Questões de Administração da Coordenadoria de Concurso e Exames Vestibulares (CEV / UFMT)

Lista completa de Questões de Administração da Coordenadoria de Concurso e Exames Vestibulares (CEV / UFMT) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito das habilidades dos Administradores, analise as assertivas.

I - Katz dividiu as habilidades dos Administradores em quatro categorias: inter-relacional, técnica, humana e conceitual.

II - Para Mintzberg, as habilidades são oito: relacionamento, liderança, resolução de conflitos, processamento de informação, tomada de decisões, alocação de recursos, empreender e instrospecção.

III - Katz e Mintzberg apontam que os Administradores devem possuir a habilidade inter-relacional.

Está correto o que se afirma em

  • A. III, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. II, apenas.
  • D. II e III, apenas.

Logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequado aos clientes a um custo razoável. Que atividades são identificadas como primárias para o atingimento dos objetivos logísticos de custo e nível de serviço?

  • A. Transporte, manutenção de estoques e processamento de pedidos.
  • B. Planejamento de rotas, entrega ao cliente final e pós-venda.
  • C. Fluxo de materiais, embalagem de proteção, programação de produtos e pós-venda.
  • D. Armazenagem, manuseio de materiais, embalagem de proteção, obtenção, programação de produtos e manutenção de informação.

Em relação à Administração da Produção, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O Just-in-time (JIT) é uma abordagem disciplinada, que visa aprimorar a produtividade global e eliminar os desperdícios, perde em eficácia em termos de custo, porém o fornecimento é preciso, utilizando o mínimo de instalações, equipamentos, materiais e recursos humanos.

( ) A abordagem enxuta de gerenciar operações é fundamentada em fazer bem as coisas simples, em fazêlas cada vez melhor e eliminar os desperdícios em cada passo do processo.

( ) A programação de estoques pode ser governada por uma das três escolas de pensamento: o planejamento e controle “puxado”, “gradativo” e “empurrado”.

( ) O planejamento e controle JIT é baseado no princípio de um “sistema puxado”, enquanto a abordagem MRP, em um “sistema empurrado”.

Assinale a sequência correta.

  • A. V, V, F, F
  • B. F, V, F, V
  • C. F, F, V, F
  • D. V, F, V, V

As macroestratégias, equivalentes à conduta que a empresa vai escolher perante o ambiente, tendo em vista a sua missão e seus propósitos, bem como o resultado do diagnóstico estratégico, se enquadram na forma de estratégia quanto à

  • A. amplitude.
  • B. concentração.
  • C. fronteira.
  • D. qualidade dos resultados.

Na teoria sobre Administração Estratégica, há um conjunto de dez Escolas do Planejamento. Sobre a Escola do Design, é correto afirmar:

  • A. Enfatiza que a estratégia é genérica e facilmente identificada no mercado, sendo formulada por meio de cálculos analíticos.
  • B. Entende a construção da estratégia a partir do conhecimento resultante de um processo cognitivo.
  • C. Contextualiza o desenvolvimento da estratégia a partir do conhecimento e entendimento a respeito do ambiente organizacional.
  • D. Considera a estratégia um processo de concepção de uma ideia, a qual é previamente formulada e depois implementada.

O processo do ciclo de vida genérico de um projeto tem as seguintes fases:

  • A. Ideia, desenho, desenvolvimento, entrega.
  • B. Mobilização de recursos, ideia, aprovação, entrega.
  • C. Preparação, aprovação, entrega, desenvolvimento.
  • D. Estruturação, desenvolvimento, mobilização de recursos, aprovação.

Manual, em uma organização, refere-se a um conjunto de normas, instruções e documentos sobre políticas, diretrizes e sistemáticas das ações. O manual que dá instruções e define rotinas e procedimentos de determinada atividade é de

  • A. operação.
  • B. organização.
  • C. planejamento.
  • D. formulários.

A coluna da esquerda apresenta Funções Administrativas e a da direita, características de cada função. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

Marque a sequência correta.

  • A. 2, 1, 3, 4
  • B. 3, 4, 1, 2
  • C. 1, 3, 4, 2
  • D. 2, 3, 1, 4

O instrumento que se destina a fornecer uma visão exata da disposição dos recursos humanos da organização, auxiliando a coordenação do pessoal disponível e beneficiando possíveis trabalhos de remanejamento, denomina-se

  • A. lotacionograma.
  • B. fluxograma.
  • C. organograma.
  • D. funcionograma.

A Avaliação de Desempenho é um processo que busca reduzir as incertezas em relação ao funcionário, para assim, alcançar a consonância entre o que se espera do funcionário e o que este efetivamente realiza. Sobre o assunto, a coluna da esquerda apresenta tipos de avaliação de desempenho e a da direita, caracterização de cada tipo. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

Marque a sequência correta.

  • A. 2, 3, 4, 1
  • B. 4, 1, 2, 3
  • C. 1, 4, 2, 3
  • D. 4, 3, 1, 2
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...