Questões de Administração da COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST)

Lista completa de Questões de Administração da COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O poder é um fenômeno social e político observado nas relações humanas e organizacionais. No plano das organizações, cinco fontes de poder podem ser apontadas:

1) o de recompensa, baseado na capacidade de recompensar.

2) o coercitivo, baseado na percepção de que o detentor do poder tem capacidade de coagir e punir.

3) o legítimo, baseado na percepção de que o detentor do poder tem o direito de usar sua influência e da correspondente obrigatoriedade de todos seguirem sua orientação.

4) o referente, baseado na identificação entre o detentor do poder e aqueles que lhe devem obediência.

5) o especializado, baseado no conhecimento especial atribuído ao detentor do poder por aqueles que lhe devem obediência.

No caso da relação funcional e hierárquica existente entre superior x subordinados, são aplicáveis as fontes de poder:

  • A. 1, 2, 3, 4 e 5
  • B. 1 e 4 apenas
  • C. 2, 3 e 5 apenas
  • D. 1 e 3 apenas
  • E. 2, 3, 4 e 5 apenas.

Sabe-se que o mundo real é muito complexo e povoado de relações funcionais entre diversas partes. Uma das estratégias para buscar entender as complexas relações entre essas partes e mapear a realidade é usar modelos. Particularmente para o estudo de sistemas, as simplificações de um modelo propiciam melhores condições de compreender e explorar os vínculos das partes no mundo real. Hoje, a gerência e os tomadores de decisão recorrem a modelos para melhor entender os acontecimentos de suas organizações e para melhorarem seus processos decisórios. Neste cenário, admitindo a existência de tipos de modelos para representar a realidade sistêmica de uma organização, não é comum encontramos em uso modelos do tipo:

  • A. narrativos.
  • B. esquemáticos.
  • C. dinâmicos.
  • D. matemáticos.
  • E. físicos.

A tarefa de classificação em qualquer atividade exige conhecimento de características que permitam enquadrar os elementos representantes das diversas classes que se quer estabelecer. Em termos de sistemas, estas características facultam o estabelecimento de classes dicotômicas, isto é, cada classe tem dois extremos bem definidos e geralmente antagônicos. Assim, dados os elementos abaixo com a numeração a eles associada, considera-se correto o emparelhamento definido por qual seqüência dentre as indicadas abaixo?

1) Simples ( ) Dinâmico

2) Permanente ( ) Fechado

3) Adaptável ( ) Não-adaptáve

l 4) Estável ( ) Temporário

5) Aberto ( ) Complexo

A seqüência correta é:

  • A. 5, 4, 3, 1, 2
  • B. 4, 5, 3, 2, 1
  • C. 2, 1, 3, 4, 5
  • D. 5, 4, 3, 2, 1
  • E. 4, 1, 3, 2, 5

A pesquisa-ação é um tipo de estudo concebido e realizado em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo numa organização, sendo necessário haver um concreto compromisso de resolvê-lo de modo efetivo e participativo. Sob o ponto de vista metodológico, a pesquisa-ação:

  • A.

    é menos exigente e requer menor rigor científico do que a pesquisa convencional.

  • B.

    caracteriza-se como uma abordagem cujo objetivo é o de conseguir informações completas, sistemáticas e detalhadas a respeito de um caso de interesse.

  • C.

    faz o acompanhamento de resultados gerados por outros métodos, para avaliar se eles foram bem ou mal-sucedidos.

  • D.

    agrega várias técnicas de pesquisa aplicadas nas organizações, abrangendo as áreas de gestão, política, economia, sociologia e direito.

  • E.

    é um tipo específico de pesquisa participante e de pesquisa aplicada, que supõe intervenção na realidade social, para modificá-la.

Com relação à renovação de estoques, considere que, no ano de 2003, determinado órgão público utilizou resmas de papel, conforme as informações que se seguem:

1) Consumo

 

2) Tempo de Aquisição (T):

2 (dois) meses

3) Intervalo (I): 6 meses (aquisições semestrais)

4) Estoque mínimo (Em): fixado para o atendimento de requisições durante 0,25 do tempo de aquisição (T)

Efetuados os cálculos com base nessas informações, é correto afirmar que:

  • A.

    o estoque mínimo (Em) é de 160 resmas.

