Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Na administração de recursos humanos, existe um elemento nem sempre de fácil controle, que vem de dentro do indivíduo, fazendo com que este se coloque em ação, sendo dependente de suas necessidades, desejos ou impulsos e dirigido para objetivos específicos. Trata-se da

  • a.

    auto-estima.

  • b.

    motivação.

  • c.

    participação.

  • d.

    satisfação profissional.

  • e.

    responsabilidade.

A Área de Desenvolvimento de Recursos Humanos é uma das que mais tem sofrido mudanças dentro das empresas nos últimos tempos. Assinale a alternativa que define corretamente as características de um Sistema de Informações de Recursos Humanos (SIRH) que forneça suporte a uma estratégia de gestão de pessoas eficaz.

  • A.

    O SIRH deve ser uma arquitetura aberta e acessível a todos; cada profissional é responsável pelo preenchimento das informações que considerar relevante; só os próprios funcionários podem alterar dados sobre seu perfil profissional.

  • B.

    O SIRH deve conter informações precisas sobre as tarefas, atribuições e funções de cada cargo; a responsabilidade pela alimentação do sistema é exclusivamente do setor de RH; o acesso a suas informações deve ser controlado pelo próprio setor de RH.

  • C.

    O SIRH deve conter informações detalhadas sobre competências, habilidades e a experiência de cada profissional; essas informações devem ser acessíveis a todos os níveis hierárquicos; podem ser constantemente atualizadas pelos próprios profissionais, assim como seus superiores.

  • D.

    O SIRH deve ser um instrumento estratégico para a gestão de folha de pagamento; deve ser portanto, construído pelo setor de RH em conjunto com o setor financeiro; suas informações devem ser sigilosas.

  • E.

    O SIRH deve comportar um banco de talentos alimentado exclusivamente pelo setor de RH; os seus dados só devem ser consultados pelo setor de RH; a atualização do banco cabe aos profissionais de RH da organização.

Baseando-se na natureza em cada um lidar com impulsos e emoções, segundo Richard W. Wallen, são três os tipos de personalidade de líderes executivos: o Batalhador, o Auxiliador e o Crítico.

Considerando a tabela abaixo, indique a alternativa que correlaciona as características citadas com as corretas atitudes afetas aos três tipos de lideranças:

  • a.

    I − Intimidação; II − Afetividade; III − Controle de recompensas; IV − Intimidação; V− Compreensão; VI − Argumentação; VII − Dependência; VIII − Rejeição; IX − Emoções; X − Afeto; XI − Firmeza; XII − Conscientização de sentimentos.

  • b.

    I − Poder; II − Afetividade; III − Aptidão Cognitiva; IV − Intimidação; V − Compreensão; VI − Argumentação; VII − Dependência; VIII − Rejeição; IX − Emoções; X − Conscientização de sentimentos; XI − Firmeza; XII − Afeto.

  • c.

    I – Poder; II − Afetividade; III − Aptidão Cognitiva; IV − Intimidação; V − Compreensão; VI − Argumentação; VII − Dependência; VIII − Rejeição; IX − Emoções; X − Afeto; XI − Firmeza; XII − Conscientização de sentimentos.

  • d.

    I − Poder; II − Afetividade; III − Aptidão Cognitiva; IV − Intimidação; V − Argumentação; VI − Compreensão; VII − Dependência; VIII − Rejeição; IX − Emoções; X − Respeito; XI − Firmeza; XII − Afeto.

  • e.

    I − Poder; II − Afetividade; III − Aptidão Cognitiva; IV − Intimidação; V − Compreensão; VI − Argumentação; VII − Rejeição; VIII − Intimidação; IX − Emoções; X − Afeto; XI − Firmeza; XII − Conscientização de sentimentos.

Com relação às abordagens que tratam da gestão do conhecimento, assinale como falsas (F) ou verdadeiras (V) as alternativas abaixo.

− Segundo a abordagem de Leonard-Barton, competências essenciais são aquelas que constituem uma fonte de vantagem competitiva para a empresa e que foram construídas ao longo do tempo e dificilmente são imitadas.

− De acordo com Nonaka e Takeuchi, o ciclo criativo do conhecimento compreende quatro dimensões: conhecimentos e habilidades individuais, sistemas físicos, sistemas gerenciais, valores e normas da organização.

