Questões de Administração da Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN)

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A necessidade de diminuir a taxa de mortalidade dos empreendimentos e a preocupação de criar empresas, cada vez mais duradoras, fez com que o incentivo ao empreendedorismo se tornasse foco mundial, levando a criação de projetos como GEM (Global Entrepreneurship Monitor), que medem a dinâmica empreendedora dos países. Em relação ao empreendedorismo no Brasil, assinale a opção que descreve, corretamente, os fatores importantes nesse processo.

  • A. Desenvolvimento de ferramentas de tecnologia da informação (Softex e GENESIS); surgimento do SEBRAE nos anos 90, criação de programas específicos em nível federal, como Brasil Empreendedor; e saída das incubadoras do mercado.
  • B.

    Desenvolvimento de ferramentas de tecnologia da informação (Softex e GENESIS), estagnação dos cursos desenvolvidos por universidades na área de empreendedorismo e crescimento de programas de incubação de empresas e parques tecnológicos.

  • C.

    Desenvolvimento de ferramentas de tecnologia da informação (Softex e GENESIS), surgimento do SEBRAE nos anos 90, surgimento das empresas.com e desenvolvimento de currículos integrados que estimulam o empreendedorismo.

  • D.

    Desenvolvimento de ferramentas de tecnologia da informação (Softex e GENESIS), aumentos dos cursos desenvolvidos por universidades na área de empreendedorismo, concessão de subsídios governamentais para criação de novas empresas e saída das incubadoras do mercado.

A produtividade é uma medida de eficiência por meio da qual os recursos de entrada de um sistema de agregação de valor são transformados em saídas. Em relação ao conceito de produtividade, assinale a opção INCORRETA.

  • A.

    A produtividade é a razão entre produtos produzidos, divididos pela quantidade de produtos consumidos para essa produção.

  • B.

    A produtividade parcial é a relação entre o produto real bruto ou líquido mensurável (valor agregado) em uma classe (específica) de insumo mensurável.

  • C.

    A produtividade parcial dos fatores é a razão entre o produto real bruto mensurável (unidades prontas, unidades parcialmente acabadas e outros produtos ou serviços associados à produção) e a combinação (soma) de todos os correspondentes insumos mensuráveis.

  • D.

    A produtividade total dos fatores é a razão entre o produto real bruto mensurável (unidades prontas, unidades parcialmente acabadas e outros produtos ou serviços associados à produção) e a combinação (soma) de todos os correspondentes insumos mensuráveis.

O sistema Toyota de Produção trouxe muitas contribuições para a indústria e implementou conceitos voltados para a qualidade, que são aplicados não só às indústrias mas também ao comércio e serviços. Um dos conceitos que se destacam é o Poka Yoke descrito como

  • A.

    uma técnica desenvolvida priorizando a redução de custos e a otimização dos processos produtivos, através da adaptação de linhas de montagem de um produto para vários produtos, aumentando, assim, a capacidade produtiva da indústria.

  • B.

    um mecanismo pautado na qualidade total à prova de erros, que partem desde a diminuição da quantidade de desperdícios com produtos defeituosos (refugo) à identificação das razões que originam os defeitos no produto final.

  • C.

    um sistema de comunicação utilizado para facilitar o processo logístico e manuseio de material dentro da linha de produção. A utilização do conceito favoreceu o aumento da qualidade da otimização do tempo de realização dos processos.

  • D.

    um processo que consiste em desenvolver a produção com o mínimo de estoque, de forma que a mesma seja realizada quase que em contra pedido, primando por menos unidades produzidas e maior qualidade no produto final.

Considerando o foco da função de marketing nas empresas, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.

Assinale a opção que corresponde à sequência correta da segunda coluna.

  • A.

    1, 3, 4, 2

  • B.

    2, 3, 1, 4

  • C.

    2, 1, 3, 4

  • D.

    3, 2, 4, 1

Com relação ao sistema de produção Just-in-Time, analise as afirmativas que seguem.

I Amplia o tempo de fabricação dos materiais.

