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Em relação à abordagem contingencial da motivação, considere:
I. Esta abordagem se opõe ao modelo de motivação humana de Maslow, ao presumir que existe uma maneira correta, válida para todas as situações, de motivar as pessoas.
II. A motivação depende das expectativas e dos objetivos individuais, que podem incluir tantos ganhos materiais como reconhecimento profissional.
III. Nesta abordagem, se a pessoa acredita que seu desempenho é, ao mesmo tempo, possível e necessário para obter dinheiro, ela se aplicará nesse desempenho. O desempenho torna-se um resultado intermediário para obter dinheiro, que, por sua vez, é um outro resultado intermediário para alcançar resultados finais diversos.
IV. Desta perspectiva, existe uma forte relação entre expectativas e recompensas. Se uma pessoa acredita que um grande esforço despendido tem pouco efeito sobre o resultado, tenderá a não se esforçar muito, pois não vê relação entre nível de produtividade e recompensa.
V. Esta abordagem se apoia em dois tipos de fatores: os higiênicos ou extrínsecos e os motivacionais ou intrínsecos; sendo os primeiros os mais importantes para explicar a falta de motivação no trabalho.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e III.
I, III e IV.
II, III e V.
II e IV.
III e V.
Um escritório de projetos
funcional atende toda a organização e seu foco são as questões estratégicas separadas por divisão ou unidades de negócio.
deve possuir um sistema de informação capaz de mensurar o valor agregado pelos projetos, captando e calculando a variação entre o planejado e o real do custo, tempo de conclusão e tendências.
apresenta como uma de suas desvantagens a concentração, em uma única área funcional, de todo o conhecimento sobre gestão de projetos, podendo levar à criação de redutos individuais na organização.
corporativos é utilizado em áreas específicas e organizado de acordo com o perfil dos clientes, de forma que permita melhorar a comunicação e o gerenciamento, e podem ser temporários.
com um sistema de gerenciamento de riscos tem a função de analisar falhas de desempenho, que pode ser desde um fracasso na fase de testes ou o fracasso total do projeto, e deve ainda identificar as causas e apresentar recomendações.
Declaração de objetivo único e fundamental que diferencia uma empresa de outras do mesmo tipo e que identifica o escopo das operações de negócio quanto a produto e mercado.
A definição acima refere-se
às metas.
à missão.
à estratégia organizacional.
ao ambiente organizacional.
ao gerenciamento estratégico.
É correto afirmar que quanto maior o conhecimento da realidade social e do contexto em que será aplicado o projeto, maior
o risco envolvido em sua implementação.
o seu custo.
a sua abrangência.
a sua probabilidade de sucesso.
a resistência contra ele.
Em relação ao plano como instrumento do planejamento, considere:
I. É um evento intermediário entre o processo de planejamento e o de implementação do planejamento.
II. Possibilita o controle da mudança, para que ela ocorra de modo ordenado e seja eficaz.
III. Representa o ponto final do planejamento.
IV. Expressa intenções que levam ao cumprimento da missão da organização.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e IV.
II e III.
II e IV.
III e IV.
Dentre as atividades tradicionais de Organização & Métodos, o desenho organizacional envolve a compatibilização entre
hierarquização, descentralização e intercambiabilidade.
sistematicidade e informalidade.
burocratização, horizontalidade e efetividade.
diferenciação, formalização, centralização e integração.
flexibilidade, sistematicidade, eficiência e efetividade.
Com relação à avaliação de desempenho na área de recursos humanos, considere:
I. O seu objetivo é medir, avaliar e monitorar exclusivamente os resultados concretos e finais que se pretende alcançar dentro de certo período de tempo.
II. É um excelente meio pelo qual se localizam problemas de supervisão e gerência, de integração das pessoas à organização, de adequação da pessoa ao cargo e de carências de treinamento.
III. A avaliação do desempenho num cargo é contingencial, varia de pessoa para pessoa, depende do contexto e de inúmeros fatores condicionantes.
IV. A mensuração é o fator central num sistema de avaliação e seu objetivo é indicar como um desempenho determinado pode ser comparado com padrões objetivos.
V. A avaliação de desempenho deve cobrir somente o comportamento da pessoa no cargo ocupado, evitando a inclusão de outros fatores, como o alcance de metas e objetivos, que devem ser separados do processo dessa avaliação.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, II e III.
I, II, IV e V.
II, III e IV.
II, III, IV e V.
II, III e V.
O ponto crucial na análise de processos de trabalho é a determinação
da lacuna de competências.
do organograma funcional da organização.
do clima organizacional.
dos pontos fortes e oportunidades de negócios.
O método de avaliação de desempenho mais adequado para assegurar o ajustamento de funcionário às demandas que ele recebe do ambiente interno e externo à organização é a advinda da
comissão de avaliação de desempenho.
avaliação para cima.
avaliação 360°.
autoavaliação.
avaliação gerencial.
Com relação ao planejamento estratégico na sociedade contemporânea, considere:
I. O ponto de partida do planejamento estratégico não é o de reduzir a incerteza, mas desafiá-la utilizando a criatividade e a inovação.
II. A adaptação da organização a um ambiente instável deve ser feita por meio de um retorno constante ao equilíbrio, limitando o leque de escolhas disponíveis.
III. O planejamento estratégico deixa em segundo plano a localização de potencialidades, deslocando seu foco para a construção de cenários futuros.
IV. Na visão do planejamento estratégico, o mundo atual é imprevisível e caótico, no qual pequenas causas podem gerar grandes consequências.
V. No planejamento estratégico atual, vale mais a forma como as pessoas lidam com os problemas do que a precisão e o detalhamento com os quais os problemas são tratados.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, II e III.
I, III e IV.
I, IV e V.
II, III e V.
II, III, IV e V.
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