− A abordagem de Sveiby trata o conhecimento como um ativo intangível, baseado em dois conceitos centrais: conhecimento tácito e conhecimento explícito.

− Para Nonaka e Takeuchi, o conhecimento é gerado na organização a partir da interação de quatro processos de transmissão de conhecimento: combinação, internalização, socialização e externalização.

− Beckman e Liebowitz propõem que a gestão do conhecimento pode ser conduzida de forma estratégica nas organizações por meio de oito estágios: identificar, capturar, selecionar, armazenar, compartilhar, aplicar, criar e vender conhecimento.

  • A.

    V; F; F; V; V.

  • B.

    V; F; V; F; V.

  • C.

    F; F; V; V; V.

  • D.

    V; V; F; F; V.

  • E.

    F; V; F; V; F.

Uma estrutura de organização na qual existem dois tipos de órgãos: os órgãos principais de trabalho, que têm vida limitada à duração do projeto e os órgãos de apoio funcional, permanentes, que apóiam os projetos e os orientam em assuntos especializados denomina-se estrutura organizacional

  • A.

    funcional.

  • B.

    matricial.

  • C.

    divisional.

  • D.

    departamentalizada.

  • E.

    geográfica.

A habilidade para criar e utilizar conhecimento é uma importante fonte de sustentabilidade de vantagens competitivas para as organizações. O problema é como tornar as organizações capazes de produzir e utilizar tais recursos. Segundo Nonaka e Takeuchi, o processo pelo qual as organizações criam conhecimento é

  • A.

    a Autopoiesi, que se desdobra em Extroversão, Sistematização e Socialização.

  • B.

    a Conversão de Conhecimento, através do qual o conhecimento tácito e explícito é expandido qualitativa e quantitativamente.

  • C.

    a Geração de Conhecimento, que compreende a circulação, a apropriação e o compartilhamento.

  • D.

    o Brainstorming, seguido do Empowerment, do Benchmarking e do Job Enrichment.

  • E.

    a Iniciativa Criadora, complementada pela Catalização, Cristalização e Conversão.

Constantemente, o controle de processos e produtos em unidades de informação ocorre sob o paradigma taylorista, ou seja, pressupondo que o sistema é ótimo e qualquer falha para satisfazer os seus objetivos deve ser atribuída a forças fora dele. Nesse caso, costuma-se identificar os eventuais problemas com

  • A. os padrões de desempenho.
  • B. os recursos humanos.
  • C. a remuneração do pessoal.
  • D. o ambiente interno.
  • E. a estrutura administrativa.

De acordo com um critério específico de homogeneidade, o agrupamento das atividades e correspondentes recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais é conhecido como

  • A.

    hierarquização.

  • B.

    centralização.

  • C.

    especialização horizontal.

  • D.

    departamentalização.

  • E.

    estruturação.

Burocracia é um conceito administrativo bastante conhecido, caracterizado principalmente por um sistema hierárquico e com alta divisão de responsabilidade, em que seus membros executam, invariavelmente, regras e procedimentos padronizados, como engrenagens de uma máquina. Por outro lado, ele tem também um sentido pejorativo, significando um sistema administrativo com muitas divisões, regras e procedimentos redundantes, desnecessários ao funcionamento do sistema. Neste segundo caso, faz-se referência àquilo que, em teoria administrativa, ficou conhecido como

  • a.

    discrepâncias.

  • b.

    superconformidades.

  • c.

    disfunções.

  • d.

    papelada.

  • e.

    profissionalização.

Conforme Lei Federal nº 4.320/64, artigo 36:

Consideram-se restos a pagar as despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro, distinguindo-se as processadas das não processadas.

Despesa não processada é aquela

  • A.

    operação do sistema financeiro de escrituração contábil, sendo a despesa realizada normalmente pela sua liquidação, e lançada como despesa orçamentária do exercício a pagar.

  • B.

    cujo empenho foi legalmente emitido, mas depende, ainda, da fase de dotação orçamentária.

  • C.

    cujo empenho foi entregue ao credor, que por sua vez entregou o material, prestou o serviço e a despesa foi considerada liquidada, estando na fase de pagamento.

  • D.

    que em termos orçamentários foi considerada despesa realizada, faltando apenas o processamento do pagamento.

  • E.

    cujo empenho foi legalmente emitido, mas depende, ainda, da fase de liquidação.

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