Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As estratégias genéricas definidas por Porter para que uma empresa alcance a sua vantagem competitiva são

  • A.

    diferenciação; liderança de custo; e novos compradores.

  • B.

    entrantes potenciais; produtos substitutos; e concorrentes.

  • C.

    liderança de custo; entrantes potenciais; e serviços substitutos.

  • D.

    liderança de custo; diferenciação; e enfoque.

  • E.

    entrantes potenciais; enfoque; e liderança de custo.

A remuneração por competência consiste em

  • A.

    pagar salários previamente estabelecidos pelo Plano de Cargos e Salários da organização.

  • B.

    definir um salário fixo em função do dissídio coletivo.

  • C.

    receber bônus relacionados com as metas alcançadas apenas para os executivos mais competentes.

  • D.

    pagar benefícios aos funcionários quando os negócios da empresa prosperam.

  • E.

    remunerar as pessoas de acordo com a sua avaliação de desempenho.

O diagnóstico estratégico apresenta pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças. Considere:

I. Os pontos fortes são variáveis internas controláveis que propiciam uma condição favorável para a empresa.

II. Os pontos fracos são variáveis externas controláveis que provocam uma situação desfavorável para a empresa.

III. As oportunidades são variáveis externas não controláveis que podem criar condições favoráveis para a empresa.

IV. As ameaças são variáveis internas controláveis que podem criar condições favoráveis ou desfavoráveis para a empresa.

É correto o que consta APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    I e IV.

  • D.

    II e III.

  • E.

    III e IV.

No planejamento de recursos humanos a relação entre o número de horas perdidas e o número de horas planejadas para o processo produtivo denomina-se índice de

  • A.

    rotatividade.

  • B.

    absenteísmo.

  • C.

    produtividade.

  • D.

    perdas qualitativas.

  • E.

    ajuste de carga.

Ackoff estabelece que a filosofia de planejamento baseia-se na suposição de que o principal valor do planejamento não está nos planos produzidos, mas no processo de produzi-lo; que a maior parte da necessidade atual de planejamento decorre da falta de eficácia administrativa e de controles; e que o conhecimento do futuro pode ser classificado em certeza, incerteza e ignorância. Trata-se da filosofia de

  • A.

    satisfação e otimização.

  • B.

    satisfação ou adaptação.

  • C.

    otimização ou inovação.

  • D.

    homeostase ou otimização.

  • E.

    adaptação ou homeostase.

Pode-se afirmar sobre a abordagem da pesquisaintervenção em organizações que

  • A.

    a intervenção do pesquisador nas organizações deve estar apoiada numa concepção muito clara dos processos a serem modificados e dos objetivos comportamentais a serem alcançados.

  • B.

    a análise das instituições procura manter a neutralidade na relação analista/pesquisador, procurando construir barreiras entre sujeito que conhece e objeto a ser conhecido.

  • C.

    na pesquisa-intervenção visamos à mudança imediata da ação instituída, pois a mudança é conseqüência da capacidade da teoria intervir na prática, assim como do pesquisador em transformar o objeto pesquisado.

  • D.

    a pesquisa-intervenção evidencia que a relação entre pesquisador e objeto faz parte de um processo estrutural que a determina.

  • E.

    a relação do pesquisador com o objeto pesquisado é dinâmica e determinará os próprios caminhos da pesquisa, sendo uma produção do grupo envolvido.

Desenvolvido pelo engenheiro e economista italiano Vilfredo Pareto, o gráfico que leva seu nome é muito utilizado em programas de qualidade em serviços, visando

  • A.

    formalizar e controlar o processo de sugestões em uma atividade de brainstorming.

  • B.

    identificar, explorar e ressaltar todas as causas possíveis de um problema ou questão específicos.

  • C.

    descrever o comportamento de uma variável específica durante um período de tempo definido.

  • D.

    visualizar a possível relação entre duas variáveis.

  • E.

    ajudar na visualização dos problemas e facilitar a tomada de decisão.

O método de avaliação de desempenho em que o avaliador não analisa especificamente os traços de personalidade e, sim, determina os grandes pontos fortes e fracos de quem está sendo avaliado é o método

  • A. de escolha forçada.
  • B. de escalas gráficas.
  • C. comparativo.
  • D. de incidentes críticos.
  • E. de 360 graus.

De acordo com Etzioni, cada tipo de organização é definido pelo tipo de poder exercido sobre as pessoas. O tipo de organização onde se exerce o poder manipulativo é denominado

  • A. utilitário.
  • B. coercitivo.
  • C. normativo.
  • D. dual compliance.
  • E. compliance.

Considere a tabela abaixo e correlacione a metodologia de mudanças com as suas corretas características.

  • a.

    A = III, IV e VI, apenas e B = I, II e V, apenas.

  • b.

    A = II, III, IV e VI, apenas e B = I, III e V, apenas.

  • c.

    A = III, IV e VI, apenas e B = I, II, III e V, apenas.

  • d.

    A = IV e VI, apenas e B = I, II, III e V, apenas.

  • e.

    A = III e IV, apenas e B = I, II, III, V e VI, apenas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...