Questões de Administração da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as afirmativas abaixo sobre a Gestão de Pessoas. 1. O papel do profissional de Recursos Humanos não é atrair, reter e desenvolver pessoas nas organizações. 2. A tendência atual é falar em “Administrar com as Pessoas”, que significa tocar a organização somente com os colaboradores e parceiros internos que mais entendem dela e de seu futuro. 3. O profissional de Gestão de Pessoas não é mais um recurso de organização, servil e passivo no processo. Ele é um sujeito ativo e provocador das decisões, empreendedor das ações e criador da inovação. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. É correta apenas a afirmativa 2.
  • B. É correta apenas a afirmativa 3.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • E. São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

O estilo de liderança que tem por característica a centralização das decisões é denominado:

  • A. Autocrático.
  • B. Democrático.
  • C. Laissez-faire.
  • D. Demagógico.
  • E. Neoliberal.

A melhor forma de realizar uma comunicação inicial com um cliente que vem fazer uma reclamação com você é:

  • A. Pedir para o cliente explicar detalhadamente o problema.
  • B. Chamar alguém de um nível hierárquico superior para ajudar você.
  • C. Explicar o motivo pelo qual o cliente está errado.
  • D. Explicar que o seu cargo não é responsável por receber reclamações.
  • E. Destacar os pontos fortes de sua organização, para manter a credibilidade.

O conceito que remete a uma redução temporária ou permanente da força de trabalho por via da extinção de um ou vários níveis hierárquicos é:

  • A. Start-up.
  • B. Downsizing.
  • C. Liderança autoritária.
  • D. Outplacement.
  • E. Turnaround.

Assinale a alternativa que não é uma área ou função da Gestão de Pessoas.

  • A. Folha de pagamento
  • B. Segurança no trabalho
  • C. Avaliação de desempenho
  • D. Planejamento de carreira
  • E. Pesquisa Operacional

Não é uma dimensão principal de análise do Balanced Scorecard:

  • A. Processos internos.
  • B. Clientes.
  • C. Finanças.
  • D. Mercado.
  • E. Aprendizagem e crescimento.

A função da área de Gestão de Pessoas engloba:

1. Dimensionar e planejar as necessidades de pessoal, no curto, médio e longo prazos, de forma a atender às exigências do negócio e aos objetivos da empresa.

2. Criar, atualizar e manter uma estrutura organizacional adequada aos objetivos empresariais e às suas relações com o ambiente.

3. Assegurar o bom relacionamento da empresa com os shareholders, que fazem parte do ambiente interno da organização.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. É correta apenas a afirmativa 2.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E. São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

Observe os seguintes passos iniciais para criar o Balanced Scorecard:

1. Descrever os objetivos estratégicos

2. Criar a declaração de visão

3. Identificar os indicadores relevantes

4. Criar os objetivos estratégicos

A ordem correta desses passos iniciais é:

  • A. 1 – 4 – 2 – 3
  • B. 2 – 4 – 1 – 3
  • C. 2 – 4 – 3 – 1
  • D. 3 – 2 – 1 – 4
  • E. 4 – 2 – 1 – 3

O efeito da sinergia nas organizações significa:

  • A. Um sinônimo de superávit.
  • B. Um feedback que gera altos resultados econômico-financeiros.
  • C. Um lucro da organização gerado com a atração de talentos.
  • D. Que os resultados das atividades organizacionais são mais do que a simples soma das tarefas individuais.
  • E. Que o feedback gerado é contínuo, sendo que há uma avaliação 360 graus e todos avaliam todos.

Analise as afirmativas abaixo: 1. O modelo de Excelência da EFMQ é um exemplo de modelo de qualitade total, e foi criado para auxiliar organizações a estabelecer um sistema de gestão que permitisse a melhoria contínua. 2. Os padrões ISO 9000 não medem a qualidade dos bens ou serviços de uma organização, mas estabelecem a necessidade de sistematizar e formalizar uma série de processos e procedimentos. 3. A finalidade do Gerenciamento de Portfólio de Processos é avaliar e gerenciar todos os processos da organização em uma visão consolidada, de forma a estabelecer prioridades. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. É correta apenas a afirmativa 2.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E. São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
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