Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Numa visão estratégica de recursos humanos, a soma dos conhecimentos, informações e experiência de todos em uma empresa, que podem ser administrados a fim de gerar riqueza e vantagem competitiva, é:

  • A.

    inteligência emocional.

  • B.

    empowerment.

  • C.

    downsizing.

  • D.

    capital intelectual.

  • E.

    capital social.

O planejamento almeja desenvolver planos para os objetivos pré-determinados. Há três principais dimensões de planejamento em níveis diferentes da organização. Os administradores no nível superior de qualquer organização ou órgão público, têm de enfrentar um sem-número de problemas de relacionamento com o ambiente onde ele atua ou ainda problemas interdepartamentais, como a alocação de recursos, ou seja, quem ganha o quê. Eles trabalham com um alto grau de incerteza e complexidade e contam com o planejamento

  • A.

    Operacional.

  • B.

    Tático.

  • C.

    Estratégico.

  • D.

    Financeiro.

  • E.

    Econômico.

Em relação a mudança organizacional, considere:

I. São presenciados simultaneamente três campos de força em uma organização em mudança, que se caracterizam por desejar a mudança, evitar a mudança e implementá-la.

II. A história da mudança mostra que, quando as condições melhoram, as pessoas se mostram insatisfeitas; não se contentam por terem progredido tanto e reclamam sobre o que ainda devem percorrer.

III. O modelo de mudança de Lewin expõe três passos para a introdução da mudança, identificado-os sequencialmente como mudança, descongelamento e recongelamento.

IV. Uma dificuldade na gestão da mudança ocorre pelo fato de a empresa desejar ou necessitar mudar e os indivíduos, embora possam inicialmente colocar-se a favor, tendem a resistir à medida que as mudanças ocorrem.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II, III e IV.

  • C.

    I e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

A empresa Metropolitana de Transporte Ltda irá adquirir um equipamento de manutenção de trilhos no valor de R$ 360.000,00, o qual propiciará uma economia de R$ 90.000,00 por ano com gastos com mão de obra e com despesas de manutenção. Pelo método pay-back de avaliação do investimento de capital, o tempo necessário para que os fluxos de caixa esperados paguem os desembolsos do investimento será de

  • A.

    4 anos.

  • B.

    3 anos.

  • C.

    7 anos.

  • D.

    6 anos.

  • E.

    5 anos.

Aplicando-se a técnica do valor presente líquido (VPL) em uma análise de investimento de capital, uma empresa obtém uma taxa de retorno exatamente igual a seu custo de capital quando o VPL é

  • A.

    menor que o CMPC − Custo Médio Ponderado de Capital.

  • B.

    maior que zero.

  • C.

    menor que zero.

  • D.

    maior que o CMPC − Custo Médio Ponderado de Capital.

  • E.

    igual a zero.

O planejamento

I. a longo prazo classifica-se como estratégico, possui maiores riscos e amplitude de ação;

II. a longo prazo classifica-se como tático, a flexibilidade é maior e os riscos menores;

III. a curto prazo classifica-se como operacional, os riscos e a amplitude são menores;

IV. a médio prazo classifica-se como tático, os riscos são menores e a amplitude restrita.

É correto o que consta APENAS em

  • A.

    I, III e IV.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    I e IV.

A avaliação do desempenho dos funcionários de uma organização competitiva deve priorizar

  • A.

    o controle formal e sistemático das atividades desenvolvidas pelos funcionários operacionais.

  • B.

    a racionalização dos processos de promoção para que um número pequeno de colaboradores seja promovido visando redução de custos.

  • C.

    a medição precisa da produtividade de cada funcionário visando estimular a competição intraorganizacional.

  • D.

    o desenvolvimento do potencial de crescimento das pessoas em sintonia com as metas da organização.

  • E.

    a identificação dos funcionários improdutivos e incentivá- los à demissão voluntária.

A qualidade e eficiência do atendimento, assim como a funcionalidade do almoxarifado dependem:

I. da redução das distâncias internas percorridas pela carga.

II. do aumento do número das viagens de ida e volta à área de estoque.

III. da redução significativa do número de itens em estoque.

IV. da melhor utilização da capacidade volumétrica.

Está correto o que consta em

  • A.

    I e IV, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    III e IV, apenas.

  • D.

    I, II e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

As quatro fases constantes do processo de recebimento de materiais no almoxarifado são, respectivamente:

  • A.

    conferência quantitativa, recebimento pela expedição, movimentação e disposição.

  • B.

    registro da solicitação, pronto atendimento, estoque e entrada de materiais.

  • C.

    entrada de materiais, conferência quantitativa, conferência qualitativa e regularização.

  • D.

    recebimento da remessa, checagem quantitativa, pesagem e disposição no estoque.

  • E.

    acolhimento, verificação do estoque, conferência qualitativa e conferência quantitativa.

Para a estocagem de líquidos combustíveis e inflamáveis no almoxarifado deve-se obedecer às determinações

  • A.

    constantes das atas de reunião da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes − CIPA e da Supervisão de Saúde e Segurança do Trabalho da empresa.

  • B.

    relacionadas nos procedimentos da Gerência de Administração de Materiais da empresa.

  • C.

    da Agência Nacional do Petróleo − ANP e do Conselho Estadual de Petróleo e Gás Natural − CEPG.

  • D.

    decorrentes do histórico funcional acumulado ao longo do tempo e das experiências profissionais do almoxarife.

  • E.

    da Norma Regulamentadora específica do Ministério do Trabalho e Emprego e legislação complementar.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...