Questões de Administração da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

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As estratégias das organizações são baseadas em estudos feitos no meio ambiente interno e externo. Existem quatro fatores que são determinantes nesses estudos. Indique a alternativa que contém os quatro fatores corretamente.

  • A.

    Pontos fortes, pontos fracos, concorrência e governos.

  • B.

    Pontos fortes, pontos fracos, concorrência e imprensa.

  • C.

    Pontos fortes, pontos fracos, imprensa e governos.

  • D.

    Pontos fortes, sindicatos, concorrência e governos.

  • E.

    Pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.

Pode-se afirmar que em uma organização burocrática predominam:

  • A.

    normas impessoais e racionalidade na escolha dos meios e dos fins, como nas grandes empresas, nos estados modernos, nos exércitos.

  • B.

    características patriarcais e patrimonialistas, como família, o clã, a sociedade medieval.

  • C.

    características místicas, arbitrárias e personalísticas, como nos grupos revolucionários, nos partidos políticos, nas nações em revolução.

  • D.

    características humanísticas e aleatórias.

  • E.

    características matemáticas e estatísticas.

O triângulo estratégico é de vital importância para avaliação entre o ambiente e a organização. Pode-se afirmar que seus vértices são:

  • A.

    Ambiente, capacitação e propósito.

  • B.

    Valorização, capacitação e propósito.

  • C.

    Negociação, capacitação e valorização.

  • D.

    Ambiente, mudança e propósito.

  • E.

    Ambiente, capacitação e mudança.

Quanto à estrutura organizacional de uma empresa podese afirmar que:

  • A.

    Se a empresa prestar vários tipos de serviços de elevado grau técnico, deve-se estruturá-la de forma verticalizada.

  • B.

    Se a empresa prestar um tipo de serviço de elevado grau técnico, pode-se estruturá-la de forma verticalizada.

  • C.

    Se a empresa vende vários tipos de itens destinados a fornecedores diferentes em ambientes diferentes, então o treinamento das equipes de vendas deve ser feito de maneira que todos os vendedores possam ser alocados em qualquer departamento;

  • D.

    A departamentalização do tipo linha-staff não deve ser mais utilizada, pois várias pesquisas científicas comprovam que esse tipo de departamentalização não funciona;

  • E.

    A estrutura de uma organização por administração por objetivos não deve ser executada em empresas que prestam serviços, pois aumenta muito a necessidade dos meios necessários.

Quanto a departamentalização das organizações, pode-se afirmar que uma das desvantagens da departamentalização por funções é:

  • A.

    Permitir agrupar vários especialistas sob uma única chefia comum, quando sua atividade é especializada.

  • B.

    Não garantir plena utilização das habilidades técnicas das pessoas, porque se baseia no princípio da especialização ocupacional.

  • C.

    Reduz a cooperação interdepartamental, pois exige forte concentração intradepartamental e cria barreiras entre os departamentos devido à ênfase nas especialidades.

  • D.

    Não refletir elevado nível de auto-orientação e de introversão administrativa por parte da organização.

  • E.

    Não orientar as pessoas para uma específica atividade, não concentrando sua competência de maneira eficaz, e também não simplifica o treinamento do pessoal.

Uma forma de departamentalização das organizações é a departamentalização por produtos ou serviços. Pode-se afirmar que uma das vantagens desta departamentalização é:

  • A.

    Facilita a inovação, que requer cooperação e comunicação de vários grupos contribuintes para o produto. A estratégia de crescimento de muitas empresas levou-as a abandonar a departamentalização funcional para adotarem a estrutura de departamentos de produtos.

  • B.

    Dispersão dos especialistas em subgrupos orientados para diferentes produtos.

  • C.

    Ser aconselhada para empresas com poucos produtos ou linhas reduzidas de produtos, por trazer redução de custos.

  • D.

    Não enfatizar a coordenação em detrimento da especialização.

  • E.

    Não provocar medo de desemprego nos funcionários por descontinuidade do produto.

