Questões de Administração da COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST)

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O documento que traz as normas de funcionamento de uma instituição e define sua estrutura, suas funções e as competências de seus membros é:

  • A.

    o plano de ação anual.

  • B.

    a ata de aprovação do Conselho.

  • C.

    a carta de intenções.

  • D.

    o regimento interno.

  • E.

    o relatório técnico oficial.

Considerando a caracterização de alguns tipos de documento, analise as definições abaixo.

1) Relatório: é uma descrição fundamentada e minuciosa de fatos ou de atividades realizadas por uma determinada pessoa ou grupo.

 2) Aviso: é uma comunicação (quase sempre curta), que se destina a tornar conhecidas informações gerais de caráter transitório.

3) Parecer: é uma declaração, feita com base em análises de outro documento, com fins de se comprovar a existência de algo.

4) Certidão: documento técnico, que se destina à apreciação de um assunto ou de alguma atividade realizada por um indivíduo ou grupo.

 5) Procuração: documento pelo qual se confere a uma outra pessoa o poder para efetuar algum ato como se essa pessoa fosse o próprio mandante.

Estão corretas apenas:

  • A. 1, 2 e 5
  • B. 2, 3 e 4
  • C. 1, 4 e 5
  • D. 3 e 4
  • E. 4 e 5

Numa instituição pública, o livro de protocolo tem uma função bem definida. Na verdade, ele serve para que se possa:

  • A. avaliar a procedência dos documentos chegados em cada mês.
  • B.

    fazer o planejamento dos documentos a serem enviados.

  • C.

    registrar a entrada e a saída de todos os documentos.

  • D.

    comparar os documentos antigos e os mais recentes.

  • E.

    fazer o controle das cópias dos documentos mais importantes.

Com muita freqüência, as empresas recebem documentos que precisam ser protocolados. Nesse caso, é necessário registrar:

  • A. o nome do remetente e a indicação de sua função na empresa.
  • B.

    o assunto, a quantidade de volumes e seu conteúdo.

  • C.

    o nome da instituição e do setor de trabalho do remetente.

  • D.

    o número da identidade e do CPF de quem enviou o documento.

  • E.

    o assunto, a data de recebimento e a assinatura de quem recebeu.

Quando o agente administrativo encaminha um documento a um outro setor da empresa:

  • A.

    basta enviá-lo outra vez à sala de recepção da empresa.

  • B.

    fica dispensado de protocolá-lo, se é entregue "em mãos".

  • C.

    deve protocolá-lo, de todo jeito, na saída e na recepção.

  • D.

    precisa registrar o número da identidade de quem recebeu.

  • E.

    é necessário pôr a rubrica do remetente e a assinatura do portador.

Se, no despacho de uma solicitação, a autoridade competente escreve a palavra "defiro", isso significa que:

  • A.

    a decisão foi adiada para outra oportunidade.

  • B.

    a autoridade precisa colher mais informações.

  • C.

    o caso deve ser encaminhado para outro setor.

  • D.

    a solicitação feita pelo requerente foi atendida.

  • E.

    a solicitação do requerente está fora da lei.

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