Questões de Administração da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

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A estrutura organizacional formal prevê uma rede de comunicações que obedece a hierarquia predeterminada. Entretanto, a comunicação expande-se para além do organograma e da rigidez de um sistema de comunicação previamente delineado. Nesse sentido, é correto afirmar que, na estrutura organizacional das empresas, existem redes de comunicação denominadas

  • A. formal e informal.
  • B. próxima e distante.
  • C. objetiva e subjetiva.
  • D. produtiva e improdutiva.
  • E. estratégica e operacional.

Partindo do pressuposto de que as pessoas são o grande diferencial das empresas, as ações de treinamento e desenvolvimento têm papel importante, sendo peça-chave no processo de desenvolvimento organizacional, uma vez que alinham os profissionais com as estratégias da empresa. Diante disso, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Treinamento.

2. Desenvolvimento.

( ) É a aquisição sistemática de atitudes, conhecimentos, regras ou habilidades que resultem na melhoria do desempenho no trabalho.

( ) Refere-se a um conjunto de experiências de aprendizagem centradas na posição atual do profissional.

( ) É um processo educacional de curto prazo e que envolve ações que visam ampliar a capacidade das pessoas para o exercício de determinada função ou para a execução de uma tarefa específica.

( ) Refere-se ao conjunto de experiências de aprendizagem, não necessariamente relacionadas ao cargo que o profissional ocupa atualmente, mas que proporcionam oportunidades para o crescimento e desenvolvimento profissional.

( ) É um processo educacional de médio ou longo prazo, visando proporcionar à pessoa os conhecimentos que transcendem o que é exigido no cargo atual, preparando-a para assumir funções mais complexas.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 2, 1, 1.
  • B. 1, 1, 1, 2, 2.
  • C. 1, 2, 2, 2, 1.
  • D. 2, 2, 1, 2, 1.

Considerando o fragmento do texto exposto e o papel do pedagogo na empresa, analise.

I. Zelar pelas ações de caráter educativo relacionadas ao desenvolvimento do trabalhador com capacitação, além de avaliar e diagnosticar constantemente futuras necessidades ou falhas, indicando metodologias adequadas ao contexto da empresa.

II. Elaborar e coordenar projetos e programas de formação continuada, contribuindo, assim, para o aprimoramento, bem como para a promoção do conhecimento.

III. Promover o acesso ao conhecimento dentro da empresa de forma interdisciplinar e fazer uso de metodologias diversificadas e adequadas ao público com o qual vai lidar, com olhar atento para o alcance dos objetivos traçados pela empresa quanto ao aprendizado dos funcionários, visto ser o diferencial no mercado.

IV. Capacitar os funcionários para provocar mudanças no perfil de cada um, contribuindo para o crescimento da confiança, flexibilidade, criatividade, e se perceber produtivo, capaz de crescer tanto no âmbito profissional quanto pessoal, despertando o prazer no desempenho das funções e favorecendo a empresa que gerar maior produtividade e, consequentemente, bons lucros.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e II, apenas.
  • C. II e IV, apenas.
  • D. III e IV, apenas.

A mudança do paradigma da gestão que ocorreu nos anos 80 do passado século XX, em que se dá a passagem de uma lógica de produtividade para um imperativo de competitividade e qualidade, conduziu que o planejamento passasse a ser diferente. A percepção da visão e missão da organização, bem como dos seus objetivos estratégicos, aliados ao conhecimento e às tendências do setor de atividade, passam a definir as linhas de aprendizagem que devem ser levadas em consideração. Considerando o exposto, sobre uma nova lógica de aprendizagem organizacional que se apresenta para desenvolver novas aprendizagens, analise.

I. O planejamento de pessoas passou de uma lógica qualitativa que ganha sentido na expressão “que pessoas são necessárias?” ou “que competências são necessárias?” para uma lógica quantitativa, simbolizada na expressão “quantas pessoas são precisas?”

II. Uma nova lógica de aprendizagem organizacional se apresenta para promover o desenvolvimento de aprendizagens no domínio cognitivo do “saber-saber”; no domínio prático do “saber-fazer”, em que se avalia a capacidade para executar um conjunto de processos; no domínio comportamental do “saber-ser” ou “saber-estar” e, por último, o domínio da evolução, da inovação e da aprendizagem que passamos a designar por “saber-evoluir”.

