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A coesão de um grupo é medida pelo grau em que o grupo se mantém unido. Uma série de fatores estimula a coesão do grupo. Sobre esse assunto, analise as assertivas abaixo.
I. O fator tamanho do grupo interfere na coesão, isto é, quanto maior for o número de membros de um grupo, maior será a probabilidade de eles desenvolverem entendimento mútuo.
II. O fator ameaças externas pode reforçar a coesão, pois dá foco a inimigos comuns, motivando uma resposta unificada.
III. A interação frequente e a proximidade física desgastam as relações entre os membros do grupo, desestimulando a intimidade que caracteriza a coesão.
IV. O reconhecimento concedido a um grupo por desempenho pode reforçar sentimentos de orgulho.
É correto o que se afirma em
Todas as equipes são grupos, mas nem todo grupo é uma equipe. Sobre os aspectos que tornam as equipes um tipo especial de grupo marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Os membros são altamente interdependentes.
( ) Aptidões, conhecimento, experiência e informação distribuem-se de forma desigual.
( ) Se houver entendimento mútuo dos objetivos e estes forem compartilhados por 100% de seus membros, está caracterizada uma equipe.
( ) Um grupo transforma-se em equipe quando passa a prestar atenção à sua própria forma de operar e procura resolver os problemas que afetam seu funcionamento.
( ) Um grupo desenvolve-se como equipe quando incorpora à sua dinâmica as habilidades de diagnose.
Pode-se considerar que o processo do conflito compõe-se de cinco estágios: (1) oposição potencial ou incompatibilidade; (2) cognição e personalização; (3) estratégia; (4) comportamento; e (5) consequências. Quanto ao estágio oposição potencial ou incompatibilidade, assinale a alternativa correta.
Uma das atribuições da avaliação de desempenho é estimar a qualidade da contribuição prestada por um funcionário à organização. São problemas comuns a essas avaliações:
I. diversidade de critérios por diferentes avaliadores.
II. efeito halo.
III. efeito da tendência central.
IV. incidentes críticos.
É correto o que está contido em
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2013
As pessoas dependem das organizações nas quais trabalham, onde passam a maior parte de suas vidas, para atingir seus objetivos pessoais e individuais. Dentro desse cenário, a questão básica é escolher entre tratar as pessoas como recursos ou como parceiras. Com base nisso, marque R, caso a característica se refira a recursos, ou P, caso se refira a parceiras e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) São padronizados(as) e uniformes.
( ) Precisam ser administrados(as).
( ) São considerados(as) sujeitos passivos da ação organizacional.
( ) São fornecedores(as) de conhecimentos.
( ) Constituem parte do patrimônio físico na contabilidade organizacional.
A estratégia que se refere a explorar um mercado novo com um novo produto é denominada
Administração - Abordagem Humanística da Administração - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2013
Assinale a alternativa que não apresenta uma barreira à comunicação em nível organizacional.
Administração - Abordagem Humanística da Administração - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2013
A comunicação humana pode ocorrer de várias formas. Estas possuem características específicas, no entanto, se integram para possibilitar uma sincronia entre ideias, contexto e relação pessoal. A qualidade de nossos relacionamentos faz a diferença na obtenção dos resultados que buscamos. O pedagogo, visando a melhorar a comunicação interpessoal, não precisa
Administração - Abordagem Humanística da Administração - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2013
A comunicação é uma prioridade estratégica para a empresa. Nas organizações mais bem sucedidas do mundo, a comunicação recebe a máxima prioridade. O processo de comunicação é um processo transacional. A comunicação interpessoal é uma ferramenta de vital importância em qualquer organização que pretenda aperfeiçoar seus processos comunicacionais e desenvolver o capital humano e intelectual. É correto afirmar que a comunicação interpessoal é
No Brasil, a Universidade Corporativa (UC) está presente em muitos tipos de organizações, nacionais e multinacionais, públicas e privadas e em diversos setores industriais e de serviços. Analise as frases de diferentes autores, inclusive de Marisa Eboli, transcritas da Internet, e assinale a incorreta em relação à concepção da Educação Corporativa (EC).
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