Questões de Administração da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

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A coesão de um grupo é medida pelo grau em que o grupo se mantém unido. Uma série de fatores estimula a coesão do grupo. Sobre esse assunto, analise as assertivas abaixo.

I. O fator tamanho do grupo interfere na coesão, isto é, quanto maior for o número de membros de um grupo, maior será a probabilidade de eles desenvolverem entendimento mútuo.

II. O fator ameaças externas pode reforçar a coesão, pois dá foco a inimigos comuns, motivando uma resposta unificada.

III. A interação frequente e a proximidade física desgastam as relações entre os membros do grupo, desestimulando a intimidade que caracteriza a coesão.

IV. O reconhecimento concedido a um grupo por desempenho pode reforçar sentimentos de orgulho.

É correto o que se afirma em

  • A. I e IV, apenas.
  • B. I, II e III, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. II e IV, apenas.
  • E. III e IV, apenas.

Todas as equipes são grupos, mas nem todo grupo é uma equipe. Sobre os aspectos que tornam as equipes um tipo especial de grupo marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Os membros são altamente interdependentes.

( ) Aptidões, conhecimento, experiência e informação distribuem-se de forma desigual.

( ) Se houver entendimento mútuo dos objetivos e estes forem compartilhados por 100% de seus membros, está caracterizada uma equipe.

( ) Um grupo transforma-se em equipe quando passa a prestar atenção à sua própria forma de operar e procura resolver os problemas que afetam seu funcionamento.

( ) Um grupo desenvolve-se como equipe quando incorpora à sua dinâmica as habilidades de diagnose.

  • A. V/ F/ V/ F/ F
  • B. F/F/ F/ V/ F
  • C. F/ F/ V/ V/ F
  • D. V/ V/ V/ F/ F
  • E. V/ V/ F/ V/ V

Pode-se considerar que o processo do conflito compõe-se de cinco estágios: (1) oposição potencial ou incompatibilidade; (2) cognição e personalização; (3) estratégia; (4) comportamento; e (5) consequências. Quanto ao estágio “oposição potencial ou incompatibilidade”, assinale a alternativa correta.

  • A. É aquele em que os assuntos conflitantes são materializados. É a parte do processo em que os envolvidos decidem sobre o que é o conflito.
  • B. Nele é delineado o conjunto das possíveis consequências.
  • C. Nele as percepções são configuradas pelas emoções.
  • D. Nele são consideradas as prováveis fontes de conflitos, sendo as variáveis pessoais uma delas.
  • E. Pode-se pensar nesse estágio como um processo dinâmico de interação.

Uma das atribuições da avaliação de desempenho é estimar a qualidade da contribuição prestada por um funcionário à organização. São problemas comuns a essas avaliações:

I. diversidade de critérios por diferentes avaliadores.

II. efeito halo.

III. efeito da tendência central.

IV. incidentes críticos.

É correto o que está contido em

  • A. I e III, apenas.
  • B. II e III, apenas.
  • C. I e IV, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.
  • E. I, II e III, apenas.

As pessoas dependem das organizações nas quais trabalham, onde passam a maior parte de suas vidas, para atingir seus objetivos pessoais e individuais. Dentro desse cenário, a questão básica é escolher entre tratar as pessoas como recursos ou como parceiras. Com base nisso, marque R, caso a característica se refira a recursos, ou P, caso se refira a parceiras e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) São padronizados(as) e uniformes.

( ) Precisam ser administrados(as).

( ) São considerados(as) sujeitos passivos da ação organizacional.

( ) São fornecedores(as) de conhecimentos.

( ) Constituem parte do patrimônio físico na contabilidade organizacional.

  • A. R/ R/ P/ P/ P
  • B. P/ P/ P/ R/ P
  • C. R/ R/ R/ P/ R
  • D. P/ R/ P/ P/ R
  • E. R/ P/ R/ P/ P

A estratégia que se refere a explorar um mercado novo com um novo produto é denominada

  • A. penetração de mercado.
  • B. desenvolvimento de mercado.
  • C. desenvolvimento de produto.
  • D. diversificação.
  • E. estabilidade.

Assinale a alternativa que não apresenta uma barreira à comunicação em nível organizacional.

  • A. Necessidades departamentais.
  • B. Diferenças de status e poder.
  • C. Falta de canais formais.
  • D. Rede de comunicação inadequada para a tarefa.
  • E. Semântica.

