Questões de Administração da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

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Há autores que afirmam que o trabalho de uma pessoa é mais do que organizar papéis, atender clientes e cumprir uma carga horária. No trabalho, há convivência com pessoas, cumprimento de políticas e normas e aceitação de condições de trabalho. Portanto, quando um trabalhador está satisfeito no trabalho ele experimenta um sentimento agradável. Sobre satisfação no trabalho, marque V para verdadeiro ou F para falso, e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Um dos componentes de satisfação no trabalho se trata dos valores do trabalhador, ou seja, o que uma pessoa deseja obter, consciente ou inconscientemente.

( ) As pessoas em diferentes países têm sentimentos diversos em relação ao trabalho, e uma explicação para essas diferenças está nos valores básicos que variam de um país para outro.

( ) A ideia de que a satisfação no trabalho pode ser causada, em parte, pela personalidade surgiu dos estudos de Hawthorne.

( ) Todos os pesquisadores tratam os fatores ambientais e pessoais como influências independentes para a satisfação do trabalho.

  • A. V/ F/ V/ F
  • B. F/ F/ F/ V
  • C. V/ V/ F/ F
  • D. F/ V/ F/ F
  • E. V/ V/ V/ F

Vários autores dividem as fontes de poder em dois grupos: Formal (ou Organizacional) e Pessoal. Sobre o assunto, marque 1, caso a assertiva se refira ao poder Formal, ou 2, caso se refira ao poder Pessoal, e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Baseia-se na posição que o indivíduo ocupa na organização.

( ) Emana da admiração pelo outro e do desejo de parecer-se com ele.

( ) É a influência que se exerce como resultado do conhecimento ou da perícia.

( ) Deriva da percepção que uma pessoa tem sobre a capacidade que o detentor de poder possui para punir ou recomendar sanções àqueles que não obedecem às suas ordens ou vontades.

( ) É baseado no medo, fazendo com que as pessoas modifiquem seu comportamento por receio de represálias.

  • A. 1/ 2/ 2/ 1/ 1
  • B. 2/ 2/ 2/ 1/ 1
  • C. 2/ 1/ 2/ 1/ 2
  • D. 1/ 1/ 1/ 2/ 2
  • E. 1/ 2/ 1/ 1/ 1

Observe a Pirâmide de Maslow abaixo.

O que motiva o comportamento humano é a própria necessidade. De acordo com essa teoria, é correto afirmar que

  • A. as necessidades humanas fundamentais são nãohierárquicas e são ontologicamente universais e invariáveis em sua natureza, parte da condição de ser humano.
  • B. hoje, a palavra “necessidade” deve ser interpretada como desejo. Assim, o celular, o automóvel, o computador são necessidades do mundo moderno e não se pode viver sem eles.
  • C. as necessidades, dentro da pirâmide, são inerentes a todos os seres humanos, independentemente de sua situação social, seu país, sua idade.
  • D. as questões sociais são relevantes e fundamentais nessa hierarquização.
  • E. o ser humano vive motivado, fundamentalmente, pela vontade de realizar sentido na vida. Para isso, o homem deve se empenhar na realização de valores na forma de criações, vivências e atitudes.

Com base no texto, analise as assertivas abaixo.

I. A pesquisa de mercado torna-se ferramenta essencial para obter informações mercadológicas, já que, quanto mais conhecimento se tiver dos concorrentes, clientes e fornecedores, mais a organização estará preparada para o mercado de trabalho.

II. O consumo envolve motivações, contexto, cultura, percepções, necessidades/desejos, ou seja, as mediações do sujeito, as práticas culturais que envolvem as práticas de consumo.

III. A compreensão do comportamento humano não se faz através da análise de suas necessidades. Todo processo de tomada de decisão não se alinhava na sensação das necessidades satisfeitas.

É correto o que se afirma em

  • A. I e III, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II e III.
  • E. III, apenas.

Com relação à liderança, assinale a alternativa correta.

  • A. O líder transformador focaliza os interesses dos seguidores na missão ou causa.
  • B. O líder transacional possui a capacidade de motivar os subordinados para transcender seu desempenho esperado.
  • C. O líder ditador enfatiza os relacionamentos e o auxílio aos outros para desenvolver seu potencial mais alto.
  • D. O líder carismático oferece recompensas em troca de desempenho.
  • E. O líder interativo lidera por meio de intimidação e medo que incute nos subordinados.

Assinale a alternativa que apresenta uma estratégia que depende mais da eficiência dos processos produtivos e que permite que seus preços atuem como barreira contra novos ingressantes e produtos substitutos.

  • A. Foco em produtos em particular.
  • B. Foco em grupos específicos de clientes.
  • C. Liderança do custo.
  • D. Foco em mercados geográficos específicos.
  • E. Diferenciação.

