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Com relação ao planejamento estratégico, considere:
I. Toda organização deve estar envolvida, inclusive recursos, potencialidades e habilidades, com o objetivo de se alcançar o efeito holístico e a sinergia resultantes da interação de todos esses fatores.
II. Como instrumento de tipo genérico, o planejamento estratégico não pode ser desdobrado em planos táticos e operacionais.
III. É orientado para a relação entre a empresa e seu ambiente de tarefa, ficando exposto às incertezas e à imprevisibilidade dos eventos ambientais.
IV. O planejamento estratégico de uma organização não pode incluir o desejo de assegurar a continuidade, pois este é adequado apenas ao objetivo de expansão de atividades ou aumento de produtividade.
V. Quando o objetivo estratégico é organizacional e global, os retornos positivos devem beneficiar todos os shareholders da organização, mas não os stakeholders.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, II, III e V.
I e III.
II, III, IV e V.
II, III e V.
II e IV.
O sistema 5S, utilizado em muitas bibliotecas, tem como metas a satisfação do cliente, qualidade, segurança, motivação e
economia de recursos escassos.
apoio à atuação solidária.
constituição de empresas socialmente responsáveis.
autonomia institucional.
equilíbrio comercial.
Instruções: Nas questões de números 26 a 32 utilize a chave a seguir:
Na primeira fase de desenvolvimento das teorias da administração predominaram as abordagens mecanicistas, como as de Taylor e Fayol. Com relação às abordagens que criticaram esses paradigmas:
I. A Teoria Comportamental afirma, em oposição às abordagens Clássica e Científica, que os conflitos entre objetivos individuais e organizacionais não são incontornáveis e podem ser evitados através de técnicas de condicionamento.
II. Ao contrário da Teoria Clássica de Fayol, a Teoria dos Sistemas enfatiza uma visão anatômica e estrutural da empresa, entendida como uma síntese de diferentes órgãos que compõem a estrutura organizacional.
III. A Teoria das Relações Humanas criticou a Teoria Clássica da Administração, afirmando que trabalhadores em melhores condições psicossociais e emocionais alcançam melhores níveis de produtividade, independentemente das condições físicas e técnicas.
IV. A Teoria do Desenvolvimento Organizacional rejeita a ênfase na remuneração como única motivação do trabalhador e propôs novos modelos de gestão que compatibilizassem objetivos individuais e organizacionais.
V. Em contraposição às teorias Clássica e Científica, a Teoria da Contingência afirma que existe uma relação de dependência entre as condições ambientais e as técnicas gerenciais adequadas a cada objetivo organizacional.
Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.
Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.
Estão corretas APENAS as afirmativas III e IV.
Estão corretas APENAS as afirmativas III, IV e V.
A manutenção e atualização de um banco de dados em um Sistema de Gestão de Recursos Humanos é responsabilidade
apenas dos usuários em cargos de gerência.
de todos os especialistas de RH.
do próprio sistema por meio do processo de feedback.
de todos os stakeholders de uma organização.
de todos os funcionários da organização.
Competência interpessoal é a habilidade de
utilizar o poder do conhecimento para fazer as pessoas se comportarem de acordo com os seus objetivos.
separar claramente os aspectos emocionais dos aspectos técnicos nos conflitos interpessoais, procurando neutralizar os primeiros e ressaltar os segundos.
resolver os conflitos de percepção interpessoais utilizando técnicas de brainstorming.
envolver todos no processo de decisão por meio de processos de gestão participativa.
desenvolver acurada percepção da situação, de suas variáveis relevantes e suas respectivas inter-relações.
Com relação à gestão por competências, considere:
I. O modelo de gestão por competências visa a alcançar os objetivos da organização por meio do alinhamento da missão, visão e valores; as estratégias do negócio com as estratégias do capital humano.
II. Uma das maiores dificuldades para a implantação da gestão por competências nas organizações está na resistência do órgão de RH.
III. Para que esse modelo gerencial traga os resultados esperados, é necessário que as organizações definam as necessidades a médio e a longo prazo, garantindo assim o alinhamento com o plano estratégico.
IV. Uma das principais vantagens do modelo de gestão por competências é o alinhamento dos investimentos em treinamento às metas estratégicas da organização.
V. A principal ferramenta da gestão por competências é o recrutamento externo.
Está correto o que se afirma APENAS em
II, III e V.
II, III, IV e V.
II e IV.
I e III.
I, II, III e IV.
A abordagem da Qualidade de Vida no Trabalho envolve duas dimensões potencialmente antagônicas. São elas:
A necessidade de aumentos constantes de produtividade no trabalho e a luta dos trabalhadores pelas melhorias salariais.
O bem-estar e a satisfação dos funcionários no trabalho e a produtividade e a qualidade dos produtos/serviços fornecidos pela organização.
A preservação do meio ambiente e a expansão da produção industrial.
O crescente uso de tecnologias poupadoras de mão de obra e a necessidade de elevar a qualificação dos trabalhadores.
A melhoria contínua dos processos e a necessidade de lazer dos trabalhadores.
A metodologia de administração de processos que realiza o desenho de fluxogramas de todas as atividades executadas por todos os cargos pertencentes a força de trabalho com o objetivo de reconhecer as incongruências e corrigi-las em tempo é conhecida como
brainstorming.
balanced scorecard.
melhoria contínua.
reengenharia.
mapeamento de processos
Considere as afirmativas abaixo em relação à análise quantitativa de riscos.
I. Avalia o efeito dos eventos de risco e atribui uma classificação que prioriza esses riscos em função do seu impacto nos objetivos do projeto.
II. É realizada nos riscos que foram priorizados pelo processo de análise qualitativa de riscos por afetarem potencial e significativamente as atividades.
III. Quantifica a exposição do risco para o projeto e determina o tamanho da reserva de contingência do custo e de cronograma que podem ser necessários.
IV. Identifica riscos que requerem maior atenção, quantificando sua contribuição relativa ao risco do projeto.
V. Identifica custo, cronograma, ou objetivos de escopo realístico e alcançável.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, III, IV e V.
II e III.
II, III e IV.
II, III, IV e V.
IV e V.
Com relação aos principais benefícios de uma adequada gestão de riscos, considere:
I. Gerenciar riscos também significa maximizar a probabilidade de evento incerto e futuro que pode ampliar o sucesso de um projeto.
II. Os riscos desconhecidos podem ser gerenciados de forma pró-ativa e uma resposta prudente da equipe do projeto seria definir um plano de prevenção contra esses riscos.
III. Os riscos conhecidos são aqueles que foram identificados e analisados, mas, para alguns destes pode não ser econômico ou possível desenvolver uma resposta pró-ativa.
IV. É possível aceitar os riscos que constituem ameaças ao projeto se eles forem equivalentes à premiação que pode ser obtida ao se assumir esses riscos.
V. Qualquer estrutura analítica de riscos deve incluir sempre os riscos técnicos, externos, organizacionais e de gerenciamento.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, III e V.
II e IV.
I, III e IV.
IV e V.
II e III.
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