Lista completa de Questões de Administração da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Por muito tempo, a administração hospitalar foi tratada como se fosse um feudo de profissionais médicos ou, pior ainda, que pudesse ser executada por qualquer administrador sem conhecimento específico de sua natureza. Felizmente, tal situação começa a ser corrigida por várias instituições, quando elas percebem que deve-se buscar um administrador, EXCETO:
sonhador e não realizador.
aberto às mudanças.
preferencialmente com formações específicas para função que irá exercer.
que acredite e valorize o potencial de seus colaboradores.
que exerça a administração hospitalar como meta.
A auditoria pode apresentar-se de duas formas. Analise-as.
I. Auditoria retrospectiva ou analítica é realizada após a baixa do paciente.
II. Auditoria operacional ou concorrente é realizada, enquanto o paciente encontra-se aos cuidados da instituição.
III. Auditoria retrospectiva ou analítica é realizada enquanto o paciente encontra-se na instituição.
IV. Auditoria operacional ou concorrente é realizada após a baixa do paciente.
Estão corretas apenas as alternativas
I, II
I, II, III
II, IV
I, II, III, IV
I, II, IV
Atualmente, é comum as instituições de saúde afixarem nos quadros de aviso e cartões de ponto qual a missão da instituição. É a missão da instituição de saúde
valores, crenças, cultura nos quais a empresa está fundamentada. É uma propaganda pessoal da empresa.
valores, assistência e pesquisa desta instituição.
diretrizes necessárias para a realização de uma assistência adequada.
valores, diretrizes, assistência, ensino e pesquisa.
necessidades encontradas diariamente na instituição.
A história da acreditação hospitalar surgiu no Brasil, no ano de 1979. São entidades brasileiras certificadoras
CBA (Consórcio Brasileiro de Acreditação) e ONA (Organização Nacional de Acreditação).
ONU (Organização das Nações Unidas) e ONA.
ONU e Joint Comission Internacional.
ONA e Joint Comission Internacional.
CBA (Consórcio Brasileiro de Acreditação) e ONU.
De acordo com o ambiente hospitalar na organização, assinale a alternativa INCORRETA.
Consta de aspectos de ação direta que corresponde aos elementos do ambiente que não influenciam diretamente o funcionamento de uma organização, mas podem influenciar suas decisões.
Consta de aspectos de ação indireta que corresponde aos elementos do ambiente que podem afetar diretamente as principais operações da organização ou podem ser afetados diretamente por elas.
As escolas mais antigas de administração centraram suas preocupações no ambiente interno das organizações, ou seja, preocuparam-se com o quantitativo de profissionais.
As escolas mais antigas de administração centraram suas preocupações com as melhorias no ambiente de trabalho.
As escolas mais antigas de administração centraram suas preocupações com importância a novas tecnologias.
O administrador hospitalar é um profissional com formação universitária específica para a função. Sua missão na instituição hospitalar é, EXCETO:
Traduzir na prática e aplicar seus postulados na instituição hospitalar.
Obedecer apenas aos órgãos administrativos superiores.
Ter alguém que crie, aprofunde, coordene e controle suas atividades.
Ser um profissional que trabalha em grupo.
Ocupar o topo gerencial do estabelecimento.
O hospital é um estabelecimento por demais complexo e a variedade de suas atividades se desdobram pelas 24 horas do dia, o que exige, para seu bom funcionamento, a mais ampla, irrestrita e plena colaboração de todos. Sobre o administrador hospitalar, marque o INCORRETO.
Deve saber reservar muito tempo para planejar, estudar e apreciar o desempenho do hospital como um todo.
Quanto mais assumir as funções de outras categorias, mais aprimorará o seu serviço.
Sua preocupação deve fazer com que sua a autoridade escoe de cima para baixo hierarquicamente, e que todos os seus subordinados cumpram o que foi estipulado.
Deve se preocupar em executar aquilo que foi proposto, em seu mandato dentro da empresa para benefício da instituição e dos demais.
Deve reunir sempre que necessário com sua equipe para delegar funções que podem ser delegadas.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre os benefícios da acreditação.
Diretrizes para melhoria da assistência ao paciente.
Garantia da filantropia para as instituições de saúde.
Suporte educacional ao paciente durante todo o processo assistencial.
Compromisso com a segurança ambiental e qualidade.
Garantia de equipe qualificada para prestação de um serviço com qualidade.
A gestão da qualidade é um dos pressupostos para que as organizações possam ter condições de sobreviver no mercado cada vez mais competitivo. Deming (citado por ARAÚJO, 2001) definiu 14 pontos fundamentais que caracterizam a gestão da qualidade total. Em relação a esses pontos, assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma característica da gestão da qualidade total.
Para a implantação da gestão da qualidade nas organizações existem técnicas que são utilizadas e que favorecem o desenvolvimento das ações de gestão da qualidade. Dentre as descrições de técnicas de gestão da qualidade, aponte a associada à técnica de grupo nominal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...