O líder assume, na equipe de trabalho, um papel fundamental, especialmente quando manifesta a priorização do elemento humano, contribuindo, de forma efetiva e permanente, para o crescimento dos componentes da equipe e a busca, de forma coerente e coletiva, do alcance dos objetivos da organização. A liderança manifesta-se e consolida-se nas relações

  • A. intrapessoais no ambiente de trabalho. Um líder é alguém que influencia os outros a atingir metas. A liderança é inata.
  • B. formais das empresas. Um líder é alguém que foi oficialmente investido de autoridade e poder organizacional e, geralmente, recebe o título de gerente, diretor ou supervisor. As políticas de promoção organizacional são feitas para garantir que as pessoas com habilidades técnicas e de liderança ocupem posições de poder. A liderança é inata, mas exige conhecimento técnico.
  • C. interpessoais no ambiente de trabalho. Conduzem pessoas e organizações em direções que, sozinhas, não seguiriam. A liderança pode ser ensinada e aprendida.
  • D. internas da organização empresarial. A liderança é uma forma de influência. A influência é uma transação intrapessoal em que uma pessoa age para modificar ou provocar o comportamento de outra pessoa, de maneira intencional.
  • E. sociais. É a força da autoridade que os chefes, em geral, possuem, devido a sua posição privilegiada no organograma da organização, que dá a ele a eficácia em dirigir pessoas. Essa autorização é sacramentada e garante o desempenho do verdadeiro líder.

Os valores humanos da sensibilidade, do cuidado, da convivência e da sustentabilidade podem impor limites à voracidade do poder-dominação e à produção-exploração. O maior patrimônio da empresa é o ser humano e, para isso, a empresa precisa conscientizar seus líderes a valorizarem, saberem comunicar-se e relacionar-se com seus colaboradores. Com a perspectiva descrita, assinale a alternativa incorreta.

  • A. O verdadeiro líder de uma equipe deve compartilhar a liderança com outros membros da equipe, inclusive estimulando esse compartilhamento, pois, assim, estará elevando a autoestima e a satisfação pessoal daqueles que assumem compromissos com a equipe em situações específicas, bem como fará aumentar a busca de aperfeiçoamento e de novos conhecimentos e competências.
  • B. O verdadeiro líder de uma equipe deve estar atento às necessidades de seus liderados, quer seja no campo pessoal, quer seja no desempenho profissional. Deve estar constantemente empenhado na melhoria das relações interpessoais do grupo, no crescimento individual de cada componente desse grupo, na aquisição de novos conhecimentos, no desenvolvimento de novas competências, no autoconhecimento e na aceitação do outro como um indivíduo especial.
  • C. O verdadeiro líder de uma equipe deve saber mandar e conseguir que a equipe execute as metas da empresa. É, ao mesmo tempo, saber agradar e mostrar simpatia às pessoas, sabendo que os objetivos das organizações vigentes não combinam com a fantasia e a criatividade dos trabalhadores. Deles só quer utilizar a força de trabalho, muscular ou intelectual.
  • D. O verdadeiro líder de uma equipe deve saber elogiar, pois as pessoas gostam de se sentir especiais. O melhor elogio que alguém pode receber é aquele dado pelo seu líder. O bom líder dedica um tempo observando o trabalho dos outros e não hesita em dizer quando eles fizerem um bom trabalho. É generoso e sincero nos seus elogios.
  • E. O verdadeiro líder de uma equipe deve saber ouvir.

O ambiente das organizações apresenta-se cada vez mais desafiador. A liderança neste contexto globalizado vem a ser um fenômeno organizacional, presente em todos os momentos. Considerando essas afirmações, assinale a alternativa correta.

  • A. Na escola de Administração Científica, a função do líder era a de estabelecer um relacionamento interpessoal eficaz e motivador para, assim, cumprir critérios de desempenho, no intuito de alcançar os resultados esperados.
  • B. Na escola das Relações Humanas, a função do líder era a de estabelecer e fazer cumprir critérios de desempenho para atender aos objetivos organizacionais.
  • C. No modelo da Grade Gerencial ou Grid Gerencial, proposto por Blake e Mouton, os estilos gerenciais são baseados na “preocupação com pessoas”, sendo essa a única variável que compõe o modelo.
  • D. Na teoria situacional de Hersey e Blanchard, apesar de considerar que todas as variáveis situacionais sejam importantes, a ênfase recai sobre o comportamento do líder em relação aos subordinados.
  • E. A teoria situacional de Hersey e Blanchard pertence à escola comportamental ou abordagem comportamental.

O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta de controle de desempenho da organização que procura integrar vários indicadores de controle em quatro dimensões. Um indicador que mede o clima organizacional deve fazer parte da seguinte dimensão:

  • A. perspectiva financeira.
  • B. perspectiva de processos internos.
  • C. perspectiva organizacional.
  • D. perspectiva de aprendizado e crescimento.
  • E. perspectiva de clientes.
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