Lista completa de Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No processo de aprendizagem organizacional de Peter Senge, crenças, atitudes e percepções a respeito de clientes, produtos, ambiente, funcionários e outros aspectos da organização são denominados
aprendizagem em equipe.
domínio pessoal.
visão compartilhada.
modelos mentais.
pensamento sistêmico.
A educação corporativa é um recurso muito utilizado nos modelos atuais de aprendizagem organizacional. No entanto, ele não está livre de problemas. Um dos principais problemas que afeta a eficácia de projetos de educação corporativa é
o custo elevado e o pouco retorno em termos de produtividade.
um programa com conteúdo humanístico.
a utilização de recursos de ensino à distância.
a falta de continuidade dos programas.
a presença de cursos noturnos.
Existem diversos tipos de testes dirigidos a processos seletivos. Para validar um teste de seleção é preciso que os escores do teste se relacionem significativamente com o desempenho
efetivo de cada um dos candidatos.
do cargo ou algum outro critério relevante.
da função e tarefa prescritas.
do cargo em comissão ou outros fatores relevantes.
de uma tarefa determinada.
Segundo Schwartz (Yves SCHWARTZ, Trabalho e educação. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 7, n. 38, p.5-17, mar/abr. 2001), o paradigma construtivista aplicado à educação profissional procura analisar os processos de trabalho de modo a identificar:
os comportamentos como resultados, descrevendo as funções em unidades de competências e estas em elementos de competências, seguindo o princípio de descrever em cada nível o produto esperado.
a relação entre as atividades de trabalho e os conhecimentos incorporados e/ou mobilizados, de modo que se possa obter a compreensão da relação competência/contexto e seus processos de construção e evolução.
as pessoas que realizam bem o seu trabalho de acordo com os resultados esperados, definindo o posto de trabalho em termos das características destas pessoas e do seu desempenho superior, tendo como objeto de análise o posto de trabalho e a tarefa para definir o currículo de formação.
a noção de competência referida aos contextos, espaços e tempos socioculturais e ancorada em dimensões de classe social, gênero, etnias, grupos geracionais, entre outras.
as competências como resultado de prescrições normativas vinculadas à estrutura de carreiras e aos papéis formais atribuídos aos cargos correspondentes.
Considere os pressupostos abaixo.
− Não permite a interatividade entre professor e alunos.
− Rompe barreiras geográficas democratizando o acesso ao ensino.
− Reduz o controle e a participação dos alunos sobre o processo de aprendizado.
− Massifica o ensino, mas respeita os distintos ritmos de aprendizagem.
− Permite a utilização de dispositivos multimídia, impressos, mecânicos e outros.
Assinale, como falso (F) ou verdadeiro (V) o os pressupostos da Educação a Distância (EaD).
F; V; F; V; V.
F; F; V; V; F.
V; V; F; F; V.
V; F; V; V; F.
; V; F; V; F.
As principais funções do estoque são: a de garantir o abastecimento de materiais à organização, administrando os efeitos de demora ou atraso no fornecimento de materiais, a sazonalidade no suprimento e os riscos no fornecimento, assim como proporcionar economias de escala por meio da compra ou produção em lotes econômicos, pela flexibilidade do processo produtivo e pela rapidez no atendimento às necessidades. A afirmação acima, aplicada à Administração Pública, é
parcialmente verdadeira, pois os aspectos relacionados à produção de lotes e ao processo produtivo não se aplicam ao serviço público.
parcialmente verdadeira, pois o fato que proporciona economia de escala é a compra de lotes econômicos.
verdadeira.
falsa.
parcialmente verdadeira, excetuando os aspectos relativos aos efeitos de demora e atraso no fornecimento e ao controle das sazonalidades de suprimento, pois tratam-se de condições do mercado.
O instrumento de administração que auxilia o gestor na análise dos processos e na seqüência das rotinas de trabalho é denominado
gráfico PDCA.
organograma.
cronograma.
fluxograma.
Feedback.
O consumo previsto para o próximo exercício, apurado pelo método da média móvel ponderada é, em unidades, de
38.000.
40.000.
46.000.
50.000.
70.000.
O índice de rotatividade do estoque relativo ao ano de 2006 é de
0,25 vezes ao ano.
2 vezes ao ano.
2,4 vezes ao ano.
3 vezes ao ano.
4 vezes ao ano.
O método de escalas gráficas avalia o desempenho das pessoas por meio de fatores de avaliação, previamente definidos e graduados. Cada fator é dimensionado para retratar um desempenho fraco ou insatisfatório, até um desempenho ótimo ou excelente. O gráfico apresentado a seguir é uma alternativa ao método de escalas gráficas.
O gráfico apresentado refere-se ao método de escalas gráficas:
descontínuas.
contínuas.
semicontínuas.
escolhas forçadas.
incidentes críticos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...