunicação entre os diferentes níveis da organização.
  • B. Descentralização das decisões.
  • C. Facilita a avaliação de sua contribuição para o desempenho da organização como um todo.
  • D. Ênfase na especialização.
  • E. Permite a melhor supervisão técnica possível.

Assinale a alternativa que não apresenta um benefício da Administração por objetivos.

  • A. As metas estratégicas podem ser substituídas pelas metas operacionais.
  • B. O desempenho pode ser melhorado em todos os níveis da empresa.
  • C. Metas departamentais são alinhadas com as metas da empresa.
  • D. Os funcionários são motivados.
  • E. Os esforços do gerente e dos funcionários são focados em atividades que levarão ao alcance das metas.

Assinale a alternativa que não apresenta uma força competitiva.

  • A. Ameaça de novos entrantes.
  • B. Poder de barganha dos trabalhadores.
  • C. Ameaça de produtos substitutos.
  • D. Rivalidade entre os concorrentes.
  • E. Poder de barganha dos clientes.

As novas realidades macroeconômicas e as tendências em um mundo globalizado estão modificando o ambiente comercial e industrial, e isso requer organizações competitivas que possam responder de forma positiva a essa realidade e à tendência dos mercados futuros. Para atender a essas novas exigências, compete aos líderes conhecer e poder transformar a cultura organizacional dentro de uma dinâmica competitiva de esforço, adaptação, desafios e mudança constante. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

  • A. O modelo de contingência de Fiedler propõe que a eficácia do desempenho do grupo depende exclusivamente do estilo do líder.
  • B. iedler parte do princípio de que o estilo de liderança de uma pessoa não é fixo, pois se adapta às mudanças das situações.
  • C. São quatro os níveis de maturidade descritos na Liderança Situacional, e a elevada maturidade (estilo 4) de um funcionário significa que este tem motivação para a tarefa e a capacitação para realizá-la, mas ainda lhe falta maior autoconfiança.
  • D. Alta ênfase no relacionamento e baixa ênfase na tarefa são características do estilo compartilhador.
  • E. Fiedler acredita que, alterando a situação, o líder altera sua orientação de liderança.

Com relação à gestão de projetos, assinale a alternativa correta.

  • A. O escopo de um projeto compreende o trabalho necessário para que o produto principal seja fornecido e funcione.
  • B. A parte mais importante da gestão de um projeto é o cronograma.
  • C. O orçamento é a estimativa do tempo do projeto.
  • D. O escopo do projeto compreende as partes e especificações do produto principal.
  • E. Os componentes do projeto são os componentes do produto principal.

Em função do processo de globalização e de um mundo em profundas transformações, as organizações necessitam adaptar-se, rapidamente, a novas situações, sendo o trabalho em equipe uma das configurações que permitem isso. Segundo alguns especialistas, todas as equipes de trabalho são grupos, mas nem todos os grupos de trabalho são equipes. Para que um grupo se torne uma equipe, é preciso que haja

  • A. competição sadia entre os membros, mínimo de homogeneidade e o máximo de heterogeneidade e respeito à subjetividade. É a solução para administrar situações conflituosas.
  • B. coesão, participação, cooperação, objetivos comuns, motivação e constituição do sujeito coletivo.
  • C. objetivos comuns, afinidades, foco nas tarefas e relações horizontais.
  • D. interação, organização. A interação acontece quando as pessoas envolvidas interagem entre si, sob a orientação de um líder.
  • E. desconfiança, o famoso “confiar desconfiando”. Os membros suspeitam sempre da existência de motivos ocultos, ou de fins egoísticos, obsessão com a execução da tarefa em tempo mínimo.

Um dos modelos teóricos mais utilizados nas instituições e pelos psicólogos sociais é o de Grupo Operativo. O início da ideia de trabalho com grupos operativos se deu através da Experiência Rosário – referência à cidade argentina onde se encontraram vários estudantes de várias faculdades com vários cursos e onde havia várias necessidades sociais a solicitarem intervenção, o que foi atendido através de projetos de investigação por algumas faculdades/universidades locais, por intermédio do Instituto Argentino de Estudios Sociales (IADES). Sobre a teoria de grupo operativo, analise as assertivas abaixo.

I. A função do grupo operativo é a de desenvolver a capacidade de resolver contradições dialéticas.

II. O modelo de conduta Líder recebe essa denominação por ser o líder resistente a mudanças.

III. O modelo de conduta Porta-Voz, na teoria de grupo operativo, é definido como sendo o depositário de aspectos positivos do grupo.

IV. Uma sessão de grupo operativo se desenvolve em três momentos temporais: a pré-tarefa, a tarefa e o projeto.

É correto o que se afirma em

  • A. I e IV, apenas.
  • B. II e III, apenas.
  • C. II, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. I, II e III, apenas.

Alguns autores da área social afirmam que qualquer investigação que se queira fazer de uma situação de tensão precisa ser realizada dentro do contexto social em que as coisas acontecem. Isso também está contido dentro da teoria do vínculo, sendo que um vínculo é sempre social. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

  • A. A análise psicossocial avalia como as partes sociais do entorno do indivíduo influenciam seu comportamento.
  • B. O estudo sociodinâmico estabelece as bases para a compreensão das relações culturais da sociedade em relação aos grupos e aos indivíduos.
  • C. O campo psicológico é o das interações entre o indivíduo e o meio. Esse conceito pertence à teoria clássica da psicologia.
  • D. A análise institucional considera as tensões entre os membros de um grupo a interação intra e intergrupal e a influência do meio ambiente tanto nos indivíduos quanto nos grupos.
  • E. A tríplice investigação (psicossocial, sociodinâmica e institucional), apesar de ampla, não nos permite um esquema referencial das origens e causas das tensões.
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