Questões de Administração da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

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Na relação interpessoal, no ambiente de trabalho, é importante ter em vista que,

  • A. mesmo que existam diferenças, no local de trabalho todos devem ser tratados como se fossem a mesma pessoa.
  • B. quando lida-se com as emoções de pessoas no local de trabalho, deve-se sempre permitir que os sentimentos interfiram na decisão final sobre o fato ocorrido.
  • C. para ajudar as pessoas, é preciso compreender que todas têm medos, emoções, alegrias e sofrimentos.
  • D. mesmo que não se conheça e se domine toda a situação que gerou um determinado problema, é imprescindível que ele seja resolvido imediatamente

Algumas características são fundamentais para manter um bom relacionamento no ambiente de trabalho. Uma delas é o autoconhecimento, que

  • A. implica reconhecer os traços de comportamento, o impacto que se causa nos outros e que comportamentos dos outros incomodam.
  • B. considera os outros, suas opiniões, sentimentos e motivações, torna os indivíduos capazes de enxergar além do próprio umbigo e amplia a percepção da realidade com os pontos de vista dos outros.
  • C. significa não só ouvir, mas também falar, expressar opiniões, vontades, dificuldades, com assertividade e habilidade para a interação franca, direta, clara, serena e respeitosa.
  • D. leva a ser gentil, solícito e simpático, além de demonstrar consideração pelo outro de várias formas.

A noção de satisfação do consumidor é de importância fundamental para a compreensão do conceito de marketing. Tal noção implica dizer que a satisfação está mais próxima da ideia de que algo satisfaz um consumidor quando realiza, desempenha ou cumpre aquilo que o consumidor busca naquele produto. Portanto, a satisfação do consumidor pode ser definida como o

  • A. sentimento de que o produto (bem ou serviço) atendeu ou superou as expectativas do consumidor.
  • B. desempenho do produto (bem ou serviço) que ficou abaixo das expectativas do consumidor em relação ao que este proporcionou.
  • C. nível de expectativa que pode ser provocado pelo produto em relação ao que o produto (bem ou serviço) poderia oferecer.
  • D. grau de satisfação obtida pelo produto (bem ou serviço) em comparação com as características físicas e emocionais apresentadas por este.

O conceito de composto de marketing – ou marketing mix – é amplamente difundido no meio empresarial como o conjunto de ferramentas utilizadas por uma organização para atingir seus objetivos, organizado em quatro grupos de decisões relativas a

  • A. produto, preço, propaganda e promoção.
  • B. produto, embalagem, praça e ponto de venda.
  • C. produto, preço, praça/ponto e promoção.
  • D. produto, preço, embalagem e propaganda.

Liderança é certamente um dos processos mais complexos e também mais necessários ao funcionamento adequado de uma organização. Nestes termos, define-se liderança como um/a

  • A. processo monótono e repetitivo, que varia de situação para situação, sem a preocupação de provocar mudanças nos líderes, nos seguidores e nas situações.
  • B. habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando a atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum.
  • C. artifício gerencial que tem como finalidade influenciar a realização de atividades de um indivíduo e de um grupo, para a realização de objetivos aleatórios ou indefinidos.
  • D. característica marcante de qualidade de personalidade de determinadas pessoas cujo desempenho é considerado adequado aos objetivos da organização.

Em termos de planejamento estratégico, são três os componentes que definem a estratégia: o posicionamento, as opções excludentes e a sinergia. Neste sentido, o posicionamento estratégico

  • A. visa a atender ao menor número de necessidades de um determinado grupo de clientes, atuais e potenciais.
  • B. é a criação de uma posição única e valiosa, que envolve a realização de um conjunto diferente de atividades.
  • C. consiste em desempenhar as mesmas atividades exercidas pelos competidores ou, ainda, fazer as mesmas atividades da mesma maneira que eles.
  • D. não exige um conjunto de atividades sob medida, pois estas não se fundamentam em qualquer diferença entre os clientes.

A análise SWOT continua a ser um instrumento útil na organização do planejamento estratégico. Por intermédio dela, pode-se relacionar metodicamente as forças, as fraquezas, as ameaças e as oportunidades que rondam a empresa. Sobre essa metodologia podemos dizer que

  • A. não apresenta qualquer limitação de uso e sua metodologia é adequada tanto para grandes corporações como para microempresas, que não têm o hábito de se planejar.
  • B. resolve a questão das competências que distinguem a empresa de seus concorrentes, embora deixe de relacionar os aspectos relacionados às pressões ambientais.
  • C. sua função principal é possibilitar a escolha de uma estratégia adequada, a partir da avaliação crítica dos ambientes interno e externo da empresa.
  • D. se caracteriza, principalmente, por oferecer um modelo de processo gerencial que permite garantir a precisão da análise por ela realizada.

O ambiente harmonioso e produtivo de uma organização depende do estabelecimento de um fluxo racional de trabalho. Para tanto, é fundamental a definição e implantação de um layout adequado às necessidades dessa organização. São objetivos de um layout

  • A. racionalizar a disposição física dos postos de trabalho, aproveitando todo o espaço útil disponível.
  • B. promover a movimentação de pessoas, produtos, materiais e documentos, desconsiderando critérios de eficiência, eficácia e efetividade.
  • C. socializar as condições de trabalho do pessoal nas diversas unidades organizacionais.
  • D. intensificar os fluxos de fabricação de produtos e as atividades de tramitação de processos.

Uma das principais características de uma organização é que a atuação por meio de processos. Pode-se definir um processo como

  • A. um grupo lógico de atividades desnecessárias ao perfeito funcionamento da empresa, cujos órgãos executores não precisam ser especificados.
  • B. uma série de tarefas ou etapas que recebem insumos, sem valor agregado, usados para fins genéricos por seu receptor.
  • C. um conjunto de atividades com uma ou mais espécies de entrada e que cria uma saída de valor para o cliente.
  • D. uma sequência de acontecimentos, geralmente não repetitivos e não inter-relacionados, que produzem resultados aleatórios.

Uma boa recomendação para a resolução de conflitos no ambiente de trabalho é

  • A. ignorar o histórico dos envolvidos, evitando que o passado de algum deles influencie na análise do processo.
  • B. ouvir a todos, mas considerar a necessidade de tratamento diferenciado e privilegiado de alguns dos envolvidos.
  • C. analisar com calma e precisão a postura individual, em conjunto e o histórico dos colaboradores envolvidos.
  • D. promover o receio de perder a vaga ente os colaboradores, facilitando um clima de concorrência saudável entre a equipe.
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