A diversidade da mão-de-obra exige que os gerentes sejam cada vez mais sensíveis às diferenças. Os valores, necessidades, interesses e expectativas dos trabalhadores nunca foram homogêneos. Por esta razão, a análise da distribuição de trabalho deve ser desenvolvida no sentido de

I. agregar atividades análogas, interdependentes, que se encadeiam num único campo especializado.

II. agrupar um conjunto de tarefas/ações de cada unidade organizacional.

III. identificar e criticar a carga de trabalho de cada unidade da organização.

IV. caracterizar o consumo de recursos e orientar para um objetivo definido, de caráter global.

V. ter seu desenvolvimento alocado a uma unidade organizacional específica, sob uma única direção.

Pode-se afirmar que está(ão) correta(s)

  • A.

    somente a proposição III.

  • B.

    somente as proposições IV e V.

  • C.

    I, II, III, IV e V.

  • D.

    somente a proposição II.

  • E.

    somente as proposições I e V.

O sucesso de um sistema de informações depende da qualidade do pessoal envolvido na

  • A.

    distribuição quantitativa de informações úteis aos administradores.

  • B.

    seletividade da informação a ser distribuída aos usuários.

  • C.

    segurança da informação, vista como um dos mais valiosos patrimônios das organizações.

  • D.

    adequação de tecnologia e de fontes de dados e informações oriundas principalmente de fontes externas.

  • E.

    alimentação e funcionamento do processo.

Para instalar-se fisicamente, toda empresa precisa contar com equipamentos adequados.

Toda e qualquer organização utiliza peças de reposição, reagentes de laboratório, material de escritório e, em qualquer circunstância, nunca pode faltar a mão-de-obra. Daí porque uma das atividades da administração de projetos é o planejamento de recursos tais como materiais permanentes. Como exemplo de material permanente, pode-se citar

I. as peças de reposição.

II. os reagentes de laboratório.

III. as instalações e equipamentos.

IV. o material de escritório.

V. a mão-de-obra.

Pode-se afirmar que está(ão) correta(s)

  • A.

    apenas os itens III e V.

  • B.

    I, II, III, IV e V.

  • C.

    apenas os itens I, II e IV.

  • D.

    apenas o item III.

  • E.

    apenas o item V.

A gestão pela qualidade total é uma importante contribuição para a eficiência e eficácia organizacional. Assim sendo, pode-se afirmar que qualidade envolve um ou mais dos itens infracitados:

I. Conformidade às expectativas - em geral, se um produto ou serviço faz o que se propõe fazer, diz-se que ele é de alta qualidade. Se o produto ou serviço falha em sua missão, se diz que é de baixa qualidade.

II. Conformidade às exigências - as exigências dos clientes, usuários e consumidores podem ser objetivas ou subjetivas. Assim, muitos princípios de gestão da qualidade estão expressos em termos de mudar atitudes individuais e a cultura da organização buscando atender às exigências dos clientes e consumidores.

III. Cessação de perdas - a qualidade precisa ser incluída na estratégia organizacional, e todas unidades da empresa precisam ser responsáveis pela qualidade.

IV. Atingir e/ou exceder as expectativas dos consumidores - A maior parte das empresas fala sobre qualidade, mas poucas avançam com planos rigorosamente consolidados para atingi-la. Uma importante técnica da alta administração é fechar a lacuna de credibilidade - a diferença entre a mensagem que os empregados ouvem e a verdadeira direção empreendida.

V. Excelência e valor - um sistema de qualidade total só é eficaz quando concentrar os esforços da organização na direção da mais alta satisfação do consumidor, melhoria contínua e envolvimento dos empregados.

Está(ão) correta(s)

  • A.

    apenas as proposições IV e V.

  • B.

    apenas as proposições III, IV e V.

  • C.

    apenas as proposições I, IV e V.

  • D. apenas as proposições II, III e IV.
  • E.

    todas as proposições.

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