II Baseia-se no princípio de estabelecer um fluxo contínuo de materiais.

III Minimiza a necessidade de estoque.

Está(ão) correta(s) apenas

  • A.

    I e III.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I.

  • D.

    II.

Tomando como base a relação entre as ações dos profissionais de marketing e sua atuação no mercado, analise as afirmativas abaixo, atribuindo V àquelas que são verdadeiras e F às falsas.

Assinale a opção correta.

  • A.

    F, F, V, V

  • B.

    V, V, F, F

  • C.

    F, V, F, V

  • D.

    V, F, F, V

É importante, sob a ótica do melhoramento contínuo, estabelecer metas bastante otimistas, como forma de direcionar o incremento da produtividade. Dentre as opções abaixo, assinale a INCORRETA, quanto à filosofia Just in Time/TQC.

  • A.

    Zero de estoque.

  • B.

    Zero de lead time.

  • C.

    Zero de setups.

  • D.

    Lotes variados.

Considerando a relação entre os conceitos de dados e informação, analise as afirmativas que seguem, atribuindo V àquelas que são verdadeiras e F às falsas.

Assinale a opção que contem a sequência correta.

  • A.

    V, F, V, F.

  • B.

    V, V, F, F.

  • C.

    V, F, V, V.

  • D.

    F, V, V, V.

O modelo AIDA tenta explicar como funciona o comportamento humano em relação à aquisição de um produto ou serviço. O modelo determina uma série de passos que descrevem o processo que um comprador de um determinado produto submete-se antes de fechar a venda. Os estágios formam uma hierarquia linear que os consumidores percorrem no processo de compra. Dessa forma, para adquirir um produto ou serviço, o consumidor deve

  • A.

    estar atento à existência do produto ou serviço (ATENÇÃO); estar interessado o suficiente para prestar atenção nas características do produto (INTERESSE); desenvolver desejo de obter os benefícios que o produto oferece (DESEJO); e efetuar a compra do produto (AÇÃO).

  • B.

    avaliar a necessidade de compra (AVALIAÇÃO); buscar informações inerentes ao produto (INFORMAÇÃO); desenvolver atitudes favoráveis à compra (DESENVOLVIMENTO); e adaptar os recursos disponíveis para comprar o produto (ADAPTAÇÃO).

  • C.

    estar atento à existência do produto ou serviço (ATENÇÃO); buscar informações inerentes ao produto (INFORMAÇÃO); desenvolver desejo de obter os benefícios que o produto oferece (DESEJO); e efetuar a compra do produto (AÇÃO).

  • D.

    avaliar a necessidade de compra (AVALIAÇÃO); estar interessado o suficiente para prestar atenção nas características do produto (INTERESSE); desenvolver desejo de obter os benefícios que o produto oferece (DESEJO); e adaptar os recursos disponíveis para comprar o produto (ADAPTAÇÃO).

O modo como os produtos estão dispostos na armazenagem afeta diretamente o custo de movimentação e manuseio de materiais. Dessa forma, o planejamento de layout pode gerar economias de escala. Nesse sentido, assinale a opção correta sobre planejamento de espaços de armazenagem.

  • A.

    Quando a frequência de material é alta, sugere-se um layout que favoreça a acessibilidade. Nesse caso, o esforço (homem-hora) no recebimento de pedidos é menor que no recebimento de estocagem.

  • B.

    Em armazéns em que o giro (turnover – vendas anuais por estoque médio) é alto, o objetivo geral é deixar o espaço disponível para estocagem, admitindo-se que o tempo adicional gasto com o manuseio seja compensado pela melhor utilização do espaço.

  • C.

    Quando a frequência de material é baixa, sugere-se um layout que favoreça a acessibilidade. Nesse caso, o esforço (homem-hora) no recebimento de pedidos é maior que no recebimento de estocagem.

  • D.

    Em armazéns em que o giro (turnover – vendas anuais por estoque médio) é baixo, o objetivo geral é deixar o espaço disponível para estocagem, admitindo-se que o tempo adicional gasto com o manuseio seja compensado pela melhor utilização do espaço.

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