Questões de Administração da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

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Assinale a alternativa que não apresenta um princípio orientador da nova abordagem da gestão pela qualidade total.

  • A. O atendimento das necessidades e expectativas dos clientes.
  • B. A delegação de poder e autoridade aos funcionários.
  • C. O compromisso da alta administração com a cultura de qualidade.
  • D. A qualidade e a produtividade são objetivos antagônicos, ou seja, a melhoria de um implica a diminuição do outro.
  • E. A consideração da organização em seu todo, reconhecendo que todos os stakeholders têm potencial para contribuir para a melhoria contínua.

Assinale a alternativa que não apresenta uma técnica de gestão da qualidade total.

  • A. Círculos de qualidade.
  • B. Benchmarking.
  • C. Seis Sigmas.
  • D. Melhoria contínua.
  • E. Just-in-time.

Segundo Chiavenato, até algum tempo atrás, os profissionais considerados excelentes eram aqueles que apresentavam sinais de forte competitividade individual e espírito individualista e empreendedor. Agora, estão sendo privilegiados a capacidade de cooperação social, facilidade do trabalho em conjunto com outras pessoas e alto grau de espírito de equipe. Atualmente, é correto afirmar que é de suma importância que a informação na empresa passe a fluir de maneira

  • A. vertical, respeitando a hierarquia. Isto só é possível se houver respeito às individualidades e implica reconhecimento.
  • B. cruzada, existindo um rompimento ou mudança de tema proposto. Percebe-se sempre um conflito cognitivo, pois a resposta não é a esperada.
  • C. complementar. A resposta é sempre esperada, isto é, complementa o estímulo. Corre o risco de mau entendimento e de conflitos.
  • D. horizontal, ao invés de através de uma hierarquia, e isto só é possível em função de maior trabalho de cooperação entre os funcionários.
  • E. ulterior para evitar os conflitos. O verdadeiro sentido é velado, fica em aberto. A comunicação não é clara, podendo ou não o receptor dar as respostas que complementem o estímulo; enriquece.

Equipe capacitada é um fator importante para o sucesso da empresa. O processo de treinamento, de desenvolvimento e de capacitação fornece às pessoas oportunidades de aprendizagem para adquirir, desenvolver ou corrigir a falta de conhecimentos, habilidades e atitudes. Com base no exposto, assinale a alternativa correta.

  • A. Não há diferença entre treinar e desenvolver pessoas. Ambos possuem métodos similares para afetar a aprendizagem numa mesma perspectiva de tempo.
  • B. Desenvolvimento de pessoal está voltado ao condicionamento da pessoa para a execução das tarefas.
  • C. Todo treinamento pressupõe ações fora do local e ambiente de trabalho.
  • D. O desenvolvimento de pessoal está mais relacionado à educação, pois se refere a experiências, não necessariamente relacionadas com o cargo atual, que proporcionam oportunidades para crescimento pessoal.
  • E. Há muitos métodos para o desenvolvimento de pessoas e todos estão relacionados a ações fora do contexto do cargo.

O treinamento é uma das principais atividades na maioria das grandes organizações, incluindo as empresas do setor público. É uma atividade necessária tanto para funcionários novos como para os já experientes. Cinco etapas são essenciais para que os programas de treinamento das organizações sejam eficazes.

Com base nisso, analise as assertivas abaixo.

I. A avaliação de necessidades é conduzida também para determinar quais funcionários precisam de treinamento.

II. A transferência do treinamento é a aplicação no trabalho do que aprenderam no treinamento.

III. A utilização ou não no trabalho daquilo que foi aprendido no treinamento depende em larga medida do ambiente de trabalho.

IV. Um dos métodos de treinamento é a modelagem, que consiste na utilização de imagens e sons para a apresentação de um determinado material.

É correto o que se afirma em

  • A. I e III, apenas.
  • B. II e III, apenas.
  • C. II e IV, apenas.
  • D. III e IV, apenas.
  • E. I, II e III, apenas.