A comunicação humana pode ocorrer de várias formas. Estas possuem características específicas, no entanto, se integram para possibilitar uma sincronia entre ideias, contexto e relação pessoal. A qualidade de nossos relacionamentos faz a diferença na obtenção dos resultados que buscamos. O pedagogo, visando a melhorar a comunicação interpessoal, não precisa

  • A. escutar ativamente e observar a si e ao(s) outro(s); demonstrar respeito, valorização, atenção. Tão importante como escutar é ser escutado.
  • B. pensar em conjunto, dialogar; ficar atento às pistas não verbais.
  • C. ser mais avaliador; desenvolver uma comunicação voltada para as tarefas.
  • D. ser assertivo, ser claro e transparente.
  • E. aumentar o nível de empatia; respeitar a subjetividade.

A comunicação é uma prioridade estratégica para a empresa. Nas organizações mais bem sucedidas do mundo, a comunicação recebe a máxima prioridade. O processo de comunicação é um processo transacional. A comunicação interpessoal é uma ferramenta de vital importância em qualquer organização que pretenda aperfeiçoar seus processos comunicacionais e desenvolver o capital humano e intelectual. É correto afirmar que a comunicação interpessoal é

  • A. uma comunicação direta entre as pessoas. As mensagens são sempre recebidas no tempo e lugar em que são emitidas, ou seja, dentro do modelo de comunicação síncrona.
  • B. aquela que utiliza, nas empresas, canais formais de comunicação, e a impessoalidade é sua marca.
  • C. aquela que flui de forma vertical. Assim, as pessoas passam a se comunicar melhor e de forma mais produtiva, neutra e objetiva.
  • D. o conhecimento das relações internas entre si próprio, ou com seu “eu” interior. Nessa categoria, pode-se falar de autoconhecimento, autorreflexão, a fim de estudar os sentimentos e emoções, análise do processo de pensamento. Quando uma pessoa começa a conhecer seus pensamentos e sentimentos, um novo universo se abre, o que proporciona a compreensão do mundo ao redor onde vive, pois o seu estado interno reflete diretamente em seu mundo externo.
  • E. essencialmente um processo interativo e didático, de pessoa a pessoa, em que o emissor constrói significados e desenvolve expectativas na mente do receptor.

No Brasil, a Universidade Corporativa (UC) está presente em muitos tipos de organizações, nacionais e multinacionais, públicas e privadas e em diversos setores industriais e de serviços. Analise as frases de diferentes autores, inclusive de Marisa Eboli, transcritas da Internet, e assinale a incorreta em relação à concepção da Educação Corporativa (EC).

  • A. É a Educação que se apresenta como uma das possibilidades de aumentar a competência dos profissionais da organização e, sendo ela uma forma de Educação direcionada à realidade empresarial, pode representar uma maneira de a organização potencializar a formação de competências necessárias às suas atividades.
  • B. É um guarda-chuva estratégico para desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, a fim de cumprir as estratégias empresariais. Apesar de seus diferentes formatos de funcionamento (presencial e virtual), sua finalidade é criar uma força de trabalho de primeira qualidade, por meio de sistematização e organização de informações e experiências de aprendizagem para o desenvolvimento humano.
  • C. Exerce a mesma função das Universidades Tradicionais (UT), atuando no ensino, pesquisa e extensão, de forma indissociável. Porém, transforma-se em uma ameaça à UT, pois seu processo formativo tem a competência para agregar valor, sobretudo quando realiza pesquisa e geração de conhecimento. Há tempos os centros produtores de novos conhecimentos estão vinculados às grandes empresas.
  • D. É um sistema de desenvolvimento de pessoas pautado pela gestão de pessoas por competências. Para tanto, a organização deve-se utilizar da gestão por competências, não somente no desenvolvimento de pessoas, mas em todos os subsistemas de recursos humanos, como: recrutamento e seleção; atração e retenção de talentos; orientação e modelagem de cargo; planejamento de carreira; avaliação e desempenho; e, por fim, benefícios e remuneração.
  • E. Uma característica importante é seu caráter contínuo da aprendizagem, ou seja, a organização fornece uma Educação permanente, vinculada às metas empresariais. Corroborando essa ideia, outro autor destaca o caráter intensivo e permanente como característica diferenciadora do provimento educacional oferecido pelas empresas que possuem essa modalidade de Educação.
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