Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No processo de aprendizagem organizacional de Peter Senge, crenças, atitudes e percepções a respeito de clientes, produtos, ambiente, funcionários e outros aspectos da organização são denominados

  • A.

    aprendizagem em equipe.

  • B.

    domínio pessoal.

  • C.

    visão compartilhada.

  • D.

    modelos mentais.

  • E.

    pensamento sistêmico.

A educação corporativa é um recurso muito utilizado nos modelos atuais de aprendizagem organizacional. No entanto, ele não está livre de problemas. Um dos principais problemas que afeta a eficácia de projetos de educação corporativa é

  • A.

    o custo elevado e o pouco retorno em termos de produtividade.

  • B.

    um programa com conteúdo humanístico.

  • C.

    a utilização de recursos de ensino à distância.

  • D.

    a falta de continuidade dos programas.

  • E.

    a presença de cursos noturnos.

Existem diversos tipos de testes dirigidos a processos seletivos. Para validar um teste de seleção é preciso que os escores do teste se relacionem significativamente com o desempenho

  • A.

    efetivo de cada um dos candidatos.

  • B.

    do cargo ou algum outro critério relevante.

  • C.

    da função e tarefa prescritas.

  • D.

    do cargo em comissão ou outros fatores relevantes.

  • E.

    de uma tarefa determinada.

Segundo Schwartz (Yves SCHWARTZ, Trabalho e educação. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 7, n. 38, p.5-17, mar/abr. 2001), o paradigma construtivista aplicado à educação profissional procura analisar os processos de trabalho de modo a identificar:

  • A.

    os comportamentos como resultados, descrevendo as funções em unidades de competências e estas em elementos de competências, seguindo o princípio de descrever em cada nível o produto esperado.

  • B.

    a relação entre as atividades de trabalho e os conhecimentos incorporados e/ou mobilizados, de modo que se possa obter a compreensão da relação competência/contexto e seus processos de construção e evolução.

  • C.

    as pessoas que realizam bem o seu trabalho de acordo com os resultados esperados, definindo o posto de trabalho em termos das características destas pessoas e do seu desempenho superior, tendo como objeto de análise o posto de trabalho e a tarefa para definir o currículo de formação.

  • D.

    a noção de competência referida aos contextos, espaços e tempos socioculturais e ancorada em dimensões de classe social, gênero, etnias, grupos geracionais, entre outras.

  • E.

    as competências como resultado de prescrições normativas vinculadas à estrutura de carreiras e aos papéis formais atribuídos aos cargos correspondentes.

Considere os pressupostos abaixo.

− Não permite a interatividade entre professor e alunos.

− Rompe barreiras geográficas democratizando o acesso ao ensino.

− Reduz o controle e a participação dos alunos sobre o processo de aprendizado.

− Massifica o ensino, mas respeita os distintos ritmos de aprendizagem.

− Permite a utilização de dispositivos multimídia, impressos, mecânicos e outros.

Assinale, como falso (F) ou verdadeiro (V) o os pressupostos da Educação a Distância (EaD).

  • A.

    F; V; F; V; V.

  • B.

    F; F; V; V; F.

  • C.

    V; V; F; F; V.

  • D.

    V; F; V; V; F.

  • E.

    ; V; F; V; F.

“As principais funções do estoque são: a de garantir o abastecimento de materiais à organização, administrando os efeitos de demora ou atraso no fornecimento de materiais, a sazonalidade no suprimento e os riscos no fornecimento, assim como proporcionar economias de escala por meio da compra ou produção em lotes econômicos, pela flexibilidade do processo produtivo e pela rapidez no atendimento às necessidades”. A afirmação acima, aplicada à Administração Pública, é

  • A.

    parcialmente verdadeira, pois os aspectos relacionados à produção de lotes e ao processo produtivo não se aplicam ao serviço público.

  • B.

    parcialmente verdadeira, pois o fato que proporciona economia de escala é a compra de lotes econômicos.

  • C.

    verdadeira.

  • D.

    falsa.

  • E.

    parcialmente verdadeira, excetuando os aspectos relativos aos efeitos de demora e atraso no fornecimento e ao controle das sazonalidades de suprimento, pois tratam-se de condições do mercado.

O instrumento de administração que auxilia o gestor na análise dos processos e na seqüência das rotinas de trabalho é denominado

  • A.

    gráfico PDCA.

  • B.

    organograma.

  • C.

    cronograma.

  • D.

    fluxograma.

  • E.

    Feedback.

O consumo previsto para o próximo exercício, apurado pelo método da média móvel ponderada é, em unidades, de

  • A.

    38.000.

  • B.

    40.000.

  • C.

    46.000.

  • D.

    50.000.

  • E.

    70.000.

O índice de rotatividade do estoque relativo ao ano de 2006 é de

  • A.

    0,25 vezes ao ano.

  • B.

    2 vezes ao ano.

  • C.

    2,4 vezes ao ano.

  • D.

    3 vezes ao ano.

  • E.

    4 vezes ao ano.

O método de escalas gráficas avalia o desempenho das pessoas por meio de fatores de avaliação, previamente definidos e graduados. Cada fator é dimensionado para retratar um desempenho fraco ou insatisfatório, até um desempenho ótimo ou excelente. O gráfico apresentado a seguir é uma alternativa ao método de escalas gráficas.

O gráfico apresentado refere-se ao método de escalas gráficas:

  • A.

    descontínuas.

  • B.

    contínuas.

  • C.

    semicontínuas.

  • D.

    escolhas forçadas.

  • E.

    incidentes críticos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...