  • B.

    a quantidade a adquirir (Q) é de 1.560 resmas.

  • C.

    o ponto de pedido (Pp) é de 560 resmas.

  • D.

    o estoque máximo (EMx) é de 1790 resmas.

  • E.

    o consumo médio semestral (CMs) é de 180 resmas.

Em Morgan e suas metáforas, as organizações podem ser vistas como máquinas, ou seja, são burocracias, feitas de partes que se interligam, cada uma desempenhando um papel claramente definido no funcionamento do todo. Nas organizações-máquinas, predominam:

  • A.

    o uso de métodos científicos para determinar o trabalho a ser realizado; manuais que estabelecem padrões e codificam o desempenho nos mínimos detalhes; planos de recrutamento e treinamento bem desenvolvidos; e sistemas abrangentes de avaliação de cargos.

  • B.

    muitos técnicos e consultores especializados, que saibam usar recursos diversificados para lidar com as turbulências enfrentadas pelas unidades organizacionais carentes de ajustes e adaptações às mudanças instrumentais.

  • C.

    o encorajamento de iniciativas e a adoção de práticas flexíveis para corrigir conseqüências disfuncionais e resolver conflitos pessoais, interdepartamentais e grupais.

  • D.

    ferramentas e instrumentos mecânicos utilizados em todas as etapas do trabalho realizado na organização para atingir seus objetivos operacionais.

  • E.

    elevado número de contatos pessoais, comunicações verbais, telefonemas, bate-papos informais e reuniões de avaliação, a fim de minimizar o caráter negativo da organização burocrática.

Nos estudos organizacionais, o papel da cultura é sempre destacado por causa de sua forte influência sobre o comportamento individual e o coletivo. Esse destaque se deve ao fato de que a cultura:

  • A.

    dissemina ritos, tabus e práticas que surgem em qualquer relacionamento entre e com pessoas, seja ele formal ou informal.

  • B.

    facilita a rápida absorção de instrumentos impositivos de poder por parte das pessoas, principalmente daquelas que não dispõem de tempo para contestar as regras da autoridade burocrática.

  • C.

    incentiva a constante e, às vezes, excessiva, multiplicação de normas, regras e procedimentos formais e informais, na busca de controlar melhor o trabalho das pessoas.

  • D.

    pode, pelo seu caráter exógeno, vir a abalar o equilíbrio psíquico e emocional das pessoas muito ligadas às suas organizações.

  • E.

    tende a fazer com que se coloque em dúvida os valores dominantes na organização e a funcionalidade das práticas mais aceitas.

A mais recente norma de administração financeira voltada para as organizações públicas é a Lei de Responsabilidade Fiscal. Dentre as afirmativas abaixo, assinale a única que não corresponde aos seus objetivos.

  • A.

    Responsabilidade na gestão fiscal, como pressuposto de ação planejada e transparente.

  • B.

    Prevenção de riscos e correção de desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas.

  • C.

    Descumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas.

  • D.

    Obediência a limites e condições no que tange à renúncia de receita.

  • E.

    Obediência a limites e condições no que tange à inscrição de restos a pagar.

Para o funcionamento adequado das finanças nas organizações públicas, as receitas e despesas anuais devem ser estabelecidas através dos orçamentos públicos, que, de acordo com a Constituição Federal de 1988, deve corresponder:

  • A.

    ao orçamento anual.

  • B.

    à lei de diretrizes orçamentárias.

  • C.

    ao plano plurianual.

  • D.

    à lei orçamentária anual.

  • E.

    ao orçamento de investimentos.

A abrangência da Lei de Responsabilidade Fiscal inclui os:

  • A.

    Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, inclusive os Tribunais de Contas e o Ministério Público.

  • B.

    Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, excluindo os Tribunais de Contas e o Ministério Público.

  • C.

    Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, da União, dos Estados e dos Municípios, inclusive os Tribunais de Contas e o Ministério Público.

  • D.

    Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, da União, dos Estados e dos Municípios, excluindo os Tribunais de Contas e o Ministério Público.

  • E.

    Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, da União e dos Estados, inclusive os Tribunais de Contas e o Ministério Público.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...