Questões de Administração da Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG)

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Uma gestão de pessoas voltada para resultados exige estratégias de gestão das competências. Com base nessas informações e considerando as etapas da avaliação 360 graus, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    a rede de avaliação é formada pelo chefe imediato e colegas de trabalho.

  • B.

    se amplia a rede, acrescentando clientes e fornecedores internos.

  • C.

    são agregados alguns clientes na rede.

  • D.

    se completa o ciclo envolvendo o chefe imediato e colegas de trabalho.

"A avaliação do treinamento em nível de comportamento no cargo nem sempre tem sido desenvolvida a contento." (GIL, 2001, p. 141). Entre as técnicas mais utilizadas para avaliação de comportamento no cargo, NÃO se inclui

  • A.

    amostragem por atividades.

  • B.

    heterodiário.

  • C.

    diário do observador.

  • D.

    autodiário.

As organizações utilizam uma variedade de métodos de avaliação de desempenho. Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando cada método à sua respectiva caracterização.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de números CORRETA.

  • A.

    (2) (3) (4) (5) (1)

  • B.

    (3) (5) (1) (4) (2)

  • C.

    (3) (4) (5) (1) (2)

  • D.

    (5) (2) (3) (1) (4)

Numere a COLUNA II  de acordo com a COLUNA I, associando corretamente cada uso da informação à respectiva classe.

  • A.

    (1) (2) (3) (4) (5)

  • B.

    (2) (4) (3) (1) (5)

  • C.

    (3) (2) (1) (5) (4)

  • D.

    (5) (3) (4) (2) (1)

As formas de gerir pessoas sofreram algumas transformações ao longo dos anos 90 e da primeira década dos anos 2000. Considerando essas transformações, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    ocorreram alterações no perfil das pessoas exigido pelas empresas, isto é, o perfil obediente e disciplinado foi substituído pelo autônomo e empreendedor.

  • B.

    houve o deslocamento do foco da gestão de pessoas do controle para o desenvolvimento, isto é, a gestão de pessoas deve ser marcada pela idéia do desenvolvimento mútuo.

  • C.

    as pessoas são consideradas depositárias do patrimônio intelectual da empresa e devem estar comprometidas com o negócio de forma integral.

  • D.

    a forma de gerir pessoas na maior parte das empresas está adaptada a essa nova realidade, isto é, os conceitos e ferramentas têm acompanhado as mudanças.

No que tange à classificação das atividades de gestão de pessoas associadas aos respectivos sistemas de recursos humanos, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    o suprimento ou agregação inclui atividades de identificação, pesquisa de mercado, relações com sindicatos, recrutamento e seleção.

  • B.

    a aplicação envolve descrição de cargos, planejamento e alocação interna de recursos humanos.

  • C.

    o desenvolvimento ou capacitação abrange atividades de treinamento e desenvolvimento de pessoal e mudança organizacional.

  • D.

    o controle ou monitoração incorpora a avaliação de desempenho, banco de dados, sistemas de informações gerenciais e auditoria de recursos humanos.

"O Planejamento de Recursos Humanos é o processo de analisar as necessidades de Recursos Humanos de uma organização e determinar como melhor atendê-las." (SCHERMERHORN, 2007, p. 266). Assim, esse planejamento envolve alguns fundamentos para sua realização. Entre esses fundamentos, NÃO se inclui

  • A.

    análise do cargo que estuda exatamente o que é feito num determinado cargo e por quê.

  • B.

    descrição do cargo que detalha os deveres e responsabilidades do ocupante do cargo.

  • C.

    especificação do cargo que relaciona as qualificações requeridas para o ocupante do cargo.

  • D.

    recrutamento que é um conjunto de atividades com o objetivo de atrair candidatos qualificados.

O coach é um profissional que se compromete, no âmbito de uma organização, a apoiar as pessoas que visam alcançar determinado objetivo. Assim, entre a finalidades do processo de coaching, NÃO se inclui

  • A.

    ajudar a descobrir o potencial de trabalho.

  • B.

    trabalhar com patologias.

  • C.

    auxiliar na correção da conduta no trabalho.

  • D.

    encorajar o crescimento pessoal e profissional.

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