Questões de Administração da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

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A Teoria da Administração, ao incorporar o princípio filosófico da "prevalência do principal sobre o acessório", consegue separar o essencial do acidental.

Aplicando este princípio, assinale na coluna da direita apenas uma das opções - Principal ou Acessório -, de acordo com as expressões listadas na coluna da esquerda.

 Indique a alternativa correta nesta formatação "Principal versus Acessório".

  • A.

    I versus II / III versus IV / V versus VI

  • B.

    II versus VI / IV versus I / III versus V

  • C.

    II versus III / VI versus I / IV versus V

  • D.

    I versus IV / III versus V / VI versus II

  • E.

    V versus I / II versus VI / III versus IV

Pessoas de bom nível, capazes de atuar como equipe, constituem imenso patrimônio para qualquer organização. Para que isso seja possível, é necessária uma boa administração salarial, instrumento indispensável para atrair e reter bons profissionais e motivá-los a trabalhar em equipe. Suponhamos que a empresa VITORIOSA, preocupada que está em não perder importantes profissionais, autoriza a Administração de Recursos Humanos a promover um aumento extra a três de seus mais destacados profissionais. O salário do José que era de R$ 737,00, ao ser reajustado, passou para R$ 793,75. O salário do Pedro, ao ser reajustado, passou de 785,00 para R$ 859,18. Carlos, teve seu salário reajustado de R$ 635,00 para 686,12. Calcule o percentual de reajuste aplicado respectivamente aos três empregados e assinale qual é a alternativa correta.

  • A.

    7,5%, 8,45% e 6,05%

  • B.

    6,7%, 9,30% e 7,15%

  • C.

    7,7%, 9,45% e 8,05%

  • D.

    7,1%, 9,05% e 8,35%

  • E.

    7,25%, 9,12% e 8,45%

A departamentalização funcional, baseada no agrupamento de atividades pelo critério da similaridade de habilidades, conhecimentos e recursos, dá ênfase na especialização das funções como produção, compras, marketing, finanças e outras.

Dessa forma, pode-se afirmar que é desvantagem nessa forma de organização

  • A.

    a excelente coordenação intradepartamental.

  • B.

    a especialidade técnica e administrativa.

  • C.

    os elevados custos administrativos e operacionais.

  • D.

    a limitação dos administradores.

  • E.

    os menores custos administrativos e operacionais.

Ao administrador é indispensável possuir ou desenvolver habilidades para bem desempenhar a sua missão. Considere os itens abaixo que apresentam possíveis habilidades que o administrador precisa possuir ou desenvolver.

I. Habilidade humana: discernimento e capacidade para trabalhar com pessoas.

II. Habilidade técnica: utilização de conhecimentos, técnicas, métodos e equipamentos necessários para a realização de suas tarefas.

III. Habilidade conceitual: habilidade para compreender as complexidades da organização.

Pode-se afirmar que

  • A.

    apenas estão corretos I e II.

  • B.

    apenas estão corretos II e III.

  • C.

    apenas está correto o I.

  • D.

    apenas estão corretos I e III.

  • E.

    todos estão corretos.

A definição básica de organização é:

  • A.

    Associação de pessoas e máquinas;

  • B.

    Associação de Processos e máquinas;

  • C.

    Duas ou mais pessoas trabalhando juntas e de modo estruturado para alcançar um objetivo específico ou um conjunto de objetivos.

  • D.

    Planejamento e processos com objetivos definidos;

  • E.

    Organização de projetos.

Quanto à função administrativa "Planejar", pode-se dizer que:

  • A.

    É apenas definir os objetivos da organização.

  • B.

    É apenas definir as metas da organização.

  • C.

    É definir os objetivos, temporizando e quantificando esses objetivos, transformando-os em metas, e definir também as ações que deverão ser executadas para transformar os objetivos em realidades.

  • D.

    É definir o que cada uma das pessoas vai fazer.

  • E.

    É conferir se os processos estão levando aos objetivos.

Quanto à função administrativa "liderar", pode-se dizer que é

  • A.

    o processo de arrumar e alocar o trabalho e os recursos entre os membros de uma organização, de modo que cada um atinja seus objetivos e assim a organização também atinja o seu.

  • B.

    o processo de ensinar cada um dos membros da organização para que saibam o que fazer e estejam motivados.

  • C.

    o processo de definir metas da organização, para maior economia de meios.

  • D.

    o processo de definir o custo da organização.

  • E.

    o processo de definir os objetivos da organização.

Quanto à função administrativa "organizar", pode-se dizer que é

  • A.

    definir as metas de produção.

  • B.

    o processo de arrumar e alocar o trabalho, a autoridade, e os recursos entre os membros de uma organização de modo que cada um atinja seus objetivos e assim a organização atinja o seu.

  • C.

    o processo de arrumar e alocar o trabalho, entre os membros de uma organização de modo que cada um atinja seus objetivos.

  • D.

    o processo de ensinar cada um dos membros da organização para que saibam o que fazer e estejam motivados.

  • E.

    o processo de definição dos objetivos e metas da organização.

Pode-se afirmar que a correta visão da mentalidade estratégica deve ser a que procura

  • A.

    fazer o futuro baseado nas ações que sabemos fazer hoje. E uma visão de o que acontece na empresa é o mais importante.

  • B.

    executar as ações com vistas em como queremos estar no futuro. E uma visão de o que acontece na empresa é o mais importante.

  • C.

    fazer o futuro baseado nas ações que sabemos fazer hoje. E uma visão de o que acontece na empresa é o mais importante.

  • D.

    fazer o futuro baseado nas ações que sabemos fazer hoje. E uma visão de o que acontece no mundo é o mais importante.

  • E.

    executar as ações com vistas em como queremos estar no futuro. E uma visão de o que acontece no mundo é o mais importante.

Quanto aos níveis de administração pode-se afirmar que:

  • A.

    Os gerentes de primeira linha são responsáveis pelo planejamento estratégico das organizações.

  • B.

    Os gerentes médios nunca terão subordinados operacionais.

  • C.

    Os gerentes de topo são responsáveis pelo planejamento operacional das organizações.

  • D.

    Os gerentes de topo são responsáveis pelo planejamento estratégico das organizações.

  • E.

    Os gerentes médios definem a forma e a cadência do crescimento das organizações, e são chefiados pelos gerentes de primeira linha.

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