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Há autores que afirmam que o trabalho de uma pessoa é mais do que organizar papéis, atender clientes e cumprir uma carga horária. No trabalho, há convivência com pessoas, cumprimento de políticas e normas e aceitação de condições de trabalho. Portanto, quando um trabalhador está satisfeito no trabalho ele experimenta um sentimento agradável. Sobre satisfação no trabalho, marque V para verdadeiro ou F para falso, e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Um dos componentes de satisfação no trabalho se trata dos valores do trabalhador, ou seja, o que uma pessoa deseja obter, consciente ou inconscientemente.
( ) As pessoas em diferentes países têm sentimentos diversos em relação ao trabalho, e uma explicação para essas diferenças está nos valores básicos que variam de um país para outro.
( ) A ideia de que a satisfação no trabalho pode ser causada, em parte, pela personalidade surgiu dos estudos de Hawthorne.
( ) Todos os pesquisadores tratam os fatores ambientais e pessoais como influências independentes para a satisfação do trabalho.
Vários autores dividem as fontes de poder em dois grupos: Formal (ou Organizacional) e Pessoal. Sobre o assunto, marque 1, caso a assertiva se refira ao poder Formal, ou 2, caso se refira ao poder Pessoal, e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Baseia-se na posição que o indivíduo ocupa na organização.
( ) Emana da admiração pelo outro e do desejo de parecer-se com ele.
( ) É a influência que se exerce como resultado do conhecimento ou da perícia.
( ) Deriva da percepção que uma pessoa tem sobre a capacidade que o detentor de poder possui para punir ou recomendar sanções àqueles que não obedecem às suas ordens ou vontades.
( ) É baseado no medo, fazendo com que as pessoas modifiquem seu comportamento por receio de represálias.
Administração - Abordagem Comportamental da Administração - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2013
Observe a Pirâmide de Maslow abaixo.
O que motiva o comportamento humano é a própria necessidade. De acordo com essa teoria, é correto afirmar que
Com base no texto, analise as assertivas abaixo.
I. A pesquisa de mercado torna-se ferramenta essencial para obter informações mercadológicas, já que, quanto mais conhecimento se tiver dos concorrentes, clientes e fornecedores, mais a organização estará preparada para o mercado de trabalho.
II. O consumo envolve motivações, contexto, cultura, percepções, necessidades/desejos, ou seja, as mediações do sujeito, as práticas culturais que envolvem as práticas de consumo.
III. A compreensão do comportamento humano não se faz através da análise de suas necessidades. Todo processo de tomada de decisão não se alinhava na sensação das necessidades satisfeitas.
É correto o que se afirma em
Com relação à liderança, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que apresenta uma estratégia que depende mais da eficiência dos processos produtivos e que permite que seus preços atuem como barreira contra novos ingressantes e produtos substitutos.
O líder assume, na equipe de trabalho, um papel fundamental, especialmente quando manifesta a priorização do elemento humano, contribuindo, de forma efetiva e permanente, para o crescimento dos componentes da equipe e a busca, de forma coerente e coletiva, do alcance dos objetivos da organização. A liderança manifesta-se e consolida-se nas relações
Os valores humanos da sensibilidade, do cuidado, da convivência e da sustentabilidade podem impor limites à voracidade do poder-dominação e à produção-exploração. O maior patrimônio da empresa é o ser humano e, para isso, a empresa precisa conscientizar seus líderes a valorizarem, saberem comunicar-se e relacionar-se com seus colaboradores. Com a perspectiva descrita, assinale a alternativa incorreta.
O ambiente das organizações apresenta-se cada vez mais desafiador. A liderança neste contexto globalizado vem a ser um fenômeno organizacional, presente em todos os momentos. Considerando essas afirmações, assinale a alternativa correta.
O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta de controle de desempenho da organização que procura integrar vários indicadores de controle em quatro dimensões. Um indicador que mede o clima organizacional deve fazer parte da seguinte dimensão:
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