Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Com relação ao planejamento estratégico, considere:

I. Toda organização deve estar envolvida, inclusive recursos, potencialidades e habilidades, com o objetivo de se alcançar o efeito holístico e a sinergia resultantes da interação de todos esses fatores.

II. Como instrumento de tipo genérico, o planejamento estratégico não pode ser desdobrado em planos táticos e operacionais.

III. É orientado para a relação entre a empresa e seu ambiente de tarefa, ficando exposto às incertezas e à imprevisibilidade dos eventos ambientais.

IV. O planejamento estratégico de uma organização não pode incluir o desejo de assegurar a continuidade, pois este é adequado apenas ao objetivo de expansão de atividades ou aumento de produtividade.

V. Quando o objetivo estratégico é organizacional e global, os retornos positivos devem beneficiar todos os shareholders da organização, mas não os stakeholders.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II, III e V.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II, III, IV e V.

  • D.

    II, III e V.

  • E.

    II e IV.

O sistema 5S, utilizado em muitas bibliotecas, tem como metas a satisfação do cliente, qualidade, segurança, motivação e

  • A.

    economia de recursos escassos.

  • B.

    apoio à atuação solidária.

  • C.

    constituição de empresas socialmente responsáveis.

  • D.

    autonomia institucional.

  • E.

    equilíbrio comercial.

Instruções: Nas questões de números 26 a 32 utilize a chave a seguir:

Na primeira fase de desenvolvimento das teorias da administração predominaram as abordagens mecanicistas, como as de Taylor e Fayol. Com relação às abordagens que criticaram esses paradigmas:

I. A Teoria Comportamental afirma, em oposição às abordagens Clássica e Científica, que os conflitos entre objetivos individuais e organizacionais não são incontornáveis e podem ser evitados através de técnicas de condicionamento.

II. Ao contrário da Teoria Clássica de Fayol, a Teoria dos Sistemas enfatiza uma visão anatômica e estrutural da empresa, entendida como uma síntese de diferentes órgãos que compõem a estrutura organizacional.

III. A Teoria das Relações Humanas criticou a Teoria Clássica da Administração, afirmando que trabalhadores em melhores condições psicossociais e emocionais alcançam melhores níveis de produtividade, independentemente das condições físicas e técnicas.

IV. A Teoria do Desenvolvimento Organizacional rejeita a ênfase na remuneração como única motivação do trabalhador e propôs novos modelos de gestão que compatibilizassem objetivos individuais e organizacionais.

V. Em contraposição às teorias Clássica e Científica, a Teoria da Contingência afirma que existe uma relação de dependência entre as condições ambientais e as técnicas gerenciais adequadas a cada objetivo organizacional.

  • A.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.

  • B. Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.
  • C.

    Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.

  • D.

    Estão corretas APENAS as afirmativas III e IV.

  • E.

    Estão corretas APENAS as afirmativas III, IV e V.

A manutenção e atualização de um banco de dados em um Sistema de Gestão de Recursos Humanos é responsabilidade

  • A.

    apenas dos usuários em cargos de gerência.

  • B.

    de todos os especialistas de RH.

  • C.

    do próprio sistema por meio do processo de feedback.

  • D.

    de todos os stakeholders de uma organização.

  • E.

    de todos os funcionários da organização.

Competência interpessoal é a habilidade de

  • A.

    utilizar o poder do conhecimento para fazer as pessoas se comportarem de acordo com os seus objetivos.

  • B.

    separar claramente os aspectos emocionais dos aspectos técnicos nos conflitos interpessoais, procurando neutralizar os primeiros e ressaltar os segundos.

  • C.

    resolver os conflitos de percepção interpessoais utilizando técnicas de brainstorming.

  • D.

    envolver todos no processo de decisão por meio de processos de gestão participativa.

  • E.

    desenvolver acurada percepção da situação, de suas variáveis relevantes e suas respectivas inter-relações.

Com relação à gestão por competências, considere:

I. O modelo de gestão por competências visa a alcançar os objetivos da organização por meio do alinhamento da missão, visão e valores; as estratégias do negócio com as estratégias do capital humano.

II. Uma das maiores dificuldades para a implantação da gestão por competências nas organizações está na resistência do órgão de RH.

III. Para que esse modelo gerencial traga os resultados esperados, é necessário que as organizações definam as necessidades a médio e a longo prazo, garantindo assim o alinhamento com o plano estratégico.

IV. Uma das principais vantagens do modelo de gestão por competências é o alinhamento dos investimentos em treinamento às metas estratégicas da organização.

V. A principal ferramenta da gestão por competências é o recrutamento externo.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    II, III e V.

  • B.

    II, III, IV e V.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    I e III.

  • E.

    I, II, III e IV.

A abordagem da Qualidade de Vida no Trabalho envolve duas dimensões potencialmente antagônicas. São elas:

  • A.

    A necessidade de aumentos constantes de produtividade no trabalho e a luta dos trabalhadores pelas melhorias salariais.

  • B.

    O bem-estar e a satisfação dos funcionários no trabalho e a produtividade e a qualidade dos produtos/serviços fornecidos pela organização.

  • C.

    A preservação do meio ambiente e a expansão da produção industrial.

  • D.

    O crescente uso de tecnologias poupadoras de mão de obra e a necessidade de elevar a qualificação dos trabalhadores.

  • E.

    A melhoria contínua dos processos e a necessidade de lazer dos trabalhadores.

A metodologia de administração de processos que realiza o desenho de fluxogramas de todas as atividades executadas por todos os cargos pertencentes a força de trabalho com o objetivo de reconhecer as incongruências e corrigi-las em tempo é conhecida como

  • A.

    brainstorming.

  • B.

    balanced scorecard.

  • C.

    melhoria contínua.

  • D.

    reengenharia.

  • E.

    mapeamento de processos

Considere as afirmativas abaixo em relação à análise quantitativa de riscos.

I. Avalia o efeito dos eventos de risco e atribui uma classificação que prioriza esses riscos em função do seu impacto nos objetivos do projeto.

II. É realizada nos riscos que foram priorizados pelo processo de análise qualitativa de riscos por afetarem potencial e significativamente as atividades.

III. Quantifica a exposição do risco para o projeto e determina o tamanho da reserva de contingência do custo e de cronograma que podem ser necessários.

IV. Identifica riscos que requerem maior atenção, quantificando sua contribuição relativa ao risco do projeto.

V. Identifica custo, cronograma, ou objetivos de escopo realístico e alcançável.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, III, IV e V.

  • B.

    II e III.

  • C.

    II, III e IV.

  • D.

    II, III, IV e V.

  • E.

    IV e V.

Com relação aos principais benefícios de uma adequada gestão de riscos, considere:

I. Gerenciar riscos também significa maximizar a probabilidade de evento incerto e futuro que pode ampliar o sucesso de um projeto.

II. Os riscos desconhecidos podem ser gerenciados de forma pró-ativa e uma resposta prudente da equipe do projeto seria definir um plano de prevenção contra esses riscos.

III. Os riscos conhecidos são aqueles que foram identificados e analisados, mas, para alguns destes pode não ser econômico ou possível desenvolver uma resposta pró-ativa.

IV. É possível aceitar os riscos que constituem ameaças ao projeto se eles forem equivalentes à premiação que pode ser obtida ao se assumir esses riscos.

V. Qualquer estrutura analítica de riscos deve incluir sempre os riscos técnicos, externos, organizacionais e de gerenciamento.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, III e V.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    I, III e IV.

  • D.

    IV e V.

  • E.

    II e III.

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