Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O modelo de gestão orientado para processos é adequado para promover maior efetividade organizacional porque

  • A.

    há uma eliminação de barreiras dentro da empresa, possibilitando a visualização da organização como um todo e uma maior interrelação entre os diferentes agentes da cadeia de valor: clientes, fornecedores e gestores do processo.

  • B.

    elimina a estrutura vertical de comando, descentralizando o fluxo de decisões, estimulando a participação e o envolvimento dos funcionários com os objetivos estratégicos da empresa.

  • C.

    cada atividade pode ser controlada de forma independente, e não como uma série de tarefas sequencialmente interrelacionadas e organizadas com a finalidade de produzir resultados específicos.

  • D.

    favorece a formação de equipes de trabalho, é composto por profissionais com diferentes competências, orientados para o desenvolvimento de projetos específicos.

  • E.

    permite que os esforços da empresa estejam direcionados para uma integração entre processos e funções, tornando a divisão do trabalho de cada setor mais precisa e estável.

Entre os métodos de desenvolvimento de pessoas fora do cargo, aquele que permite o aumento de experiência e estimula o desenvolvimento de novas ideias é o de

  • A.

    rotação de cargos.

  • B.

    aprendizagem prática.

  • C.

    tutoria.

  • D.

    aconselhamento de funcionários.

  • E.

    management games.

Tempo-padrão, especialização do operário e ênfase na eficiência são princípios de administração da escola

  • A.

    neoclássica.

  • B.

    clássica.

  • C.

    científica.

  • D.

    da burocracia.

  • E.

    das relações humanas.

Organizações regidas por normas, leis estatutos e regimentos escritos que definem seu funcionamento têm por fundamento a escola

  • A.

    estruturalista.

  • B.

    clássica.

  • C.

    científica.

  • D.

    sociotécnica.

  • E.

    da burocracia.

Segundo Fayol, a definição dos objetivos organizacionais e dos caminhos a serem percorridos para que sejam alcançados relacionam-se com a seguinte função administrativa:

  • A.

    planejamento.

  • B.

    controle.

  • C.

    organização.

  • D.

    coordenação.

  • E.

    comando.

Em relação aos indicadores de desempenho, o modelo

  • A.

    de prisma de performance mede o desempenho a partir da avaliação de cinco vetores: a satisfação dos stakeholders, as estratégias implementadas, os processos críticos, as capacidades organizacionais e as contribuições dos stakeholders.

  • B.

    Quantum analisa quatro dimensões: qualidade, relacionado a fatores de eficácia; tempo, que analisa eficácia na execução; custo, relativo aos fatores de economicidade; e satisfação dos clientes, avaliado a partir de pesquisas de satisfação.

  • C.

    da cadeia de valor de Porter procura relacionar a estratégia com os processos da organização, e o desempenho está relacionado com o ganho de vantagem competitiva, que pode ser obtida nas atividades primárias, como a aquisição de insumos ou gerência de recursos humanos, e nas secundárias, relacionadas com a criação de bens e serviços.

  • D.

    dos indicadores de gestão de recursos humanos tem como objetivo avaliar o retorno dos investimentos em treinamento e capacitação da organização, tem como foco a análise do clima organizacional e deve ser aplicado em conjunto com outras metodologias para avaliar dimensões operacionais e de processo.

  • E.

    Cobit, ou Control Objectives for Information and Related Technology avalia a gestão de risco para a gestão estratégica dos processos de tecnologia da informação (TI) e o desempenho é baseado apenas no monitoramento e avaliação dos processos de TI, considerado fator crítico para atender aos requisitos de qualidade dos processos organizacionais.

Instruções: Nas questões de números 26 a 32 utilize a chave a seguir:

Em relação à Adhocracia, expressão da autoria de Alvin Toffler e popularizada por Robert Waterman com o livro "Adhocracy − The Power to Change":

(A) (B) (C) (D) (E)

I. O objetivo da Adhocracia é a identificação de novas oportunidades por meio do incentivo à criatividade individual enquanto caminho para a renovação or ganizacional.

II. É a estrutura que mais estimula a inovação, pois é a que respeita menos os princípios clássicos de gestão, e especialmente a unidade de comando.

III. Pode ser definida como qualquer forma de organização que conta com todos os procedimentos típicos das organizações burocráticas relacionados com a resolução de problemas e a obtenção de resultados.

IV. Essa estrutura exige uma especialização horizontal reduzida, impedindo a formação de grupos de es pecialistas em unidades funcionais autônomas.

V. É caracterizada pelo elevado grau de descentralização, além de uma precisa definição de papéis, embora com alguma dificuldade no fluxo de comunicação informal.

  • A.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.

  • B.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.

  • C.

    Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.

  • D.

    Estão corretas APENAS as afirmativas III e IV.

  • E.

    Estão corretas APENAS as afirmativas III, IV e V.

Quando uma empresa terceirizada cumpre seu contrato, mas não oferece um serviço de qualidade, geralmente o gestor do contrato não

  • A.

    exigiu a substituição dos funcionários responsáveis.

  • B.

    ameaçou rescindir o contrato de terceirização.

  • C.

    fiscalizou adequadamente a execução do projeto.

  • D.

    delegou a responsabilidade para o setor jurídico.

  • E.

    especificou critérios de qualidade sujeitos à multa.

Instruções: Nas questões de números 26 a 32 utilize a chave a seguir:

Sobre os atributos criatividade e capacidade de inovação em uma organização dinâmica:

I. A invenção do balão pelos irmãos Montgolfier, no século XVIII, é um exemplo de inovação.

II. Nem sempre a inovação é o resultado da criação de algo totalmente novo mas, com muita frequência, é o resultado da combinação original de coisas já existentes.

III. Uma organização que estimula a criatividade valoriza, acima de tudo, a disciplina, a pontualidade, a economia, a racionalidade e a ordem.

IV. Criatividade é a habilidade de aplicar soluções criativas e valiosas a problemas e oportunidades, compreendendo também a implementação destas soluções.

V. Inovação é a habilidade de desenvolver novas ideias e de descobrir novas formas de compreender problemas e vislumbrar oportunidades.

  • A.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.

  • B.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.

  • C.

    Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.

  • D.

    Estão corretas APENAS as afirmativas III e IV.

  • E.

    Estão corretas APENAS as afirmativas III, IV e V.

Na gestão de contratos por meio de modelos de minutas, aquelas que não envolvem a avaliação do setor jurídico da organização são as

  • A.

    pré-aprovadas.

  • B.

    padronizadas.

  • C.

    pré-qualificadas.

  • D.

    pré-chanceladas.

  • E.

    genéricas.

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