Lista completa de Questões de Administração da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As estratégias das organizações são baseadas em estudos feitos no meio ambiente interno e externo. Existem quatro fatores que são determinantes nesses estudos. Indique a alternativa que contém os quatro fatores corretamente.
Pontos fortes, pontos fracos, concorrência e governos.
Pontos fortes, pontos fracos, concorrência e imprensa.
Pontos fortes, pontos fracos, imprensa e governos.
Pontos fortes, sindicatos, concorrência e governos.
Pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.
Pode-se afirmar que em uma organização burocrática predominam:
normas impessoais e racionalidade na escolha dos meios e dos fins, como nas grandes empresas, nos estados modernos, nos exércitos.
características patriarcais e patrimonialistas, como família, o clã, a sociedade medieval.
características místicas, arbitrárias e personalísticas, como nos grupos revolucionários, nos partidos políticos, nas nações em revolução.
características humanísticas e aleatórias.
características matemáticas e estatísticas.
O triângulo estratégico é de vital importância para avaliação entre o ambiente e a organização. Pode-se afirmar que seus vértices são:
Ambiente, capacitação e propósito.
Valorização, capacitação e propósito.
Negociação, capacitação e valorização.
Ambiente, mudança e propósito.
Ambiente, capacitação e mudança.
Quanto à estrutura organizacional de uma empresa podese afirmar que:
Se a empresa prestar vários tipos de serviços de elevado grau técnico, deve-se estruturá-la de forma verticalizada.
Se a empresa prestar um tipo de serviço de elevado grau técnico, pode-se estruturá-la de forma verticalizada.
Se a empresa vende vários tipos de itens destinados a fornecedores diferentes em ambientes diferentes, então o treinamento das equipes de vendas deve ser feito de maneira que todos os vendedores possam ser alocados em qualquer departamento;
A departamentalização do tipo linha-staff não deve ser mais utilizada, pois várias pesquisas científicas comprovam que esse tipo de departamentalização não funciona;
A estrutura de uma organização por administração por objetivos não deve ser executada em empresas que prestam serviços, pois aumenta muito a necessidade dos meios necessários.
Quanto a departamentalização das organizações, pode-se afirmar que uma das desvantagens da departamentalização por funções é:
Permitir agrupar vários especialistas sob uma única chefia comum, quando sua atividade é especializada.
Não garantir plena utilização das habilidades técnicas das pessoas, porque se baseia no princípio da especialização ocupacional.
Reduz a cooperação interdepartamental, pois exige forte concentração intradepartamental e cria barreiras entre os departamentos devido à ênfase nas especialidades.
Não refletir elevado nível de auto-orientação e de introversão administrativa por parte da organização.
Não orientar as pessoas para uma específica atividade, não concentrando sua competência de maneira eficaz, e também não simplifica o treinamento do pessoal.
Uma forma de departamentalização das organizações é a departamentalização por produtos ou serviços. Pode-se afirmar que uma das vantagens desta departamentalização é:
Facilita a inovação, que requer cooperação e comunicação de vários grupos contribuintes para o produto. A estratégia de crescimento de muitas empresas levou-as a abandonar a departamentalização funcional para adotarem a estrutura de departamentos de produtos.
Dispersão dos especialistas em subgrupos orientados para diferentes produtos.
Ser aconselhada para empresas com poucos produtos ou linhas reduzidas de produtos, por trazer redução de custos.
Não enfatizar a coordenação em detrimento da especialização.
Não provocar medo de desemprego nos funcionários por descontinuidade do produto.
A diversidade da mão-de-obra exige que os gerentes sejam cada vez mais sensíveis às diferenças. Os valores, necessidades, interesses e expectativas dos trabalhadores nunca foram homogêneos. Por esta razão, a análise da distribuição de trabalho deve ser desenvolvida no sentido de
I. agregar atividades análogas, interdependentes, que se encadeiam num único campo especializado.
II. agrupar um conjunto de tarefas/ações de cada unidade organizacional.
III. identificar e criticar a carga de trabalho de cada unidade da organização.
IV. caracterizar o consumo de recursos e orientar para um objetivo definido, de caráter global.
V. ter seu desenvolvimento alocado a uma unidade organizacional específica, sob uma única direção.
Pode-se afirmar que está(ão) correta(s)
somente a proposição III.
somente as proposições IV e V.
I, II, III, IV e V.
somente a proposição II.
somente as proposições I e V.
Administração - Administração de Sistemas de Informação - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2006
O sucesso de um sistema de informações depende da qualidade do pessoal envolvido na
distribuição quantitativa de informações úteis aos administradores.
seletividade da informação a ser distribuída aos usuários.
segurança da informação, vista como um dos mais valiosos patrimônios das organizações.
adequação de tecnologia e de fontes de dados e informações oriundas principalmente de fontes externas.
alimentação e funcionamento do processo.
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2006
Para instalar-se fisicamente, toda empresa precisa contar com equipamentos adequados.
Toda e qualquer organização utiliza peças de reposição, reagentes de laboratório, material de escritório e, em qualquer circunstância, nunca pode faltar a mão-de-obra. Daí porque uma das atividades da administração de projetos é o planejamento de recursos tais como materiais permanentes. Como exemplo de material permanente, pode-se citar
I. as peças de reposição.
II. os reagentes de laboratório.
III. as instalações e equipamentos.
IV. o material de escritório.
V. a mão-de-obra.
Pode-se afirmar que está(ão) correta(s)
apenas os itens III e V.
I, II, III, IV e V.
apenas os itens I, II e IV.
apenas o item III.
apenas o item V.
A gestão pela qualidade total é uma importante contribuição para a eficiência e eficácia organizacional. Assim sendo, pode-se afirmar que qualidade envolve um ou mais dos itens infracitados:
I. Conformidade às expectativas - em geral, se um produto ou serviço faz o que se propõe fazer, diz-se que ele é de alta qualidade. Se o produto ou serviço falha em sua missão, se diz que é de baixa qualidade.
II. Conformidade às exigências - as exigências dos clientes, usuários e consumidores podem ser objetivas ou subjetivas. Assim, muitos princípios de gestão da qualidade estão expressos em termos de mudar atitudes individuais e a cultura da organização buscando atender às exigências dos clientes e consumidores.
III. Cessação de perdas - a qualidade precisa ser incluída na estratégia organizacional, e todas unidades da empresa precisam ser responsáveis pela qualidade.
IV. Atingir e/ou exceder as expectativas dos consumidores - A maior parte das empresas fala sobre qualidade, mas poucas avançam com planos rigorosamente consolidados para atingi-la. Uma importante técnica da alta administração é fechar a lacuna de credibilidade - a diferença entre a mensagem que os empregados ouvem e a verdadeira direção empreendida.
V. Excelência e valor - um sistema de qualidade total só é eficaz quando concentrar os esforços da organização na direção da mais alta satisfação do consumidor, melhoria contínua e envolvimento dos empregados.
Está(ão) correta(s)
apenas as proposições IV e V.
apenas as proposições III, IV e V.
apenas as proposições I, IV e V.
todas as proposições.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...