Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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São campos influentes para a obtenção de resultados positivos numa avaliação de desempenho:

I. O querer e o saber.

II. A estrutura familiar.

III. As metas.

IV. As possibilidades.

V. O distanciamento.

VI. O absenteísmo.

Está correto o que consta APENAS em

  • A.

    I, III e IV.

  • B.

    I, IV e V.

  • C.

    II, III e V.

  • D.

    II, IV e VI.

  • E.

    III, V e VI.

A menor variação da grandeza a medir que pode ser indicada ou registrada pelo sistema ou instrumento de medição é chamada de

  • A.

    correção.

  • B.

    tolerância.

  • C.

    exatidão.

  • D.

    resolução.

  • E.

    medida.

Quanto à segurança do trabalho no almoxarifado, considere:

I. Pesos acima da capacidade do operador somente devem ser levantados se não existirem meios mecânicos para fazê-lo.

II. Manter limpo e em bom estado o piso dos locais onde se manipulam e transportam os materiais.

III. Usar os equipamentos necessários para proteção pessoal, como luvas, óculos, botas e avental, dentre outros.

IV. Manter em boas condições todos os equipamentos destinados à movimentação dos materiais, tais como: empilhadeiras, elevadores, esteiras etc.

Está correto o que consta em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    II, III e IV, apenas.

  • D.

    I, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

  • A.

    45,10.

  • B.

    5,45.

  • C.

    9,44.

  • D.

    9,94.

  • E.

    54,14.

Na concepção pós-burocrática de administração, de forma semelhante à iniciativa privada, a gestão pública busca

  • A.

    o lucro em suas atividades para que possa obter recursos para satisfazer o interesse dos cidadãos enquanto consumidores.

  • B.

    satisfazer os interesses de indivíduos e grupos que consomem seus produtos e (ou) serviços.

  • C.

    conquistar clientes para comprar seus produtos e serviços, já que não pode depender mais de impostos e taxas.

  • D.

    analisar e melhorar continuamente seus processos para alcançar eficiência e qualidade na prestação de serviços e produção de bens.

  • E.

    realizar os princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade como fins éticos da atividade empresarial.

O documento técnico utilizado para definir, sob o aspecto qualitativo, o aceite ou a recusa do material comprado do fornecedor, é geralmente chamado de

  • A.

    documento de devolução de produto.

  • B.

    relatório técnico de inspeção.

  • C.

    ficha de especificação de produto.

  • D.

    relatório de devolução de material.

  • E.

    procedimento de execução e serviço.

A função administrativa que agrupa, estrutura, hierarquiza e designa responsabilidades voltadas à construção dos objetivos de uma empresa é

  • A.

    Planejamento.

  • B.

    Holística.

  • C.

    Organização.

  • D.

    Performática.

  • E.

    Padronização.

Para reduzir a influência negativa do monopólio estatal sobre a qualidade e presteza dos serviços públicos, as abordagens orientadas pelo paradigma do cliente/cidadão, sugerem, entre outras práticas, a

  • A.

    desconcentração administrativa de atividades de planejamento.

  • B.

    imposição de contratos de gestão às empresas públicas.

  • C.

    competição entre organizações do setor público.

  • D.

    privatização de serviços sociais deficitários.

  • E.

    universalização da gestão baseada no mérito.

Um material foi devolvido pelo usuário, depois de alegar que algumas peças apresentavam diferença nas medidas tomadas com o micrômetro. A primeira atividade do oficial de logística ao realizar a leitura com o micrômetro é zerar o micrômetro e ajustá-lo, se necessário, operação que se faz

  • A.

    colando uma fita adesiva de pequena espessura na ponta de contato do micrômetro, para compensar a diferença lida com o padrão.

  • B.

    forçando o giro do tambor no seu fechamento total, até que o zero coincida com a linha de referência da bainha.

  • C.

    substituindo a capa de sobreposição da bainha, onde se encontra impressa a graduação e linha de referência do micrômetro.

  • D.

    removendo o parafuso micrométrico, repassando a rosca micrométrica, para que o passo daquele corresponda à graduação da escala do aparelho.

  • E.

    com auxílio de um padrão, e por meio de uma chave adequada, fazer girar a bainha até que a linha de referência desta coincida com o zero do tambor.

Desenvolvido na escola científica de administração, a ferramenta de controle e programação de trabalho que mostra a relação entre a tarefa planejada e a tarefa realizada, decorrido um tempo, é o gráfico de

  • A.

    Pareto.

  • B.

    Ishikawa.

  • C.

    Vromm.

  • D.

    Gantt.

  • E.

    Bertalanffy.

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