Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Dotações para investimentos ou inversões financeiras que outras pessoas de direito público ou privado devam realizar, independentemente de contraprestação direta em bens ou serviços, são:

  • A.

    transferências de capital.

  • B.

    investimento em regime de execução especial.

  • C.

    subvenções econômicas.

  • D.

    transferências correntes.

  • E.

    transferências extra-orçamentária.

A fonte de receita gerada por meio de recursos financeiros recebidos de outras entidades de direito público ou privado e destinados ao atendimento de gastos, classificáveis em despesas correntes denomina-se

  • A.

    receita de serviços.

  • B.

    receita de contribuições.

  • C.

    receita patrimonial.

  • D.

    transferências correntes.

  • E.

    receita industrial.

  • A.

    a-V; b-IV; c-I; d-II; e-III.

  • B.

    a-V; b-I; c-IV; d-II; e-III.

  • C.

    a-IV; b-V; c-II; d-I; e-III.

  • D.

    a-V; b-I; c-IV; d-III; e-II.

  • E.

    a-I; b-V; c-IV; d-II; e-III.

No processo de seleção de pessoal, o teste que tem a propriedade de avaliar candidatos em determinadas situações práticas do dia-a-dia no trabalho, quanto a sua rapidez e eficácia na tomada de decisão, denomina-se

  • A.

    prático.

  • B.

    grafológico.

  • C.

    situacional.

  • D.

    psicológico de aptidão.

  • E.

    psicológico de personalidade.

Segundo Maria Christina Barbosa de Almeida, a confusão entre eficácia e eficiência resulta em

  • A. batalhar por mais recursos com a preocupação de saber se os recursos são acessíveis.
  • B. fazer bem coisas que não precisariam ser feitas.
  • C. buscar mais recursos com a preocupação de verificar se eles vão atender às necessidades dos usuários.
  • D. ter capacidade de descrever a qualidade dos serviços.
  • E. ser capaz de identificar prioridades para atividades e serviços.

Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) é um termo abrangente que se refere aos distúrbios ou doenças do sistema músculo-esquelético, principalmente do pescoço e membros superiores, relacionados, comprovadamente ou não, ao trabalho. Uma maneira de evitar a ocorrência desses distúrbios nos funcionários de bibliotecas é

  • A. evitar que os funcionários acomodem-se em suas cadeiras com rotação de tronco com apoio na região lombar, pois esse apoio pode afetar a coluna.
  • B. orientar o funcionário a inclinar o corpo sobre a mesa de trabalho quando estiver de pé ou sentado, pois isso ajuda a ativar a circulação do sangue.
  • C. colocar os materiais de uso constante próximos dos funcionários ou de suas mesas de trabalho, visando evitar esforços desnecessários.
  • D. colocar as atividades ao lado do funcionário e não à sua frente, quando este trabalha de pé, para evitar posturas incorretas.
  • E. não trabalhar com sapatos de saltos muito baixos, pois estes podem provocar dores e encurtamentos da espinha.

No estudo realizado por Straus & Sayles como auxílio da curva de aprendizagem, a fase que indica um retrocesso na velocidade da assimilação denomina-se

  • A.

    ápice de conhecimentos.

  • B.

    fase desalentadora.

  • C.

    resultados cada vez maiores.

  • D.

    falso patamar.

  • E.

    período de retreinamento.

A configuração organizacional adequada à hipótese de Mintzberg de que, quanto mais dinâmico e complexo o ambiente mais orgânica e descentralizada é a estrutura, é denominada de

  • A.

    adhocracia.

  • B.

    estrutura simples.

  • C.

    burocracia mecanizada.

  • D.

    burocracia profissional.

  • E.

    forma divisionalizada.

A capacidade de interferir intencionalmente no sistema organizacional, de transformar objetivos, valores e conhecimentos relaciona-se com a habilidade gerencial

  • A.

    cognitiva.

  • B.

    de ação.

  • C.

    analítica.

  • D.

    comportamental.

  • E.

    de conhecimento.

Com relação ao conceito de mudança na abordagem do Desenvolvimento Organizacional pode-se afirmar que

  • A.

    as mudanças organizacionais podem ser lentas, aceleradas ou moderadas.

  • B.

    os obstáculos ao pleno desenvolvimento organizacional derivam de falhas nas relações de autoridade, pouca clareza na divisão do trabalho e ausência de supervisão hierárquica.

  • C.

    as mudanças não podem depender de um apoio consensual dentro da organização, pois normalmente encontram resistências ou ressentimentos.

  • D.

    quanto melhor o planejamento estratégico e mais rápido o processo de implementação, menor a resistência dos membros da organização à mudança.

  • E.

    o ideal é que toda mudança organizacional seja baseada num processo de desenvolvimento sistemático.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...