Questões de Administração da Dom Cintra Fundação

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A Teoria sobre liderança que amplia as opções de mudança de situação para adequá-las a um modelo de liderança ou mesmo de mudanças de modelo de liderança para adequálas à situação é denominada teoria:

  • A.

    abrangente;

  • B.

    circunstancial;

  • C.

    satisfaciente;

  • D.

    situacional;

  • E.

    acomodatícia.

A Teoria das Relações Humanas se vale de múltiplos conceitos para apresentar suas suposições e hipóteses. Há um conceito que se refere à não resolução do ciclo motivacional devido a alguma barreira que impede a satisfação de alguma necessidade humana. Outro conceito se refere a toda influência ambiental que incita à ação ou a alguma forma de comportamento. Esses conceitos são denominados, respectivamente:

  • A.

    objeção e catálise;

  • B.

    impedimento e catálise;

  • C.

    áculo e dinâmica;

  • D.

    impedimento e acionamento;

  • E.

    frustração e estímulo.

Ainda com relação à Teoria das Relações Humanas, há um conceito que se refere a resolução do ciclo motivacional por meio da satisfação de outra necessidade, de tal forma a reduzir o estado tensional do indivíduo. Há também o conceito representado pela soma de interesses dos participantes de um grupo e que pode ser ativada por meio de estímulos e motivações. Esses conceitos são denominados, respectivamente:

  • A.

    compensação e dinâmica de grupo;

  • B.

    regulação e catarse coletiva;

  • C.

    transação e catarse coletiva;

  • D.

    negociação e convalidação;

  • E.

    comercialização e participação múltipla.

O conjunto de interações e relacionamentos que se estabelecem entre as pessoas denomina-se organização informal. Nas alternativas a seguir existem aspectos relativos às características das organizações informais e um aspecto relativo às origens das organizações informais. Assinale a alternativa que contém o aspecto relativo às origens das organizações informais:

  • A.

    As pessoas em associação com as outras, situadas em diferentes níveis de setores da empresa, criam situações pessoais de simpatia e de antipatia.

  • B.

    Há o reflexo da colaboração espontânea que pode e deve ser aplicado a favor da empresa.

  • C.

    os interesses comuns das pessoas, que, através deles, passam a se sintonizar mais intimamente.

  • D.

    A organização informal escapa ao local físico e ao horário de trabalho da empresa.

  • E.

    Os grupos informais desenvolvem, espontaneamente, padrões de relações e atitudes aceitos e assimilados pelas pessoas.

Na Teoria das Relações Humanas são enfatizados os grupos e as pessoas. Nesse sentido, o grupo que trabalha sempre nas mesmas condições de trabalho, a fim de comparar os resultados com o grupo experimental, é denominado grupo:

  • A.

    estável;

  • B.

    de regulação;

  • C.

    padrão

  • D.

    de referência;

  • E.

    de controle.

Definir os elementos que constituem o serviço ao cliente no pacote logístico é o objetivo de muitas pesquisas nos últimos anos. Uma dessas pesquisas identificou os elementos desses serviços de acordo com o momento em que se concretizou a relação entre o fornecedor e o cliente. Nesse sentido, os elementos que representam o elenco de serviços necessários para dar suporte ao produto em campo são denominados elementos:

  • A.

    de pós-transação;

  • B.

    complementares;

  • C.

    adicionais

  • D.

    de valor agregado;

  • E.

    de serviço agregado.

Na teoria das organizações existem vantagens e desvantagens nos diversos tipos possíveis de departamentalização. O tipo de departamentalização que oferece a vantagem de uma maior utilização de pessoas especializadas e recursos e é adequada para atividade continuada, rotineira e estabelecida em longo prazo, é denominada departamentalização:

  • A.

    funcional;

  • B.

    por produto;

  • C.

    geográfica

  • D.

    por clientela;

  • E.

    por projetos.

Na Teoria da Administração por objetivos, existe uma hierarquia desses objetivos. Os objetivos departamentais, com ligações a cada departamento e de médio prazo são denominados objetivos:

  • A.

    protocolares;

  • B.

    táticos;

  • C.

    estruturantes;

  • D.

    estruturais;

  • E.

    operativos

A burocracia estabelece funções que muitas vezes são vistas como vantagens nas organizações. Uma delas estabelece que os julgamentos devem estar alinhados com os objetivos, aceitos por critérios gerais. Outra função tem por objetivo estabelecer o efeito de estabilização da experiência válida. Estas funções são denominadas, respectivamente:

  • A.

    previsibilidade e racionalidade;

  • B.

    racionalidade e previsibilidade;

  • C.

    especialização e estrutura;

  • D.

    estruturação e especialização;

  • E. institucionalismo e racionalidade.

Em virtude do princípio da distribuição de autoridade e responsabilidade, há um aspecto da Teoria de Administração que se refere ao número de subordinados que um administrador pode supervisionar. Esse aspecto é denominado:

  • A.

    hierarquização;

  • B.

    delegação de competência;

  • C.

    amplitude administrativa;

  • D.

    controle efetivo;

  • E.

    restrição de supervisão.

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