Questões de Administração da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

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Falar sem parar não significa necessariamente se comunicar. A comunicação deficiente é, provavelmente, a principal fonte de conflitos interpessoais no trabalho. Ao analisarmos mais detalhadamente o processo de comunicação, podemos dividi-lo em três etapas gerais: Codificação da informação em uma mensagem, Transmissão da mensagem por algum veículo e Decodificação da informação da mensagem recebida. Analise as informações a seguir, marcando 1 para Codificação, 2 para Transmissão ou 3 para Decodificação e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Existe fora do comunicador e pode ser percebido por todos.

( ) A ideia abstrata de um comunicador é traduzida nos símbolos do idioma.

( ) Processo no qual a mensagem é traduzida na mente do receptor.

( ) A ideia é subjetiva e, a princípio, é conhecida apenas pelo comunicador.

( ) Quando funciona bem, a imagem mental resultante corresponde à do comunicador.

  • A. 3/ 1/ 3/ 1/ 2
  • B. 3/ 3/ 1/ 2/ 2
  • C. 2/ 1/ 2/ 1/ 3
  • D. 2/ 1/ 3/ 1/ 3
  • E. 1/ 3/ 1/ 2/ 1

Educação Corporativa, que alguns chamam de Educação empresarial, é a aquisição da competência em empreender um forte processo de aprendizagem e gestão do conhecimento, de acordo com a visão e missão da instituição. É correto afirmar que a missão da Educação Corporativa é

  • A. garantir um campus físico, um corpo docente estável, entendendo a administração estratégica como um processo de aprendizado coletivo.
  • B. prover oportunidades de aprendizagem que deem suporte para a empresa atingir seus objetivos críticos do negócio e a lucratividade planejada.
  • C. desenhar programas que incorporem os três Cs (cidadania, contexto e competências) e estimular gerentes e líderes a se envolverem com a aprendizagem, tornando-se também responsáveis pelo processo.
  • D. expandir os Centros de Treinamentos focados no negócio estratégico de cada empresa, cuja gestão é de entidades educacionais definidas como organizações não governamentais sem qualquer objetivo educacional.
  • E. formar e desenvolver talentos humanos na gestão dos negócios por meio da aprendizagem, e gestão do conhecimento organizacional, com foco na competitividade.

As pessoas passam quase 70% do tempo em que estão acordadas comunicando-se. É razoável, portanto, imaginarmos que é essencial para o sucesso na carreira ter uma boa capacidade de comunicação. Esta tem quatro funções básicas dentro de um grupo ou de uma organização. São elas: controle, motivação, expressão emocional e informação. A respeito das funções básicas da comunicação, analise as assertivas abaixo.

I. Quando os funcionários são informados que devem, por exemplo, adequar-se às políticas da empresa, a comunicação está desempenhando uma função de controle.

II. A comunicação também facilita a motivação dos funcionários, pois ajuda no esclarecimento do que deve ser feito e qual a qualidade esperada no desempenho das atividades.

III. A função final da comunicação é facilitar a expressão emocional de sentimentos e a satisfação de necessidades sociais.

IV. Quando consideramos o grupo de trabalho como fonte primária de interação social, a comunicação dentro do grupo deixa de ser um mecanismo fundamental para que seus membros expressem suas frustrações ou satisfações.

É correto o que se afirma em

  • A. I e III, apenas.
  • B. II e III, apenas.
  • C. II e IV, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. III e IV, apenas.

A Educação Corporativa está sendo estimulada por um ambiente em constante transformação, inquieto e com novos paradigmas sendo construídos diariamente. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

  • A. A Educação Corporativa surge a partir de decreto-lei estabelecido pelo Governo Federal, que obriga as organizações de grande porte a possuírem suas próprias “universidades”, no sentido de incrementarem a formação de seus trabalhadores.
  • B. A Educação Corporativa é um movimento exclusivamente brasileiro, pois procura cobrir as deficiências que o nosso modelo educacional não consegue contemplar na formação de mão de obra para o mercado.
  • C. As empresas que estão privilegiando a educação corporativa criaram suas próprias universidades, utilizando-a exclusivamente como instrumento para diminuição de impostos.
  • D. Algumas empresas que estão investindo atualmente em educação corporativa utilizam o conceito de realidade virtual, sendo a estrutura virtual, sem prédios ou salas de aula.
  • E. Não se deve confundir a educação corporativa, que é algo estrito à formação de profissionais para cargos específicos, com o gerenciamento do conhecimento, que procura alinhar educação das pessoas aos objetivos estratégicos do negócio.