III. O planejamento de aprendizagem na organização envolve um processo de diagnóstico que busca a necessidades de formação e que deve ser entendido como o detectar de lacunas existentes, quer a nível individual como do coletivo, relativo a conhecimentos, competências, capacidades, habilidades e, a partir dessas necessidades, conceber-se-á um plano de formação que permita a diminuição ou, até mesmo, o fim desses estados de carência.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II e III.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.

São vários os objetivos da gestão de pessoas. Segundo Chiavenato (1999), a administração de recursos humanos deve contribuir para a eficácia da empresa. O recrutamento e a seleção são práticas necessárias para se administrar o trabalho das pessoas. Acerca destas práticas na gestão de pessoas, marque a afirmativa INCORRETA.

  • A. O recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras dos recursos humanos da organização. Esse recrutamento requer um cuidadoso planejamento.
  • B. O recrutamento é a forma de se buscar profissionais no mercado de trabalho para abastecer seu processo seletivo, podendo ser realizado de forma interna ou externa à empresa.
  • C. O recrutamento é um processo de tomada de decisão, que envolve comparação – cada candidato é comparado com o perfil de competências da posição em aberto e com demais candidatos.
  • D. As técnicas de seleção permitem um rastreamento das características pessoais do candidato através de amostras de seu comportamento, pois é capaz de predizer o comportamento do candidato no cargo a ser ocupado em função dos resultados que alcançou quando submetido a essa técnica.

“O(A) _______________ organizacional influencia a motivação, o desempenho humano e a satisfação no trabalho, criando certos tipos de expectativas cujas consequências se seguem em decorrência de diferentes ações. O(A) _______________ organizacional é favorável quando proporciona satisfação das necessidades pessoais dos participantes, produzindo elevação do moral interno. É desfavorável quando proporciona frustração daquelas necessidades. O(A) _______________ é o modelo dos pressupostos básicos que determinado grupo tem inventado, descoberto ou desenvolvido no processo de aprendizagem para lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna. Uma vez que os pressupostos tenham funcionado bem o suficiente para serem considerados válidos, são ensinados aos demais membros como a maneira correta para se perceber, se pensar e sentir-se em relação àqueles problemas.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmação anterior.

  • A. clima / clima / cultura
  • B. clima / cultura / cultura
  • C. cultura / clima / cultura
  • D. cultura / cultura / clima

As escolas ou teorias administrativas permitem ao administrador analisar as situações organizacionais com base em características e contribuições de cada uma dessas teorias ao desenvolvimento de sua habilidade conceitual e conhecimento organizacional. Considerando as características e contribuições de cada uma das teorias, analise as afirmativas.

I. A teoria clássica tinha como objetivo aumentar a eficiência da indústria através da racionalização do trabalho do operário.

II. A administração científica, através do estudo dos tempos e movimentos, possibilitou analisar o trabalho, decompondo-o em cada tarefa e cada operação da tarefa em uma série ordenada de movimentos simples.

III. A burocracia apresenta como vantagem a redução do atrito entre as pessoas devido ao fato de cada funcionário conhecer o que é exigido dele e quais são seus limites.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. II, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. II e III, apenas.

O trecho se refere ao seguinte princípio da administração científica:

  • A. Da exceção.
  • B. De preparo.
  • C. Do controle.
  • D. Da execução.
  • E. De planejamento.

Sobre a ARH como uma responsabilidade de linha, é correto afirmar que

  • A. cada gerente é responsável por administrar as pessoas dentro da sua área de atuação ou seu departamento.
  • B. atua como assessoria de recursos humanos prestada a cada gerente em sua área de atuação ou departamento.
  • C. é uma função de staff somente para organizações que trabalham com a avaliação de desempenho por competências.
  • D. não deve ser vista como função de staff devido ao fato das organizações seguirem uma estrutura organizacional linear.
  • E. é responsabilidade única e exclusiva da autoridade máxima da organização devido ao princípio da unidade de controle.

Analise as afirmativas correlatas sobre os níveis de planejamento.

I. “Os planos estratégicos definem a missão, o futuro e as formas de atuação da organização no ambiente, bem como os objetivos a longo prazo.”

PORQUE

II. “O planejamento estratégico é macro-orientado e abrange decisões que se referem à organização como um todo.”

Assinale a alternativa correta.

  • A. As duas afirmativas são falsas.
  • B. A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.
  • C. A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.
  • D. As duas afirmativas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
  • E. As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
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