No intuito de criar uma cultura favorável ao aprendizado e comprometida com a mudança na organização, como um processo educacional aplicado de maneira sistemática e organizada, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos, visando a mudanças, envolve

  • A. a transmissão dos saberes acadêmicos já elaborados historicamente, procedimentos a serem adotados no exercício de uma tarefa e exposição das expectativas desejadas. A metodologia deve ser expositiva, alicerçada em texto que apresente um conhecimento significativo.
  • B. exposição de experiências exitosas no exercício profissional, mesmo sem contextualizá-las, destaque das atitudes exitosas e reflexão sobre os procedimentos adotados. O planejamento do treinamento não parte do diagnóstico das necessidades, mas sim das metas da empresa já definidas pelos seus gestores.
  • C. a transmissão de conhecimentos referentes ao trabalho, atitudes frente a aspectos da tarefa e do ambiente e desenvolvimento de habilidades. Por seu caráter formativo, exige uma metodologia reflexiva que parte da prática e de sua análise. Constrói conceitos e proposições de intervenções e volta para a prática, transformando-a.
  • D. conhecimentos visando a produzir resultados, agregar valores. Tem como finalidade adequar a pessoa ao seu cargo. Deve estar orientado para o presente, focalizar o cargo atual e buscar melhorar habilidades e capacidades relacionadas diretamente com o cargo. A exposição verbal é uma metodologia adequada, devendo apoiar-se em meios das multimídias.
  • E. informação sobre a organização e seus produtos e serviços, políticas e diretrizes, regras e regulamentos. A principal estratégia de formação é a exposição de projeções fixas e sonoras, vídeos da diretoria e divulgação dos processos produtivos e dos produtos.

Sobre Treinamento e Desenvolvimento, assinale a alternativa correta.

  • A. Uma das etapas do processo de treinamento é o Diagnóstico, ou seja, é o levantamento de necessidades ou carências de treinamento a serem satisfeitas.
  • B. A elaboração do projeto de treinamento para atender às necessidades identificadas é a etapa chamada de Implementação.
  • C. O treinamento por competências baseia-se em competências que os funcionários possuem e que estão garantindo o seu desempenho.
  • D. Treinamento é tão fundamental para o sucesso de uma organização que o seu conceito sobrevive há décadas sem alterações.
  • E. Treinamento no cargo, nos tempos atuais, refere-se ao uso de tecnologias da Internet para aumentar o desempenho e o conhecimento dos funcionários.

Assinale a alternativa que apresenta a cultura organizacional em que os valores se apoiam na capacidade da empresa de interpretar e traduzir os sinais do ambiente e responder com novos comportamentos.

  • A. Cultura da realização.
  • B. Cultura da adaptabilidade.
  • C. Cultura do envolvimento.
  • D. Cultura da consistência.
  • E. Cultura inovadora.

A cultura organizacional desempenha quatro funções básicas no processo de ajudar a criar um entendimento mútuo da vida da organização: identidade organizacional, compromisso coletivo, estabilidade organizacional e moldagem do comportamento ao ajudar os membros a dar sentido a seus ambientes. Sobre o assunto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Dar aos membros uma identidade organizacional ajuda a promover um sentimento de propósito comum.

( ) Facilitar o compromisso coletivo significa suscitar um sólido compromisso em todos aqueles que aceitam a cultura organizacional como a sua própria.

( ) Promover a estabilidade organizacional significa dizer que os membros aceitam a cultura sem questionamentos ou influências diretas na sua construção e/ou modificação.

( ) A cultura de uma organização serve como uma fonte de significados comuns para explicar por que as coisas acontecem do modo como ocorrem. Essa é a explicação da função “moldar o comportamento ao ajudar os membros a dar sentido a seus ambientes”.

  • A. V/ F/ V/ F
  • B. V/ V/ F/ V
  • C. F/ F/ V/ V
  • D. F/ V/ F/ F
  • E. F/ F/ F/ V

No cerne da cultura de toda a organização, existe um conjunto de normas e valores fundamentais que são as bases das percepções, pensamentos e sentimentos comuns que constituem a cultura organizacional. Alguns elementos superficiais da cultura ajudam na interpretação de eventos cotidianos. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.

  • A. O elemento superficial da cultura organizacional “Cerimônias” representa ações regularmente repetidas para reforçar normas e valores culturais.
  • B. O elemento superficial da cultura organizacional “Linguagem” representa objetos, ações ou eventos dotados de significados especiais.
  • C. O elemento superficial da cultura organizacional “Ritos” representa atividades cerimoniais destinadas a comunicar ideias específicas.
  • D. O elemento superficial da cultura organizacional “Mitos” representa atividades cerimoniais para realizar determinados propósitos.
  • E. O elemento superficial da cultura organizacional “Heróis” são histórias imaginárias que ajudam a explicar os significados heroicos dos fundadores.
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