A gestão do conhecimento passou a ser um dos principais desafios das organizações. Os processos de formação continuada nas empresas, focando as aprendizagens, enfrentam alguns desafios, como garantir a apreensão, a aplicação e os resultados. A função do multiplicador, nesse processo, em uma perspectiva dialética e inovadora, é

  • A. nos encontros formativos, apresentar, sistematicamente, uma série de situações-problema, para que esse processo se produza. Seu ponto de partida deve ser o que o educando sabe sobre o assunto e sobre sua própria prática. Por meio da observação e da reflexão, o multiplicador apresenta situações-problema e desencadeia a busca sistemática de respostas, soluções. Ele também está envolvido em um processo de aprendizagem permanente.
  • B. coordenar os encontros formativos, garantindo a transmissão de conhecimentos necessários ao desempenho profissional, de acordo com as diretrizes da organização; o estudo isolado dos problemas e processos concretos do contexto social em que se dão, e a aprendizagem por acumulação de informações obtidas em livros ou processadas por outros.
  • C. planejar o que ensinar e como ensinar para provocar mudanças. Em uma concepção crítica, não adotar a metodologia expositiva que visa a inculcar no aprendiz alguns conhecimentos selecionados. Sua metodologia de ensino deve ser dialógica, focando os conteúdos a serem assimilados pelo aprendente. É importante avaliar se o ensinado foi assimilado e é capaz de provocar a mudança desejada.
  • D. executar encontro de trocas de experiências nas atividades profissionais, adotando a metodologia dialogal, pois o educando já não é mais visto como um objeto, mas considerado com a riqueza de suas experiências. Tal procedimento não exige uma reflexão teórica sólida sobre esse processo e sua correspondente sistematização.
  • E. organizar encontros formativos, preocupando-se em como ensinar, isto é, como mostrar melhor para garantir uma assimilação melhor. Incluir no processo didático formas modernas que adotam um leque de meios técnicos audiovisuais. O processo seria expor – informar – assimilar e o aprendiz deve conseguir reproduzir, mais ou menos fielmente, o que lhe é ensinado.

É correto afirmar que não é atribuição da gestão de pessoas

  • A. melhorar as competências e habilidades dos funcionários.
  • B. aumentar a motivação dos trabalhadores.
  • C. manter os funcionários mais competentes e empenhados na organização.
  • D. encorajar os funcionários não comprometidos com a organização a abandoná-la.
  • E. a recolocação dos funcionários demitidos em outras empresas.

Com o objetivo de motivar os funcionários a serem mais produtivos, as organizações utilizam sistemas de incentivo. Assinale a alternativa que apresenta um dos incentivos que não compõe a remuneração variável.

  • A. Comissões.
  • B. Bônus.
  • C. Planos de previdência privada.
  • D. Planos de participação nos lucros.
  • E. Planos de opção de compra de ações da empresa a um preço predeterminado.

A Gestão de Pessoas busca auxiliar os gestores na realização de suas atribuições de líderes, mediante um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos. Alguns autores dividem em seis processos básicos a gestão de pessoas. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

  • A. O processo “Agregar Pessoas” refere-se a desenhar as atividades que as pessoas irão realizar na empresa.
  • B. O processo “Manter Pessoas” refere-se a criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas.
  • C. O processo “Monitorar as Pessoas” refere-se a administrar a cultura e o clima organizacional, bem como a qualidade de vida e a manutenção das relações sindicais.
  • D. O processo “Desenvolver Pessoas” refere-se a incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas.
  • E. O processo “Aplicar Pessoas” refere-se a recompensas, remuneração, benefícios e serviços sociais.

Vários autores, em inúmeras áreas científicas e de negócios, consideram que as organizações de hoje requerem agilidade, inovação e criatividade para enfrentar as ameaças e oportunidades em um ambiente de intensa mudança e turbulência. Para fazer frente a essas novas exigências, a área de ARH pode ajustar-se rapidamente aos novos tempos e transformar-se em Gestão de Pessoas, adotando determinadas ações. Assinale a alternativa que as apresenta.

  • A. Tornar os departamentos, cargos e funções definitivos e definidos de acordo com as necessidades internas.
  • B. Conscientizar e introduzir na organização o conceito básico de que a carreira é desenhada para ser administrada por um longo período de tempo sem alterações. É o conceito de “carreira para toda a vida”.
  • C. Basear-se em equipes multifuncionais de trabalho voltadas para missões e objetivos específicos, principalmente se a organização está muito exposta às mudanças ambientais.
  • D. Centralizar as práticas de RH que, no passado, estavam delegadas aos gestores.
  • E. Ser hermética e valorizar o desenvolvimento das suas funções operacionais e táticas como prestador de serviços especializados.

A teoria de Henry Murray sobre as necessidades manifestas define as necessidades como preocupações recorrentes com determinadas metas ou situações finais. Murray propôs mais de vinte necessidades. Sobre o assunto, correlacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

  • A. 3/ 4/ 5/ 1/ 2
  • B. 4/ 1/ 2/ 5/ 3
  • C. 2/ 1/ 3/ 5/ 4
  • D. 3/ 2/ 4/ 5/ 1
  • E. 2/ 4/ 5/ 1/ 3
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