Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Em relação à abordagem contingencial da motivação, considere:

I. Esta abordagem se opõe ao modelo de motivação humana de Maslow, ao presumir que existe uma maneira correta, válida para todas as situações, de motivar as pessoas.

II. A motivação depende das expectativas e dos objetivos individuais, que podem incluir tantos ganhos materiais como reconhecimento profissional.

III. Nesta abordagem, se a pessoa acredita que seu desempenho é, ao mesmo tempo, possível e necessário para obter dinheiro, ela se aplicará nesse desempenho. O desempenho torna-se um resultado intermediário para obter dinheiro, que, por sua vez, é um outro resultado intermediário para alcançar resultados finais diversos.

IV. Desta perspectiva, existe uma forte relação entre expectativas e recompensas. Se uma pessoa acredita que um grande esforço despendido tem pouco efeito sobre o resultado, tenderá a não se esforçar muito, pois não vê relação entre nível de produtividade e recompensa.

V. Esta abordagem se apoia em dois tipos de fatores: os higiênicos ou extrínsecos e os motivacionais ou intrínsecos; sendo os primeiros os mais importantes para explicar a falta de motivação no trabalho.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e III.

  • B.

    I, III e IV.

  • C.

    II, III e V.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e V.

Um escritório de projetos

  • A.

    funcional atende toda a organização e seu foco são as questões estratégicas separadas por divisão ou unidades de negócio.

  • B.

    deve possuir um sistema de informação capaz de mensurar o valor agregado pelos projetos, captando e calculando a variação entre o planejado e o real do custo, tempo de conclusão e tendências.

  • C.

    apresenta como uma de suas desvantagens a concentração, em uma única área funcional, de todo o conhecimento sobre gestão de projetos, podendo levar à criação de redutos individuais na organização.

  • D.

    corporativos é utilizado em áreas específicas e organizado de acordo com o perfil dos clientes, de forma que permita melhorar a comunicação e o gerenciamento, e podem ser temporários.

  • E.

    com um sistema de gerenciamento de riscos tem a função de analisar falhas de desempenho, que pode ser desde um fracasso na fase de testes ou o fracasso total do projeto, e deve ainda identificar as causas e apresentar recomendações.

Declaração de objetivo único e fundamental que diferencia uma empresa de outras do mesmo tipo e que identifica o escopo das operações de negócio quanto a produto e mercado.

A definição acima refere-se

  • A.

    às metas.

  • B.

    à missão.

  • C.

    à estratégia organizacional.

  • D.

    ao ambiente organizacional.

  • E.

    ao gerenciamento estratégico.

É correto afirmar que quanto maior o conhecimento da realidade social e do contexto em que será aplicado o projeto, maior

  • A.

    o risco envolvido em sua implementação.

  • B.

    o seu custo.

  • C.

    a sua abrangência.

  • D.

    a sua probabilidade de sucesso.

  • E.

    a resistência contra ele.

Em relação ao plano como instrumento do planejamento, considere:

I. É um evento intermediário entre o processo de planejamento e o de implementação do planejamento.

II. Possibilita o controle da mudança, para que ela ocorra de modo ordenado e seja eficaz.

III. Representa o ponto final do planejamento.

IV. Expressa intenções que levam ao cumprimento da missão da organização.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

Dentre as atividades tradicionais de Organização & Métodos, o desenho organizacional envolve a compatibilização entre

  • A.

    hierarquização, descentralização e intercambiabilidade.

  • B.

    sistematicidade e informalidade.

  • C.

    burocratização, horizontalidade e efetividade.

  • D.

    diferenciação, formalização, centralização e integração.

  • E.

    flexibilidade, sistematicidade, eficiência e efetividade.

Com relação à avaliação de desempenho na área de recursos humanos, considere:

I. O seu objetivo é medir, avaliar e monitorar exclusivamente os resultados concretos e finais que se pretende alcançar dentro de certo período de tempo.

II. É um excelente meio pelo qual se localizam problemas de supervisão e gerência, de integração das pessoas à organização, de adequação da pessoa ao cargo e de carências de treinamento.

III. A avaliação do desempenho num cargo é contingencial, varia de pessoa para pessoa, depende do contexto e de inúmeros fatores condicionantes.

IV. A mensuração é o fator central num sistema de avaliação e seu objetivo é indicar como um desempenho determinado pode ser comparado com padrões objetivos.

V. A avaliação de desempenho deve cobrir somente o comportamento da pessoa no cargo ocupado, evitando a inclusão de outros fatores, como o alcance de metas e objetivos, que devem ser separados do processo dessa avaliação.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, II, IV e V.

  • C.

    II, III e IV.

  • D.

    II, III, IV e V.

  • E.

    II, III e V.

O ponto crucial na análise de processos de trabalho é a determinação

  • A. dos processos críticos da organização.
  • B.

    da lacuna de competências.

  • C.

    do organograma funcional da organização.

  • D.

    do clima organizacional.

  • E.

    dos pontos fortes e oportunidades de negócios.

O método de avaliação de desempenho mais adequado para assegurar o ajustamento de funcionário às demandas que ele recebe do ambiente interno e externo à organização é a advinda da

  • A.

    comissão de avaliação de desempenho.

  • B.

    avaliação para cima.

  • C.

    avaliação 360°.

  • D.

    autoavaliação.

  • E.

    avaliação gerencial.

Com relação ao planejamento estratégico na sociedade contemporânea, considere:

I. O ponto de partida do planejamento estratégico não é o de reduzir a incerteza, mas desafiá-la utilizando a criatividade e a inovação.

II. A adaptação da organização a um ambiente instável deve ser feita por meio de um retorno constante ao equilíbrio, limitando o leque de escolhas disponíveis.

III. O planejamento estratégico deixa em segundo plano a localização de potencialidades, deslocando seu foco para a construção de cenários futuros.

IV. Na visão do planejamento estratégico, o mundo atual é imprevisível e caótico, no qual pequenas causas podem gerar grandes consequências.

V. No planejamento estratégico atual, vale mais a forma como as pessoas lidam com os problemas do que a precisão e o detalhamento com os quais os problemas são tratados.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, III e IV.

  • C.

    I, IV e V.

  • D.

    II, III e V.

  • E.

    II, III, IV e V.

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