Questões de Administração da Dom Cintra Fundação

Lista completa de Questões de Administração da Dom Cintra Fundação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em uma Cadeia de Suprimentos, algumas empresas situadas mais próximas do consumidor final costumam adotar a filosofia Just in Time (JIT). Pode-se dizer que o JIT, em termos de Cadeia de Suprimentos, constitui um sistema:

  • A.

    empurrado;

  • B.

    kanban;

  • C.

    puxado;

  • D.

    desacoplado;

  • E.

    derivado.

Na moderna gestão logística, é fundamental estabelecer critérios e padrões de desempenho para que se possam monitorar os processos e buscar a melhoria da qualidade. Quando o gestor estabelece indicadores de performance relativos às metas para a data de entrega de pedidos de cliente, ele está utilizando a estrutura de:

  • A.

    transação;

  • B.

    pré-transação;

  • C.

    pós-transação;

  • D.

    apoio institucional;

  • E.

    sistemas de informações gerenciais.

Considere o sistema de contabilidade pública que registra e movimenta contas representativas de direitos e obrigações, geralmente decorrentes de contratos, convênios e ajustes, cujos saldos, no final do exercício, são zerados e transferidos. Esse sistema é denominado:

  • A.

    financeiro

  • B.

    de crédito

  • C.

    patrimonial

  • D. orçamentário
  • E.

    de compensação

Segundo a Lei 4.320/64, a administração pública brasileira determina que as receitas pertencem ao exercício financeiro no qual foram arrecadadas e as despesas devam pertencer ao exercício financeiro em que foram legalmente empenhadas. Assim, as receitas e as despesas estão respectivamente relacionadas aos seguintes regimes contábeis:

  • A.

    Caixa e Caixa

  • B.

    Crédito e Caixa

  • C.

    Competência e Caixa

  • D.

    Caixa e Competência

  • E.

    Competência e Crédito

Na despesa pública, o ato emanado de autoridade competente e que cria para o Estado a obrigação de pagamento, é:

  • A.

    fixação

  • B.

    empenho

  • C.

    liquidação

  • D.

    lançamento

  • E.

    arrecadação

Cada organização é um sistema complexo e humano, com características próprias, com a sua própria cultura e com um sistema de valores, os quais determinam a estrutura de informações e os procedimentos de trabalho. Todo esse conjunto de variáveis deve ser continuamente observado, analisado e aperfeiçoado para que tenha como resultado produtividade e motivação ótimas. A fim de que permita capacidade inovadora, a estrutura organizacional deve ter as seguintes características:

  • A.

    reação inflexível às exigências mutáveis, senso de identidade, perspectiva exata do meio ambiente e integração dos participantes;

  • B.

    adaptabilidade, senso de identidade, perspectiva exata do meio ambiente e integração dos participantes;

  • C.

    adaptabilidade, alienação do emprego, perspectiva exata do meio ambiente e individualismo dos participantes;

  • D.

    reação inflexível às exigências mutáveis, alienação do emprego, senso de identidade e perspectiva exata do meio ambiente;

  • E.

    adaptabilidade, reação inflexível às exigências mutáveis, alienação do empregado e individualismo dos participantes.

A categoria de comércio eletrônico realizada entre uma empresa e pessoas físicas é a do tipo:

  • A.

    B2B

  • B.

    B2C

  • C.

    B2G

  • D.

    C2C

  • E.

    G2C

O processo que uma empresa utilisa para medir e comparar a qualidade de seus produtos e serviços com padrões externos ao seu setor ou atividade é o:

  • A.

    Feedback

  • B.

    Clustering

  • C.

    Downsizing

  • D.

    Brainstorming

  • E.

    Benchmarking

No estudo do processo decisório, destaca-se a criação da “Teoria X” e “Teoria Y”, de McGregor, que explica o comportamento dos gerentes em função de suas expectativas com relação aos empregados. Considerando que o administrador adota a “Teoria X”, é correto afirmar que ele espera que cada um dos seus subordinados tenha como característica:

  • A.

    perceber o trabalho como uma atividade prazeirosa

  • B.

    evitar o trabalho quando possível

  • C.

    ser automotivado

  • D.

    ser esforçado

  • E.

    ser criativo

Resolver os pontos menores e deixar os problemas maiores para o futuro são aspectos que caracterizam o estilo de administração de conflito conhecido como:

  • A.

    acomodação

  • B.

    compromisso

  • C.

    competitivo

  • D.

    colaboração

  • E.

    evitação

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...