Questões de Administração da Coordenadoria de Concurso e Exames Vestibulares (CEV / UFMT)

Lista completa de Questões de Administração da Coordenadoria de Concurso e Exames Vestibulares (CEV / UFMT) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre os Níveis da Administração, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. É de competência da alta administração da organização desenvolver políticas, estratégias e estabelecer metas para a organização como um todo.
  • B. A média administração se responsabiliza pela direção e coordenação das tarefas definidas pelos administradores de primeiro nível.
  • C. Os níveis administrativos classificam-se também em estratégico, tático e operacional.
  • D. O gerente de nível médio é o responsável direto pela produção de bens e serviços, podendo ser gerente de vendas, chefe de seção ou supervisor de produção.

Consiste em um Sistema de Controle e Análise de Estoque:

  • A. Sistema Just in Time.
  • B. Sistema Kanban.
  • C. Sistema MRP.
  • D. Sistema ABC.

Os materiais que continuam sendo propriedade do fornecedor até que sejam vendidos denominam-se estoque em

  • A. consignação.
  • B. trânsito.
  • C. processos.
  • D. movimentação.

Em relação ao Conflito nas Organizações, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O conflito na visão das relações humanas é um processo natural nos grupos e organizações.

( ) Na visão interacionista, procura-se encorajar os dirigentes do grupo a manter constantemente um nível mínimo de conflito.

( ) A técnica de resolução de conflitos que se relaciona ao não enfrentamento diz respeito a minimizar as diferenças entre as partes conflitantes ao enfatizar seus interesses comuns.

( ) A utilização de mensagens ambíguas ou ameaçadoras para aumentar os níveis de conflito refere-se à técnica de estimulação de conflito denominada comunicação.

Assinale a sequência correta.

  • A. V, F, V, V
  • B. F, V, F, V
  • C. V, V, V, F
  • D. F, F, V, V

A coluna da esquerda apresenta competências das lideranças e a da direita, característica de cada competência. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

Marque a sequência correta.

  • A. 2, 1, 3, 4
  • B. 3, 1, 4, 2
  • C. 3, 2, 4, 1
  • D. 4, 3, 1, 2

Sobre Sistema de Informação e Tecnologia da Informação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O número médio de atendimento em setor público, ao embasar uma decisão de aumento no número de atendentes, é caracterizado como uma informação.

( ) No sistema Enterprise Resource Planning (ERP), o dado lançado no subsistema de marketing precisa ser lançado depois no subsistema de faturamento.

( ) O Serviço de Atendimento ao Cliente, ao registrar informações dos usuários após a compra, permite que o sistema de informação seja retroalimentado.

( ) Por meio do sistema Customer Relationship Management (CRM), é possível se antecipar às necessidades dos clientes atuais e potenciais de uma organização.

Assinale a sequência correta.

  • A. V, F, F, V
  • B. F, V, V, F
  • C. V, F, V, V
  • D. F, V, F, V

O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia de implementação de estratégias baseada em quatro perspectivas. Marque a alternativa que apresenta duas dessas perspectivas.

  • A. Aprendizagem Organizacional e Benchmarking
  • B. Cliente e Matriz BCG
  • C. Processos Internos e Financeira
  • D. Análise SWOT e Processos Organizacionais

A respeito do Planejamento Estratégico nas organizações, analise as afirmativas.

I - Os planos estratégicos são orientados para o exterior da organização, bem como para o seu interior, abrangendo grande segmento dela.

II - Os gestores devem monitorar frequentemente o desempenho efetivo de suas unidades de trabalho no que se refere às metas e planos.

III - A gestão estratégica envolve gestores de algumas áreas da empresa na formulação e implementação das metas e das estratégias.

IV - O planejamento tático objetiva traduzir metas e planos estratégicos e gerais em metas e planos específicos aplicáveis a uma delimitada parte funcional da organização, como marketing e recursos humanos.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, II e III, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. III e IV, apenas.
  • D. I, II e IV, apenas.

Sobre Administração da Qualidade, é INCORRETO afirmar:

  • A. A qualidade de um produto tangível pode ser medida pelo desempenho, conformidade e durabilidade, enquanto a de um serviço intangível, por meio do tempo de espera, consistência e precisão.
  • B. O enfoque da qualidade na Administração surgiu inicialmente para resolver o problema de uniformização dos produtos, alcançando sua maturidade durante os anos 80 do século XX, nos Estados Unidos.
  • C. O controle estatístico da qualidade ocorre por meio da observação direta do produto ou serviço ao final do processo produtivo; obteve ascensão a partir da grande indústria e produção em massa.
  • D. Os estudiosos da qualidade W. C. Deming, J. M. Juran e W. Shewhart desenvolveram os 14 Pontos da qualidade, os três processos universais do gerenciamento da qualidade e o Ciclo PDCA, respectivamente.

Assinale a alternativa que apresenta somente resultados do Treinamento no nível organizacional.

  • A. Aumento da eficácia organizacional, redução do absenteísmo, melhoria da qualidade.
  • B. Melhoria da imagem organizacional, aumento da competência das pessoas, melhoria do espírito de cooperação.
  • C. Melhor atendimento ao cliente, facilidade de mudança e inovação, aumento da eficiência.
  • D. Melhoria do clima organizacional, elevação do conhecimento das pessoas, aumento da produtividade.
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