Questões de Administração da Coordenadoria de Concurso e Exames Vestibulares (CEV / UFMT)

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Em sua estrutura, a organização utiliza a divisão do trabalho, hierarquia de autoridade, regras e padrões. Esse processo é uma contribuição para a administração da abordagem

  • A. Matemática.
  • B. Sistêmica.
  • C. de Relações Humanas.
  • D. Burocrática.
  • E. Estruturalista.

Habilidades são destrezas específicas para transformar conhecimento em ação, que resulte no desempenho desejado para alcance dos objetivos. Nesse sentido, as habilidades do Administrador são as técnicas, humanas e conceituais. Marque a afirmativa que NÃO caracteriza as habilidades conceituais.

  • A. Relacionam-se à capacidade de ver a empresa como um todo.
  • B. Consistem na capacidade de compreender as complexidades da organização.
  • C. Promovem o ajustamento do comportamento dos participantes.
  • D. Consistem no conhecimento, no trabalho especializado e nos equipamentos para a realização de tarefas.
  • E. Permitem obter, analisar e interpretar informações de várias fontes para tomar decisões.

A coluna da esquerda apresenta Teorias da Administração e a da direita, sua caracterização. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

Assinale a sequência correta.

  • A. 1, 3, 2, 4
  • B. 1, 4, 3, 2
  • C. 2, 1, 4, 3
  • D. 3, 2, 1, 4
  • E. 1, 3, 4, 2

Ajudar as organizações e as pessoas a fazer mudanças positivas no modo como elas conduzem suas atividades, o que, frequentemente, também muda a cultura organizacional, é uma característica do líder

  • A. Democrático.
  • B. Situacional.
  • C. Carismático.
  • D. Transformacional.
  • E. Participativo.

Certos traços e características pessoais contribuem para a eficácia da liderança em muitas situações. Esses atributos inserem-se nas categorias de habilidades

  • A. cognitivas, direção, inteligência emocional.
  • B. pessoais, nas tarefas, quociente de inteligência.
  • C. integração, inteligência emocional, direção.
  • D. cognitivas, pessoais, persuasão.
  • E. cognitivas, pessoais, inteligência emocional.

Douglas McGregor (1906-1964) desenvolveu, na década de 50 do século XX, dois conjuntos de proposições a respeito do comportamento humano nas organizações, aos quais denominou Teoria X e Teoria Y. Em relação à Teoria Y, analise as características.

I - O homem é o ser humano médio e avesso, por natureza, ao trabalho.

II - As pessoas são esforçadas, gostam de trabalhar e de ter responsabilidade.

III - As pessoas podem ser automotivas e autodirigidas.

IV - As pessoas são ingênuas, sem iniciativa e coagidas ao trabalho.

V - O homem tem presteza em dirigir o comportamento para metas da organização.

São características da Teoria Y:

  • A. II, III, IV e V, apenas.
  • B. I, II e III, apenas.
  • C. II, III e V, apenas.
  • D. III, IV e V, apenas.
  • E. I, II, III e IV, apenas.

A liderança é diferente da autoridade formal, que é uma das bases das organizações e um dos atributos de cargos gerenciais. Marque a afirmativa que retrata um preceito da autoridade formal.

  • A. A lei é o instrumento para possibilitar a convivência social.
  • B. Fundamenta-se na crença dos seguidores a respeito das qualidades do líder e de seu interesse em segui-lo.
  • C. Não é limitada no tempo e no espaço geográfico, social ou organizacional.
  • D. Não inclui o poder de forçar a obediência das regras aceitas para a convivência.
  • E. O seguidor obedece à pessoa e à missão que ela representa.

Quando a organização utiliza um programa de desenvolvimento de pessoas com ênfase em planejar meios para formar pessoal que conduzirá o futuro da empresa, fixa métodos flexíveis, ajustáveis a mudanças de circunstâncias e formula planos de carreira. Essa é uma prática de recursos humanos em nível

  • A. estratégico.
  • B. de staff.
  • C. tático.
  • D. operacional.
  • E. de linha.

Nos processos de gestão de pessoas, destaca-se a categoria de valorização que tem como objetivo oferecer parâmetros e procedimentos para a distinção de valorização das pessoas que estabelecem alguma relação com a empresa. Essa categoria compreende as seguintes práticas:

  • A. Remuneração, capacitação e premiação.
  • B. Remuneração, premiação, serviços e facilidades.
  • C. Remuneração, serviços e facilidades e recolocação.
  • D. Premiação, captação e promoção.
  • E. Premiação, recolocação e transferência.

Recrutamento é o processo pelo qual as organizações procuram candidatos para participarem da seleção de pessoal para determinados cargos. Do ponto de vista de sua aplicação, o recrutamento pode ser classificado em interno, realizado na própria organização; ou externo, feito no mercado de trabalho. Assinale a alternativa que apresenta desvantagem do recrutamento interno.

  • A. Facilita o conservadorismo e as rotinas atuais.
  • B. Afeta negativamente a motivação dos atuais funcionários da organização.
  • C. Dispêndio maior de tempo em treinamento aos funcionários.
  • D. Custos elevados no processo de recrutamento e seleção.
  • E. Dificulta a socialização entre as pessoas na organização.
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